Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Régis.Marta

Como esta o mercado de trabalho para NoSQL?

Recommended Posts

Prezados foristas,

A algum tempo eu tenho estudado sobre sobre NoSQL, tenho lido alguns livros, mas apesar de muitos dizerem do potêncial de utilização deste tipo de banco de dados, não vejo notáveis diferenças no mercado de trabalho, não vejo muitas vagas no Brasil para trablhar com NoSQL, alguém pode me dar uma luz sobre como anda o mercado, se esta valendo realmente a pena aprender NoSQL? (sei que tudo que se aprende é válido), mas não vejo um grande futuro para desenvolvedores NoSQl, pelo menos no Brasil...

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma tendência não significa que todo o legado (técnico e profissional) será jogado fora, e que tudo vai iniciar do zero, contratando-se novos profissionais e pronto!

A tecnologia, apesar de não ser tão recente quanto muitos imaginam, não é solução para a maioria das realidades nas empresas, muitos ainda sequer conhecem o sabem o que isto quer dizer. Os produtos NoSQL ainda precisam "comer muito feijão com arroz" para as empresas começarem a confiar, e mais, competir com as gigantes, com suas equipes de marketing e grandes investimentos.

Infelizmente o Brasil não tem perfil para inovação, e, por este motivo, as coisas demoram tanto a sair da inércia. De qualquer maneira, o foco para buscar emprego nessa área esta na região sudeste. O cenário é promissor a médio ou longo prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem cria,não pensa em mercado,pois,mercado não existe para algo que so o criador conhece.

Por isto que americanos se dão bem em inovações.Ele usam o cavalo na frente da carroça.

Compartilhar este post

Link para o post

Cavalo na frete da carroça... é isso mesmo! Só que ele questionou sobre o mercado de trabalho, não sobre empreendimentos ou carroças. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ele não vê muitas vagas,Se for seguir mercado desista.

Se for querer aprender algo inovador continue.Poderá ou não ser bem sucedido com isso.

(empreendimento,carroça).

Compartilhar este post

Link para o post

Por ser algo relativamente novo, as vagas demoram a aparecer, o que é natural.

As vagas inicialmente aparecerão nas grandes empresas (TOP 500) e depois nas outras de forma descendente na vertical.

Não se iluda ao achar que empresas pequenas e médias irão contratar um profissional de nosql pelo menos nos proximos 2 anos (sendo otimista).

As pequenas ou medias que contratarem, são aquelas que prestam algum serviço muito especializado para grandes clientes ou essas startups (termo da moda, para empresas iniciantes) que desejam tirar proveito do crescente mercado do Big Data.

Se vale a pena ?

Sim, acho que vale muito a pena estudar e saber o máximo possivel agora para estar na frente quando houver grande demanda de profissionais e poucos em oferta (e isso não demora muito).

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.