Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jadsonlucena

Salvar como arquivo local ou em banco de dados?

Recommended Posts

Gostaria de saber onde seria o carregamento mais rápido. Pois quero utilizar um recurso em um painel de controle que possa salvar o arquivo criado de forma fragmentada, ou seja, salvar o html, css e o javascript em arquivos diferentes. Mas não sei onde o carregamento dos dados seria mais rápido.

Venho pesquisando e percebendo que a maioria dos painéis profissionais optam por salvar quase todos os seus dados, incluindo páginas inteiras, no banco.

Talvez seja por comodidade ou por eles estarem contornando o bloqueio de alguns servidores em de só permitirem o salvamento de arquivo em seus diretórios pelo FTP.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, não sou a pessoa mais indicada para falar de performance. O Banco de Dados possui o SGBD's, as pesquisas são simples, mas principalmente o ato de salvar é simples. Imagine abrir um arquivo de texto e fazer uma atualização no que está ali, teria que fazer um simples, porém nada simples, SGBD par algo simples, fora a segurança. Em arquivos TXT, XML, JSON etc, se guarda apenas a configuração padrão que não sofrerá update's.

É tudo uma questão de praticidade.

Agora eu não entendi o que você quer fazer. Deseja gerar páginas web dinamicamente e salvá-las?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, não sou a pessoa mais indicada para falar de performance. O Banco de Dados possui o SGBD's, as pesquisas são simples, mas principalmente o ato de salvar é simples. Imagine abrir um arquivo de texto e fazer uma atualização no que está ali, teria que fazer um simples, porém nada simples, SGBD par algo simples, fora a segurança. Em arquivos TXT, XML, JSON etc, se guarda apenas a configuração padrão que não sofrerá update's.

É tudo uma questão de praticidade.

Agora eu não entendi o que você quer fazer. Deseja gerar páginas web dinamicamente e salvá-las?

Realmente, estou criando um modo de salvar as páginas criadas dinamicamente de uma forma fragmentada sendo o css, o javascript e o html salvos como arquivos diferentes, mas quero saber se é melhor salva-los como arquivos no servidor local ou como dados no Database.

Mas a questão é: Qual é o mais eficiente? Qual forma me dará uma velocidade maior com um menor uso de memória e de requisição?

Resumindo: Qual forma me dará um melhor desempenho???

E ai galera. Alguém teria alguma dica? de experiência mesmo ou de alguma pesquisa, sobre qual forma é a melhor?

estarei na espera!!!

Alguém teria alguma opinião sobre este assunto??

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Jadson, estou numa situação semelhante num projeto que estou desenvolvendo, e por conta de algumas limitações no servidor de hospedagem, foi necessário evitar ao máximo o uso de banco de dados no projeto, sendo utilizado apenas para o que realmente é essencial (dados dos clientes e algumas poucas informações).

Todo o resto, como textos, caminhos de imagens e definições css, estão sendo salvas em aquivos xml.

Optei pelo xml por ser um formato fácil de manipular, é possivel criar tags personalizadas e fica facil de buscar pela tag a definição necessária.

Não tenho como dizer neste ponto do projeto, se o uso de xml é mais eficiente do que o do txt nas questões de consumo de memória ou acessos a disco por exemplo.

Mas talvez acabem ficando equivalentes, pois o que poderia ser mais rápido num formato (ler arquivo por exemplo) pode ser um pouco mais lento em outro momento (ex: efetuar o loop para achar a informação)

Como me foquei mais na facilidade de manipular a informação (menor uso de arrays e loops) e não fiz um comparativo nesse aspecto, suponho que no desempenho geral acabem por ter o mesmo tempo de resposta e consumo de recursos, mas para ter certeza mesmo, só fazendo alguns testes com os formatos desejados e fazer algumas simulações.

O problema do banco de dados aqui, é a questão de acessos simultaneos, o host tem um limite no plano escolhido que será facilmente atingido em momentos de pico, e com isso, teriamos páginas sendo apresentadas com erro de conexão ou lentidão excessiva.

Assim, remodelou-se o projeto inicial, e exluiu-se tudo o que pode ser armazenado de outras formas, com isso, mesmo no pior cenario de pico, o sistema se comportará como esperado.

Compartilhar este post

Link para o post

Jadson, a leitura de arquivos é muito mais rápido do que no banco de dados. Não sei qual a finalidade, mas por exemplo um sistema de pesquisa de produtos seria muito mais rápido via arquivo. Você pode criar uma rotina agendada para geração a partir do banco de dados. Pode ser XML, JSON até mesmo um objeto ou array serializado que ainda fica mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.