Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pedro Vinicius_168218

Ruby sem Rails funcionando no Apacha. É possível?

Recommended Posts

Olá pessoal... Recentemente comecei a estudar Ruby on Rails. Mas no começo, acredito que seja melhor conhecer melhor a linguagem antes de partir para o framework propriamente dito. Desta forma, comprei o livro "A linguagem de programação Ruby" e estou utilizando também a apostila disponibilizada pela Caelum. O que eu quero saber, é se tem como eu utilizar o Ruby da mesma forma que é feita com PHP para criação de sites... Usando a linguagem para gerar o código HTML. Tentei fazer isto mas não deu muito certo. Alguns sites que encontrei na internet, diziam que seria necessária a instalação do ModRuby no Apache para que este pudesse executar programas em Ruby da mesma forma que o PHP. Instalei a extensão no Apache, e mesmo assim não consigo visualizar o arquivo corretamente no navegador. Por exemplo, só pra testar mesmo, tentei isto:

 

 

puts "<!DOCTYPE html>"

puts "<html lang = 'pt-br'>"

puts "<head>"

puts "<title>Hello World</title>"

puts "<meta charset="utf-8">"

puts"</head>"



puts "<body>"

    puts "<h1>Hello World!!</h1>"

puts "</body>"

puts "</html>"

Mas a saída que eu tenho no navegador é exatamente esta:

 

<!DOCTYPE html>

<html lang="pt-br">

<head>

<meta charset = "utf-8">

<title>Hello World</title>

</head>

 

<body>

<h1>Hello World!!</h1>

</body>

</html>

 

É possível utilizar o Ruby desta forma que eu citei?

Desculpem o erro no nome do servidor. Não consegui editar. :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você realmente precisa é criar uma app usando o Rack. E talvez você se interesse pelo Sinatra, um micro-framework p/ facilitar o trabalho.

 

Só que como você está estudando, é melhor você utilizar o irb, um shell interativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele instalou tudo certo... o que ocorre é que pode estar saindo um header text/plain, por isso o HTML não está sendo interpretado no browser..

 

 

Talvez possa resolver definindo o cabeçalho

response.headers["Content-Type"] = "text/html; charset=utf-8"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.