Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Attique

Hernaça Múltipla de dados

Recommended Posts

Bom dia meus amigos, estou estudando modelagem de banco de dados, e estou desenvolvendo um pequeno sistema de cadastro de entidades para treinar.

Meu sistema cadastra 4 entidades específica: clientes, funcionarios, fornecedores e prestadores.

 

Criei as tabelas

Pessoa

PessoaFisica e Juridica que herdam de pessoa

e as outras com excessão de funcionario que herda somente de pessoafísica as outras tres herdam das duas tabelas pessoa.

 

Minha dúvida é como traduzir isto no banco de dados, pois meu cliente pode ser pessoa física e jurídica ao mesmo tempo assim como pode ser meu funcionário...

 

Quero fazer algo que me evite deixar campos nulos e permita que eu arpoveite o maximo de dados possível.

 

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino que através de uma terceira tabela que sirva unicamente para relacionar os 'tipos de pessoa" (isso soou estranho) com as pessoas em si você resolveria.

 

Estou especulando, mas veja se não faz sentido. A grande maioria dos dados ficarão, digamos, na tabela users, e na tabela usersGroups você teria que ID X pertence ao grupo de ID Y.

 

Se um usuário for apenas pesoa física, haverá apenas uma ocorrência do ID dele nessa tabela. Se for física e jurídica haverão dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi o negocio de usuarios e grupos, fala de fazer as tabelas pf e pj e usar as outras entidades como um grupo, digo grupo de clientes daí eu vou lá e adiciono o id da pf no cliente e faço o mesmo das outras?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que que você imagina é diferente do que o que eu imagino. Pensei em algo como:

 

groups (id, title)

1, Pessoa Física

2, Pessoa Jurídica

3, Funcionário

4, Cliente