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Márcio Incubus

Fazer uma roda giratória no Flash

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Fala galera beleza?

 

Achei na internet uma imagem e tive uma ideia de fazer alguns projetos com ela. A imagem é uma roda como segue abaixo:

 

print.jpg

 

Eu gostaria de fazer ela animada, ou seja, que ela rode. Sei fazer isso em Movie Clip, mas quero saber qual é a programação que faço pra que esse objeto se inicie somente quando eu encostar o mouse? Ou seja, ela deve ficar parada de início.

 

Parece simples, mas como estou iniciando ainda não tenho conhecimento. Quem puder me ajudar, ficarei grato.

 

Abraços

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Bom, eu ia criar um novo tópico mas fiquei com medo de considerarem como tópicos iguais, etc...enfim, vamos lá.

 

Eu criei uma roleta de exemplo baseada nessa sua imagem, e ai entra meu problema: Ela não gira continuamente. Para girar continuamente, tem que ficar passando o mouse pra ela girar.

 

Bom, primeiro eu separei o fundo da roleta em si no PS. Mas vamos considerar a imagem toda.

 

1. Importe a imagem pro palco, clique nela e aperte F8 para transformar em simbolo. Selecione MOVIE CLIP e Ok.

 

2. Selecione o Movie Clip criado, abra a barra de propriedades e em "instance name"(ou algo assim) coloque o nome "roleta".

 

3.Crie uma nova camada e faça um retângulo (já que estamos considerando toda a imagem) do tamanho da imagem.

 

4. Divida esse retângulo no meio e transforme cada metade em botão (F8 > botão).

 

5. Selecione a metade da esquerda, abra a barra de propriedades e em "instance name"(ou algo assim) coloque o nome "esquerda". Faça o mesmo com a metade da direita, mas dê o nome de "direita" P.S: TIRE A OPACIDADE! Vá na barra de propriedades e selecione a guia color > alfa e poe em 0.

 

6. Crie uma nova camada (a de ações) e coloque o código.

 

esquerda.addEventListener(MouseEvent.MOUSE_OVER, rolaEsquerda);

function rolaEsquerda(event:MouseEvent):void
{
roleta.rotation -=20;
}

direita.addEventListener(MouseEvent.MOUSE_OVER, rolaDireita);

function rolaDireita(event:MouseEvent):void
{
roleta.rotation +=20;
}

 

 

 

Explicando: Na linha 4, onde está "-=20", significa que vai rodar em sentido anti-horário. Na linha 10, onde está "+=20", significa que está girando em sentido horário. O número 20, é a quantidade de graus no giro. Quanto mais graus, mais rápido.

 

Segue o arquivo AQUI

 

O problema é que esse código só faz com que a roleta só gire uma vez, e não continuamente. Se alguém descobrir como faz pra girar continuamente, manda ai pra mim! :grin:/>/>

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Para girar continuamente você precisa registrar um evento enterframe quando você posicionar o mouse sobre o botão e na função relacionada ao enterframe incrementar ou decrementar o ângulo.

 

Márcio, essa lógica serve para você também. Ao invés de rotacionar somente quando o mouse se mover sobre a roda você pode registrar um enterframe quando o mouse encostar nela e fazer o incremento de rotação dentro dessa função.

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Poxa Wendel e Marcos, muito obrigado pela ajuda de vocês! Wendel, você resolveu meu problema, pois eu não queria mesmo que ela girasse sem a ação do usuário, então eu só fiz uma pequena troca no código mesmo, trocando o evento MOUSE_OVER por MOUSE_MOVE conforme ele for mexendo o mouse ela vai girando, e aí isso ficou dentro do que eu imaginava. Eu imagino que você esteja querendo usar a roleta para algum jogo né? No caso eu estou usando mesmo para um site, então não preciso que ele gire continuadamente.

 

Agora sobre o seu problema eu até pesquisei sobre a dica que o Marcos nos deixou, mas tenho pouco conhecimento. Li mais sobre a função onEnterFrame que vai acionar o código de cara toda vez que for executado, mas não sei inserir isso no código para fazer dar certo. Como você manja mais, caso você queira algo sobre a sintaxe e a explicação do código, sugiro dar uma lida nesse link que explica melhor esse evento. Se conseguir avisa ae, vou continuar acompanhando o tópico até você resolver o seu problema.

 

Abs

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Marcos, valeu pela dica! Vou fazer isso aqui e já já posto se deu certo.

 

Marcio, eu to querendo usar isso em um banner(slide no topo de site)e a roleta seria uma menu giratório pro usuário escolher a notícia que ele quer...fico feliz em ter ajudado :grin:/>

 

Ops, acho que deu ruim aqui rsrs...pode apagar a resposta a mais que tem ai :grin:/>

 

Bom, eu fiz esse código aqui e deu certo! Depois de ler muitas veses sua dica, consegui interpretá-la corretamente :D/>/>

 

//AGORA A FUNÇÃO QUE FAZ GIRAR NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO

antiHorario.addEventListener(MouseEvent.MOUSE_OVER, passaMouse);

function passaMouse(event:MouseEvent):void
{
roleta.addEventListener(Event.ENTER_FRAME, girar);
function girar(event:Event)
{
roleta.rotation -= 2;
}

}

antiHorario.addEventListener(MouseEvent.MOUSE_OUT, tiraMouse);

function tiraMouse(event:MouseEvent):void
{
roleta.addEventListener(Event.ENTER_FRAME, girar);
function girar(event:Event)
{
roleta.rotation += 2;
}

}



//AGORA A FUNÇÃO QUE FAZ GIRAR NO SENTIDO HORÁRIO

horario.addEventListener(MouseEvent.MOUSE_OVER, passaMouseH);

function passaMouseH(event:MouseEvent):void
{
roleta.addEventListener(Event.ENTER_FRAME, girar);
function girar(event:Event)
{
roleta.rotation += 2;
}

}

horario.addEventListener(MouseEvent.MOUSE_OUT, tiraMouseH);

function tiraMouseH(event:MouseEvent):void
{
roleta.addEventListener(Event.ENTER_FRAME, girar);
function girar(event:Event)
{
roleta.rotation -= 2;
}

}

 

P.S: Eu adicionei dois botoes invisíveis para fazer a roda girar.

 

Bom, valeu pela ajuda!!

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