Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pita

Rest e Segurança

Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Estou começando a pesquisar sobre Rest para tentar encontrar uma solução para ambientes multidevice (desktop, smartfone, tablet, etc). Vou contar uma historinha para que vocês entendam meu objetivo:

 

No passado a principal forma de acessar informações online, as pessoas abriam o navegador e acessavam um site por exemplo, a principal preocupação do desenvolvedor era se o site funcionava no navegador, ou navegadores.

 

O tempo foi passando e apareceram os smartphones, e as pessoas começaram a acessar os sites dos seus celulares e suas telas pequenas, com isso os desenvolvedores começaram a precisar fazer layouts que funcionem tanto no desktop quanto no celular. Observe que aqui começamos a fazer ajustes somente na camada de apresentação, o resto do site continua basicamente o mesmo. Para ajudar nisso surgiu o MVC, etc...

 

O tempo passou mais um pouco, os Apps ficaram famosos, e as empresas começaram a solicitar Apps(IPhone ou Android) para que seus clientes instalem em seus smartphones. Observe que agora não estamos mais falando somente de navegador, agora estamos tendo uma aplicação para o site(navegador), outra aplicação para o IPhone, outra para o Android, etc.

 

Fim da historia. O que quero dizer, está vai ficar complicado ter tantas aplicações, principalmente porque existe muita coisa em comum, já que as regras de negócio precisam ser a mesma para todas.

 

Pesquisei e achei o Rest, idéia muito legal. Poderia ter uma aplicação/qqcoisa com as regras de negócio, o site e Apps seriam apenas interfaces para a aplicação. Se no futuro aparecer um gadget novo, é só fazer uma nova "interface" que as regras já estarão implementadas, mudar a regra nao precisa mudar todas as interfaces(site, IPhone, Android, etc), ou muda muita pouca coisa, etc. Tudo muito lindo.