Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ebotega

Como vocês trabalham com o nome das imagens em um site?

Recommended Posts

Pessoal, como geralmente vocês trabalham com o nome das imagens nos sites/sistemas que desenvolvem? Pergunto pois os caracteres especiais são bem complicados de lidar, eu trato um e o usuário coloca outro e por aí vai, os caras conseguem ir contra as leis da física se duvidar. Pensei até em criptografar o nome das imagens para guardá-las no banco.

Já agradeço pelas dicas que aparecerem...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sendo Upload com criptografia mesmo, para não correr risco de haver "choque de nomes"

Se for "capa de página/ post" pelo titulo

Na propriedade alt="Junto com o nome do site para SEO"

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... é para upload. E se for criptografar manda um MD5 mesmo? Você usa critografia Rogério? E os demais, como tratam isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá ebotega
Como você pergutou como eu trabalho com as imagens vou dizer:
site.com/media/img/2013/3/id-img/nome-da-imagem-em-url-amigavel.jpg

Criei uma função que transforma tudo texto em url amigavel.
Coloco o nome da imagem sem criptografia como técnica de SEO.

Compartilhar este post

Link para o post

acho um erro de arquitetura ai, acho que seu problema não esta como por o nome na imagem e sim como estruturar tudo isso.

o melhor jeito de se trabalhar seria cada POST ter sua página (já que tocaram no assunto), separando ainda por ano.

2011/POST1/imagens

2012/POST3/imagens

e o nome da imagem tem que ir de acordo com o POST

Compartilhar este post

Link para o post
imaginem que eu tenha um registro de uma festa... um evento qualquer, e preciso colocar as imagens desse evento, crio o registro desse evento do banco e mando as imagens para um diretório 'imagens' por exemplo, dentro desse diretório tenho as imagens de todos os eventos, depois pego pelo banco as imagens de um determinado evento.

Criar cada página para cada POST teria que me preocupar com os acentos para a criação dessa página, pois entendi que isso seria também um diretório para guardar as respecrivar imagens.

Compartilhar este post

Link para o post
Já pensei em colocar isso separado Vinícius, cada evento ter a sua pasta com os respectivos arquivos (vídeos, fotos, ...). Em um projeto que peguei achei melhor centralizar as imagens dentro da pasta 'imagens', os vídeos na pasta 'videos' e assim por diante, até porque chegaria um ponto que eu teria uma "pancada" de diretórios para tratar, mas esse é uma forma também e dependendo do site, dá pra usar sim.

Como freelancer busco algumas boas práticas ou pelo menos as mais profissionais para desenvolvimento, isso que nem estou desenvolvendo em OO, mas não vem ao caso ainda, esse leão será difícil de matar.

Por conta de breves pesquisas sobre a melhor forma de desenvolver já alterei alguns antigos processos meus, agora é a vez dessas imagens versus os acentos da língua portuguesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... é para upload. E se for criptografar manda um MD5 mesmo? Você usa critografia Rogério? E os demais, como tratam isso?

Uso sim, mas para múltiplos uploads ...

Pode ser usado também

$nome-da-imagem.'_'.time();

se o usuário por acaso lançar duas com o mesmo nome, no mesmo conteúdo ele acrescenta _1 e assim vai.

Agora criptografando eu uso

md5(uniqid(time()));

Compartilhar este post

Link para o post

Bom existem N formas de você fazer o que esta querendo que não são erradas, mais acho muito mais organizado fazer como o Vinicius Rangel citou trabalhar com pastas para cada categoria no seu caso cada evento, fica facil na hora de dar manutenções futuras.

Agora com relação a como colocar o nome da imagem eu particularmente nesse caso preferia trabalhar colocando o ano/mes seguido nome do evento e por um numero sequencial.

EX:

2013_03_evento_x_1.jpg

2013_03_evento_x_2.jpg

2013_03_evento_x_3.jpg

Imgine essa hipótese:

Você tem uma agencia e o cliente feche um contrato com sua agencia de você ficar responsavel pelo site ex: (criar banner, peguenas manutenções e coisa do tipo).

Ai um belo dia que você esta bem corrido o cara te pede para gravar para ele um CD fotos de 10 eventos, é muito mais rapido você entrar la por ftp e baixar as fotos do criar um script para fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom existem N formas de você fazer o que esta querendo que não são erradas, mais acho muito mais organizado fazer como o Vinicius Rangel citou trabalhar com pastas para cada categoria no seu caso cada evento, fica facil na hora de dar manutenções futuras.

Agora com relação a como colocar o nome da imagem eu particularmente nesse caso preferia trabalhar colocando o ano/mes seguido nome do evento e por um numero sequencial.

EX:

2013_03_evento_x_1.jpg

2013_03_evento_x_2.jpg

2013_03_evento_x_3.jpg

Imgine essa hipótese:

Você tem uma agencia e o cliente feche um contrato com sua agencia de você ficar responsavel pelo site ex: (criar banner, peguenas manutenções e coisa do tipo).

Ai um belo dia que você esta bem corrido o cara te pede para gravar para ele um CD fotos de 10 eventos, é muito mais rapido você entrar la por ftp e baixar as fotos do criar um script para fazer isso.

Boa dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.