Pedro Pamn 0 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2012 Fala pessoal Tenho uma pequena dúvida. Tenho uma rede com o esquema : terminais > switch > roteador > modem > internet Neste esquema o acesso é livre. Tenho a intenção de inserir um servidor proxy para regular este acesso, bloqueando ou monitorando. Já possuo um servidor com Windows Server 2008, mas ele é apenas mais um terminal, não é "centralizado" :mellow: Como devo proceder? Estava pensando em instalar um software de proxy no servidor (como o Jana Proxy, por exemplo) e redirecionar pra ele todo tráfego da rede. Fico no aguardo de respostas Desde já agradeço. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ennio Martinez Farias 0 Denunciar post Postado Dezembro 28, 2012 Pedro, Sugiro você instalar um hypervisor (recomendo: XenServer da Citrix) nesse servidor, levantar uma maquina virtual com o linux e implantar o proxy squid e seria ideal um firewall iptables. Caso queria fazer dessa forma poste que lhe ajudo! P.S: Vale ressaltar que o custo com licença dessa implantação é 0. Ennio Martinez | Analista de redes Citrix Certified Sales Professional Cisco Certifield Network Associate (CCNA) Microsoft Certified Professional Trend Micro Certified Security professional Technical Professional: System Security McAfee ITIL v2 Foundation Fala pessoal Tenho uma pequena dúvida. Tenho uma rede com o esquema : terminais > switch > roteador > modem > internet Neste esquema o acesso é livre. Tenho a intenção de inserir um servidor proxy para regular este acesso, bloqueando ou monitorando. Já possuo um servidor com Windows Server 2008, mas ele é apenas mais um terminal, não é "centralizado" :mellow:/>/>/>/>/> Como devo proceder? Estava pensando em instalar um software de proxy no servidor (como o Jana Proxy, por exemplo) e redirecionar pra ele todo tráfego da rede. Fico no aguardo de respostas Desde já agradeço. :thumbsup:/>/>/>/>/> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pedro Pamn 0 Denunciar post Postado Janeiro 2, 2013 Olá Ennio, muito obrigado pela resposta. Não conhecia muito bem o mundo da virtualização bare-metal, até ver sua resposta e pesquisar um pouco sobre. Mas acredito que não poderei implementar uma solução como esta, uma vez que a instalação do XenServer, pelo que entendi, implicaria na formatação do servidor, o que está fora de cogitação pra mim no momento... :mellow: Esta solução seria ótima numa implementação do zero, onde não tivesse nada feito, mas no meu caso... No momento, a solução mais rápida seria aproveitar esse Windows Server que tenho e instalar um proxy nele. Andando por ai achei um squid pra Windows, mas nunca testei ^_^ http://www.acmeconsulting.it/ Inclusive tem um artigo aqui no Imasters falando sobre ele http://imasters.com.br/artigo/4386/ Então eu poderia redirecionar todo trafego da rede para ele de alguma forma (firewall do roteador? - DIR600 no caso) e usá-lo como proxy, certo? PS: Vou estudar melhor o assunto virtualização, me interessei muito enquanto pesquisava sobre o XenServer :) . Se eu estivesse instalando tudo do zero, esta seria sem dúvida a melhor opção :thumbsup: Ah, outra coisa. O Windows Server aloja um software corporativo de vendas que é acessado pelos terminais. Se eu usá-lo como proxy precisaria de outra placa de rede? O uso do software de vendas + proxy iria sobrecarregar a que já existe? Grato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites