Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

joeydim

Iniciante em PHP

Recommended Posts

Boa Tarde,

Gostaria de Saber se para aprender PHP precisa saber logica de programação

 

grato

Joey

Para aprender somente PHP,penso que não.Porém pra que você entenda como funciona as coisas (assim como toda linguagem de programação), é necessário saber lógica sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível programar EM QUALQUER LINGUAGEM sem saber lógica de programação? :rolleyes:/>

 

Para aprender somente PHP,penso que não.Porém pra que você entenda como funciona as coisas (assim como toda linguagem de programação), é necessário saber lógica sim.

A não ser que ele só copie e cole códigos encontrados por aí, É CLARO QUE PRECISA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se deseja ser um programador, Logica de programação é tão basico e fundamental, quanto respirar.

 

Não importa a linguagem que vai trabalhar, pouco importa se ela é server-sided, pré-processada, compilada ou qualquer outra coisa.

 

Você precisa saber logica sim, pois se apresentar um problema qualquer para resolver programaticamente, como o fará se não souber logica ?

 

Logica de Programação e Algoritimos é preciso sim, saber para poder dizer que deseja um dia, ser um programador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qualquer coisa relacionada a programação, QUALQUEEER.

 

um programador cria soluções em sotfwares, se você não tiver lógica como vai pegar o problema e transformar em solução?

 

mesmo PHP que é para web, o cliente pede um cadastro de usuário no site dele separados por grupo de acesso e cada um com menus diferentes disponíveis.

 

Cliente deu problema.

 

ai você como PROGRAMADOR fala:

"Eu posso resolver isso meu caro senhor"

 

sem lógica, sem programa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou programador PHP a alguns anos, eu criei meu primeiro sistema pegando códigos da net, e naturalmente foi consiguindo entende-los. Após criar um sistema relativamente "grande", os próximos projetos eu vou utilizando o meu primeiro sistema como base, até hoje é assim. E olha, que meus sistemas são bons!

 

E nunca tirei um tempo só para estudar PHP, MySQL ou lógica de programação, foi só na prática. Auto didata! Hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E olha, que meus sistemas são bons!

 

desculpa cara mais não é bom não.

 

eu não te conheço, nunca te vi, jamais vi um programa seu mas te afirmo com toda certeza do mundo que não são bons.

 

não é simplesmente por que eu sou chato, é por que eu estudei PHP e estudei muito e ainda não sei NADA.

 

cerca de 2 anos atrás criei um script de compras coletivas do 0 achando que era praticamente perfeito, depois de 1 ano troquei o sistema e se eu tivesse oportunidade de refazer seria TOTALMENTE diferente.

 

detalhe

 

um dia que um cliente tiver um problema que ninguém teve a solução não vai estar disponível na web, como você vai fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara , na boa , eu estou me mantando de estudar PHP e todos seus conceitos e ainda não sei 1% do que ele tem . Se você , sem estudar , apenas na prática cria sistemas bons . Parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa, mas não é ser auto-didata, é ser auto-copista.

 

Você pegou códigos pela web que podem ou não ser bons, mas que faziam aquilo que precisava ser feito.

E entendeu mais ou menos o que o sentido daqueles comandos e o que faziam, mas como não parou para estudar php, mysql e outras ferramentas que usa ou possa vir a usar um dia, você não tem como saber ou afirmar com plena certeza se os codigos e sistemas feitos por ti são realmente bons.

 

Muito provavelmente, vários trechos de seu codigo poderiam ser reescritos de forma a se tornarem mais eficientes e economicos (tanto em numero de linhas como também em recursos consumidos).

 

Auto ditada para mim, é aquela pessoa que compra um livro para aprender sobre o assunto, lê a documentação oficial, tutoriais na net e está sempre estudando para evoluir como profissional, pois tem consciencia de que sempre tem algo para aprender e melhorar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desculpa cara mais não é bom não.

 

Assim amigo, não falei que os códigos são ótimos, ou bons, mas eu programo a anos, estudo códigos toda hora. Faço procedural. Eu não sei nada cara. Eu disse que o resultado dos meus códigos são bons. Meu amigo, eu gostaria que você aprendesse uma coisa, isso serve a todos que programam e também para todas outras profissões: De nada serve ter o conhecimento se não tiver a inteligência de utilizar esse conhecimento. Não adianta apenas "o saber", tem que ter a inteligência de como usar este saber.

 

Esse foi meu primeiro sistema, aos 11 anos de idade: www.pegaja.com.br.

 

Ele é todo funcional, os códigos não são dos melhores, eu tinha onze anos. A segunda versão dessa dai é só pesquisar no YouTube "Projeto DoPress.org". Tenho muito que aprender ainda. MUITO. Mas eu trabalho em uma empresa programando, e infelizmente você entendeu errado minha resposta, eu disse que não é preciso saber a lógica de programação por experiẽncia própria, pois no ínicio não precisei, foi apenas prática e pegando códigos da internet, mas hoje, raramente pesquiso códigos da internet, geralmente, normalmente crio os meus próprios códigos e algoritmos.

 

 

 

Não dependo de códigos prontos por outros programadores para programar, para trabalhar nos dias atuais. Espero ter deixado um pouco mais clara as coisas! :)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe caros colegas, primeiramente devemos nos focar ao tópico do nosso amigo e parar de discutir se eu sei ou não, o foco não é este. Eu respondi minha experiência e cada um deveria levar consigo a conclusão disso, não há o porque de eu mentir, mas, não é para ser um caso de discussão. Afinal, o tópico original se refere a lógica de programação e não se eu sei ou não PHP.

 

E, vocês mal me conhecem, como podem julgar-me ser eficiente ou não no PHP? Estão me dizendo que é impossível ser bom da maneira que iniciei? Bom, não disseram isso, mas quantos impossíveis já vi serem destruidos e conquistados, o meu não é difícil. Ah! Por fim, só Deus pode me julgar!

 

Hehe, pessoal não levem tudo tão a sério, relaxem! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu disse que não é preciso saber a lógica de programação por experiẽncia própria

 

essa resposta é válida, nascer sabendo lógica e complicado porém que isso é um requisito mais do que necessário é a pura verdade.

 

Esse foi meu primeiro sistema, aos 11 anos de idade: www.pegaja.com.br.

 

sistema aparentemente bom.

 

no meu 4(Quarto) clique eu vi um erro e dai consegui achar esse erro em vários lugares.

 

colocou uma saida html antes de um header.

 

 

erro esta em uma página na raiz chamada sub_categoria.php na linha 51.

 

 

De nada serve ter o conhecimento se não tiver a inteligência de utilizar esse conhecimento

 

de nada serve não ter conhecimento para utilizar, de alguma coisa server ter o conhecimento mesmo que usas habilidades de uso da mesma não são boas.

 

não estou querendo dizer que sei tudo, eu sou um mer** e estou ralando muito só que sem estudo você não conseguira ser bom no que faz, não estudar códigos prontos e sim conceitos e aplicalos em exemplos e em um caso real.

 

um detalhe importante é que quando você vai fazer algum curso de TI, programação quando os alunos não tem conhecimento a linguagem iniciada é o portugol, ela é uma linguagem PT-BR só para se adaptar a lógica e depois você passa para linguagem.

 

a lógica é a chave de tudo.

 

é bom uma discussão pois aumenta nossa capadidade, nada disso é briga é simplesmente argumentos de opinião oposta, isso é frequente aqui.

 

nossa discussão esta dentro do tópico, estamos discutindo sobre a importancia da lógica para construção de sistemas, você com suas ideias e eu com as minhas.

 

mais algumas navegadas naquele site vi que não existe dinamismo entre as páginas, ou seja, para cada página daquela de fato existe uma página daquela o que um simples algoritimos você faria uma página dinamica assim levando menos tempo para construção de novas páginas de download.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu tinha onze anos quando finalizei o sistema, iniciei aos 9 (quando comecei na web)! ohmy.gif Todo erro deve ser aceitável. (eu acho).

 

Eu conheço esse erro, tenho o sistema desde os 11 anos, hehe. Ah! Eu ia me esquecendo, tenho 16 anos. Não que isso influa em algo, mas que é um desconto caso eu ainda seja muito "ruim" no PHP. Ah, sim, esse sistema aí tem área administrativa para gerenciamento de páginas, programas, usuários, comentários, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também sou iniciante em PHP , mas posso afirmar , lógica é muito importante e não é difícil , é só questão de pensar em como funciona !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiramente quero deixar claro que não é uma critica a você e seu sistema, na verdade é minha opinião baseada em experiencias.

 

eu comecei aos 14 e fui sobrinho até as 17.

 

hoje tenho 19 anos e estou trabalhando em uma empresa de consultoria(gestão empresarial), a ferramenta trabalha com PHP, JQUERY, POSTGRES, SQL, ORACLE, HTML, CSS etc...

 

a empresa me fez um teste de lógica, igual aquele do Eisten e disseram que o importante para eles é entender o problema e resolver pois a linguagem era só ir consultando a documentação.

 

segunda recebi um problema e tinha que aplicar a solução no postgres porém em stored procedure, até lá nem sabia o que era isso e com um pouco de estudo sobre isso eu consegui realizar minha tarefa hoje e tudo por causa da lógica a questão da sintaxe foram consultas a doc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não disse que não é fundamental, não disse que não é preciso, é óbvio que é preciso. No entanto, eu por minha experiência não estudei nenhum pouco lógica de programação. Eu só disse o que aconteceu comigo! :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Todo erro deve ser aceitável. (eu acho).

De forma alguma. Principalmente quando tal erro pode gerar perdar financeiras ou de vidas humanas.

Claro que não é o seu caso, mas se você se acostumar com essa ideia e for trabalhar com isso pro resto da vida, uma hora vai surgir um projeto desafiador e você vai aceitá-lo com a filosofia do "se der problema, eu arrumo depois".

 

No entanto, eu por minha experiência não estudei nenhum pouco lógica de programação.

Eu fiz a mesma coisa, mas esse é o caminho das pedras... Eu fiz um curso de webdesign em uma desses famosos centros de ensino técnico e me ensinaram quase tudo errado.

Tive que engolir o orgulho e reconhecer que eu não sabia nada. Recomecei. E eu não recomendo esse caminho pra ninguém.

 

E, vocês mal me conhecem, como podem julgar-me ser eficiente ou não no PHP? Estão me dizendo que é impossível ser bom da maneira que iniciei

Com base na experiência que eu tenho e com contato que já tive com outros desenvolvedores, posso afirmar que há grandes chances de você não ser tão bom quanto pensa.

Não é uma crítica a você, na verdade, é algo normal até. Eu já passei por essa fase também, de achar que já sabia o suficiente, que eu já estava bom. Um dia a ficha cai e você percebe que quanto mais se aprende, menos se sabe. Você é um cara novo ainda, vai se dar conta disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um programador é alguém que escreve o código a partir de um algoritmo, neste caso sem saber lógica não tem como.

 

No caso do desenvolvedor vai mais alem. Temos que ser capaz de criar soluções, analisar os requisitos para atender as necessidades do cliente, projetar e implementar.

 

Erro de sintaxe da para corrigir consultando um manual e pesquisando. Um erro de lógica é falha grave e pode comprometer um projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henrique seu discurso foi quase impecável.

 

acho que só

há grandes chances

 

é errado, eu vejo você como um programador 1000 vezes melhor do que eu em base nas suas respostas nos posts e por causa desse fato você sabe que é impossível ter um bom programa bem estruturado com uma boa performance com pedaço de códigos copiado e colado, é como você querer montar uma moto com peças de bicicleta(mobilete), vai ter o motor ele vai funcionar com gasolina mas será uma coisa extremamente escrota e errada.

 

por que funciona não significa que é certo, de todas lições que tive essa eu encaro como uma das melhores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia que uma simples pergunta haveria tanta postagem.

peguei um curso que acho que vai me ensinar a logica pelo portunhol e alguns comandos de pascal estou no caminho certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.