Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

welitonjose

espelhamento de DB postgresql

Recommended Posts

bom dia galerinha

tenho um banco q roda em um servidor aqui na empresa onde todos os demais clientes usam esse banco....

so que por motivos de seguranca e por exibir relatorios online para todos os socios...

tenho q ter uma copia legitima do banco POSTGRESQL de dados na web....

alguem tem alguma sugestão!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se precisar dos dados em tempo real uma dica é usar replicação do banco de dados, senão precisa ser em tempo real faz o backup diário, só que com isso você terá defasagem de 1 dia nos dados

Compartilhar este post

Link para o post

Ai complica porque seu atual cenário é de 2 bancos diferentes com informações diferentes, como você atualiza os bancos para que os mesmos tenha as mesmas informações?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, então o jeito mais lógico ao meu ver é usar replicação mesmo porque quando um usuário gravar ou alterar um dado no servidor local da empresa ele replica para o da web, aí ambos ficaram com os dados iguais

Compartilhar este post

Link para o post

Pra falar a verdade, nunca fui muito fã de espalhamentos, até porque a prática atual nos leva ao "compartilhamento".

Em um estudo de engenharia para o seu negócio, eu migraria o servidor local do seu sistema para o servidor web/cloud. Mas isso dependerá de alguns fatores.

- Qual o tamanho da sua base de dados?

- É necessário todo os dados onlines ou somente alguma "parcela" de dados?

- Os dados web necessitam estar em tempo real ou são apenas para relatórios periódicos?

- Qual pode ser o tempo de "delay", sem impactos, para a atualização dos dados: instantâneo, dez minutos, uma hora, um dia, ou mais?

- Existe alguma possibilidade do sistema local utilizar um servidor cloud?

- Qual seria a dependência para com a disponibilidade do serviço cloud e de interent?

Com a disponibilidade dos atuais servidores, que garantem no mínimo 99,7% de disponibilidade, não haverá muitas perdas de conexão distribuídas dentro de um ano. Entretanto, 0,3% de indisponibilidade equivale a um dia inteiro. Isso falando somente do servidor web/cloud, ainda há a disponibilidade da sua conexão de internet, que, se eu não me engano, é de 99,4% (para conexões dedicadas). Isso são mais 2 dias sem internet. O que pode gerar 3 dias ininterruptos sem internet, ou alguns segundos/minutos distribuídos durante os 365 dias de avaliação.

Como sempre, você terá que avaliar os prós e contras, sempre irão existir, você não terá o sistema perfeito. Pense bem nas possibilidades e exclua as inviáveis. As vezes, apenas um script em cron job, rodando no servidor web, pode resolver seu problema de forma rápida e simples.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa ideia também o que o Gabriel Heming disse, porém se por algum motivo seu acesso com a internet cair seu sistema não irá funcionar pois o cloud requer 100% de internet

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa ideia também o que o Gabriel Heming disse, porém se por algum motivo seu acesso com a internet cair seu sistema não irá funcionar pois o cloud requer 100% de internet

Compartilhar este post

Link para o post

como faço a replicação ricardo????

gabriel.. ja fiz esse estudo... foi constatado que há mta instabilidade no serviço de internet local aqui...

qdo ha problemas fica por longos periodos sem internet aqui na empresa...

ja tentei trocar mas passo pro dificudades burocraticas aqui na empresa... o servidor web deve ter apenas para a visualizaão dos dados de os socios nada mais...

obrigado pela dica... um forte abraço

Compartilhar este post

Link para o post

welitonjose, mesmo usando a replicação você vai precisar de internet pois um servidor fica aí no local e outro na web. Porém caso a internet caia o sistema não irá parar e quando voltar a internet o banco por si só irá replicar os dados com o servidor externo.

De uma procurada no google sobre replicação em postgresql, recomendo antes de fazer qualquer coisa no ambiente de produção testar antes, crie um ambiente de teste e teste a solução quando tiver tudo redondinho ponha no servidor real

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez, utilizando algo nativo do postgre, possa te reduzir um pouco as dores de cabeça.

Nessa parte do manual (Chapter 23. Backup and Restore), explica como criar um arquivo de backup e restaurar o SGBD através do backup.

Como é de forma nativa, você não precisará se preocupar com as mudanças do SGBD, pois o postgre se encarregará disso. Seu problema será, criar o arquivo de backup, enviar para o servidor web, e restaurá-lo lá.

Eu sugeriria:

- Um cron job/tarefa agendada no servidor desktop que realiza-se o backup periódico.

- Após realizado o backup, utilize-se de alguma técnica para envio do arquivo, até post injection caso não conseguir algo melhor.

- Após o envio do arquivo, ative o script, no servidor web, que restaurará os dados no servidor.

Eu nunca utilizei desses comandos do Postgre, mas me parece a forma mais fácil e garantida de manter ambos os SGBDs atualizados e sincronizados. Claro que você terá que estimar um tempo de atualização.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.