Vertin 0 Denunciar post Postado Março 4, 2013 Fala galera, tudo bem? Estou desenvolvendo um sistema para cadastrar cirurgias. Estou criando as tabelas aqui, vai ficar meio que dividido assim: Tabela pacientes - nela terá os dados pessoais do paciente operado. Tabela cirurgia - nela terá apenas o id, id_paciente, tipo da cirurgia, data do cadastro. Tabela aval_cirurgia - nela terão os campos com os dados da cirurgia, além do id_paciente e id_cirurgia. Mas ai está minha dúvida. Algumas perguntas do formulário poderão ter mais de uma resposta, marcando vários checkboxs. Mas essas perguntas terão de ser gerenciáveis, por exemplo, tem a pergunta Localização da dor. Nela tem várias opções que poderão ser marcadas, mas posso clicar no botão adicionar opção e incluir uma nova. Por isso terá que ter uma tabela só com as opções, para poder puxar atualizado. Mas o problema é: Como eu posso salvar todas as opções marcadas em uma única coluna (dor, na tabela aval_cirurgia) de forma que consiga realizar consultas dessas opções futuramente? Bom, tentei resumir, caso tenham idéia de como posso fazer isso. Desde já, muito obrigado! Abraço! Héverton Castro Acrescentando: Essas opções de dor terá que ter uma página onde eu posso adicionar mais opções. Então cada uma dessas opções terá que ser um registro de uma tabela. Só que ai eu tenho que ter um lugar pra salvar o que o cara responder. Terá que ser em outra tabela ainda? Por exemplo: Tabela Paciente Tabela Cirurgia Tabela aval_cirurgia Tabela Localização da dor - Nessa terá um registro pra cada opção de dor. Tabela Localização da dor, respostas - Como terá que ser armazenado as respostas? Me disseram que eu teria que deixar apenas uma coluna dor na tabela aval_cirurgia, gerar um binario das respostas e gravar o número na coluna. Depois era só reverter... mas como faz essa conversão, sabem? E outra, e se amanhã eu adicionar outra opção de dor, o binario salvo vai ser revertido com base em um novo número de respostas... Estou quebrando a cabeça com isso. Podem me ajudar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rockrgo 138 Denunciar post Postado Março 4, 2013 Tenta usar o concat() Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
shini 318 Denunciar post Postado Março 5, 2013 não grave td numa coluna, depois vc vai ter problemas na hora de consultar e atualizar. Grave cada uma em uma linha, se não sua tabela ficara desnormalizada. http://www.luis.blog.br/normalizacao-de-dados-e-as-formas-normais.aspxhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Forma_normal Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jorge Seiki Teruya 15 Denunciar post Postado Março 5, 2013 Tabela Localização da dor, respostas - Como terá que ser armazenado as respostas? Você irá utilizar uma tabela do tipo 1:N desta forma poderá resolver o seu problema facilmente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites