Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Talles Airan

Proteção de código

Recommended Posts

Olá amigos tenho um projeto que chegou ao fim, e queria criptografar ele o projeto esta em php já ouvi falar do Zend Guard mais quero saber se e uma boa realizar esse tipo de procedimento, me digam quais são as vantagens e desvatagens obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ZendGuard.

:seta: http://www.zend.com/en/products/guard/

Combina uma excelente proteção do código a um sistema de administração de licenças flexível, Zend Guard permite o gerenciamento e distribuição de suas aplicações PHP de forma confiável e segura. Possui dois componentes básicos: Zend Guard Encoder e o Zend Guard License Manager.

• Ofuscamento e criptografia do código para o máximo de proteção contra engenharia reversa;

• Ofuscamento do código em três vias:

Modo somente criptografia - Sem ofuscamento;

Básico - Ofuscamento de variáveis locais;

Alta - Ofuscamento de funções e classes.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda me surpreende ler questionamentos sobre a razão de se querer criptografar/ofuscar um código.

Quem vê pensa que programador PHP deve ser um purista que vive de fotossíntese e não precisa de dinheiro ou, no melhor dos cenários, que todos eles são bem empregados por agências de desenvolvimento.

Existe MUITA malandragem no mercado, proteger a propriedade intelectual de um projeto, mesmo escrito numa linguagem de código aberto, é vital se o contratante não pactuou e nem pagou pelo dom da sua inteligência.

Compartilhar este post

Link para o post

Ofuscamento pode não dar certo. Eu não gosto de monopolizar código, o código é do cliente.

Depende muito da situação, EU já tive prejuízo em entregar projetos e ficar sem a outra metade do pagamento.

Compartilhar este post

Link para o post

dar o codigo para o cliente implica em q? algum beneficio?

Compartilhar este post

Link para o post

Benefício ao cliente, se ele precisar de alguma modificação, não vai precisar de mim,

tem certeza? o cara te contratou como freelance vc fez o sistema blz..... pq o cliente contrataria outro cara para fazer um manutenção ou adicição de funcionadade?

vc toparia pegar o codigo q vc fez e sabe deus qtos caram alteraram depois?

Compartilhar este post

Link para o post

tem certeza? o cara te contratou como freelance vc fez o sistema blz..... pq o cliente contrataria outro cara para fazer um manutenção ou adicição de funcionadade?

vc toparia pegar o codigo q vc fez e sabe deus qtos caram alteraram depois?

Ponto de vista válido, talvez o cliente perdeu o contato, ou ele quer pagar menos do que eu quero para a manutenção, ou simplesmente não quero dar manutenção, se o código for aberto ele contrata o programador.

Compartilhar este post

Link para o post

[...] são bem empregados por agências de desenvolvimento.

@Bruno Augusto, volte do país das maravilhas. Não há 'bem empregado' para programadores PHP em agências de desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post

@Bruno Augusto, volte do país das maravilhas. Não há 'bem empregado' para programadores PHP em agências de desenvolvimento.

Foi exatamente isso que ele quis dizer Evandro.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente Alaerte, sou bem pé no chão quanto a isso.

Existem agências? Sim, existem. Existem agências que pagam bem? Sim, existem. Existem profissionais contratados ou contratáveis por essas agências? Sim, existem.

Mas a grande massa ainda é dos freelancers, muitas vezes os inexperientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por que tanta discussão? Contra fatos não há argumentos. A linguagem pode ser código aberto, mas o projeto é seu, e sua autoria tem direitos unicamente seus. Você criptografa se não quiser que utilizem a SUA criação e não criptografa se quiser que qualquer pessoa tenha acesso a ela. É assim que funciona e fim de assunto, não há discussão possível quanto a isso, oras. Sinceramente não consigo entender o que se passa na cabeça das pessoas.

Além do obvio, tem algo também obvio: todo ser humano precisa de dinheiro pra sobreviver´. Pelo menos no mundo capitalista precisa. E que eu saiba vivemos num mundo capitalista. Proteger seus códigos pra que não sejam alterados é, repito, obviamente necessário pra quem não deseja ser copiado e, assim, desenvolver uma grana maior com seus projetos, já que não vai ter um igual na concorrência que cobra mais barato. Isso já vai além do obvio, qualquer ser pensante deve saber disso.

Sinceramente, não entendo mesmo o motivo de ainda se discutir tanto sobre algo tão claro e simples de se entender.

Como o Bruno Augusto disse, a massa ainda é dos freelancers, e num mundo de concorrência ganha "o melhor". Digo isso entre aspas porque discordo de "tanta rivalidade" entre os programadores profissionais, mas isso não vem ao caso nesse momento.

Enfim, esse assunto é algo mais do que claro e nítido como água mineral filtrada. Não precisa de discussão. É necessário em certos casos e desnecessário em outros, basta usar os olhos e a cabeça pra perceber em quais casos criptografar o seu projeto. E quando necessitar disso, não é pra criar discussão sobre o assunto, é pra fazer. Senão se perde tempo discutindo algo que não vai aumentar em nada o conhecimento de qualquer envolvido quando se poderia estar criando uma biblioteca nova de códigos, um novo projeto ou então publicando algo interessante no Forum pra ajudar os mais novatos.

Compartilhar este post

Link para o post

Para que criptografar?

Fiquei 3 meses desenvolvendo a aplicação, e tem gente que viu e ficou doida querendo comprar, não posso dar o luxo de deixar isso descriptografado vai que alguém do meu ramo pega isso, ai estou ferrado

vou usar o zend mesmo obrigado gente

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não gostaria de ter um de meus sistemas copiados e dessiminados por ai.

Se for para criptografar, que criptografe, mas guarde os originais em um lugar seguro.

Agora se o sistema, tem atualizações constantes nao vejo motivo, acaba até te atrapalhando.

Uma coisa é certa, a pirataria reversa as vezes está do seu lado, um amigo, um sócio ao qual você confia, esse sim é perigoso pois conhece o modelo de negócio.

Criar código isso é fácil, quero ver é alavancar o negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe MUITA malandragem no mercado, proteger a propriedade intelectual de um projeto, mesmo escrito numa linguagem de código aberto, é vital se o contratante não pactuou e nem pagou pelo dom da sua inteligência.

+1 Bruno...

E ao nosso amigo Talles Airan, eu quero deixar uma dica ANTIGUÍSSIMA(inclusive):]

Sistemas NÂO SE VENDE, sistemas se LICENCIA!

Vide Microsoft, Adobe, Apple, Oracle, Corel etc etc... Muito pensam, por exemplo, que ao comprar o Windows(ou outro software) numa loja, ou mesmo que já venha pré-instalado em um notebook, o software são deles... ENGANO, a microsoft não vende os seus softwares, ela apenas os licencia...

[]',

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.