Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodolfo TI

select complexo.

Recommended Posts

Boa tarde meus amigos, estou um pouco em dúvida pois ao construir uma aplicação verifiquei a necessidade de utilizar um select muito complexo.

Agora fico na dúvida se devo usar um select complexo ou se devo trabalhar com os resultados deles e arrays dentro do php para tornar mais fácil, minnha contra indicação quando a isso é que teria que escrever muito código para um resultado que poderia ser gerado por uma query muito mais tranquilo até mesmo através de um view.

Qual a opinião de vocês quanto isso ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pese :

O que é Complexo ? Não faço ideia de como fazer um foguete a NASA faz aos kilos ... :)

Quem vai dar futura manutenção domina sql ?

Quem vai dar futura manutenção domina php ?

Se pretende vender o Sistema como pacote e acessando múltiplos Bd´s ?

O Servidor de BD é parrudo o suficiente ?

-

Eu prefiro resolver o máximo possível no BD.

Compartilhar este post

Link para o post

Pese :

O que é Complexo ? Não faço ideia de como fazer um foguete a NASA faz aos kilos ... :)

Quem vai dar futura manutenção domina sql ?

Quem vai dar futura manutenção domina php ?

Se pretende vender o Sistema como pacote e acessando múltiplos Bd´s ?

O Servidor de BD é parrudo o suficiente ?

-

Eu prefiro resolver o máximo possível no BD.

O que acontece é meio que o seguinte meu banco não é totalmente fechado, o que quero dizer com isso, acho que conforme o tempo foi passando alterações foramf eitas no bd sem utilizar uma metodologia ou mesmo planejamento.

Tipico desses sistemas que vai surgindo funcionalidade e nego vai criando tabela no bd rs.

Hoje sou eu quem dou manutenção, vamos dizer que meu dominio tanto pra sql quanto pra php são de inciante para mediano.

Sinto falta as vezes de algumas chaves para fazer consultas por exemplo.

é um banco pouco estruturado, sem normalização. etc.

Então quanto no php quanto no mysql que é o bd é complicado fazer consultas..

Devo modificar a estrutura do banco antes de qualquer alteração ?

O servidor é simples, mas a base não é grande, complexa sim, mas nada exagerado.

Compartilhar este post

Link para o post

Devo modificar a estrutura do banco antes de qualquer alteração ?

o problema deste tipos de manutenções e que vc faz um p... trabalho mas para o usuário não muda nada, tipo obra de esgoto de cidade, "num dá voto" ... :)

se está funcionando deixa quieto pois em geral a lista de novas implementações ou sistemas é quase grande, numa boa oportunidade aí sim fazer uma reegenharia.

eu deixaria no sql mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema deste tipos de manutenções e que vc faz um p... trabalho mas para o usuário não muda nada, tipo obra de esgoto de cidade, "num dá voto" ... :)

se está funcionando deixa quieto pois em geral a lista de novas implementações ou sistemas é quase grande, numa boa oportunidade aí sim fazer uma reegenharia.

eu deixaria no sql mesmo.

entendi, vou ter que criar esse select, pois é algo que foi implementado com erros, não atende a necessidade do cliente , aí tava em dúvida se tentava refazer com base no sql, fazendo um consulta complexa.

O problema é que trata datas, calcula semana e tal, é melhor fazer até essas partes no sql? no caso mysql.

Compartilhar este post

Link para o post

Você consegue reduzir a complexidade criando views, por exemplo? Criando tabelas compiladas com os dados que você precisa? Os sistemas de BI fazem este tipo de coisa. Pegam os dados e deixam num formato mais amigável para quem fará as consultas. Procure sempre se colocar no lugar de outras pessoas que vão dar manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Você consegue reduzir a complexidade criando views, por exemplo? Criando tabelas compiladas com os dados que você precisa? Os sistemas de BI fazem este tipo de coisa. Pegam os dados e deixam num formato mais amigável para quem fará as consultas. Procure sempre se colocar no lugar de outras pessoas que vão dar manutenção.

O banco de dados hoje, não é altamente estruturado, por isto minha dificuldade em criar selects e views ( certeza limitação no conhecimento também) mas a maior dificuldade é a seguinte preciso fazer uma relação entre as semanas.

graficop.jpg

Este gráfico é o que preciso gerar, a estrutura da tabela segue acima, preciso saber numa semana quais são as peças amarelas, verdes marrons, que são referentes ao estado de uma peça, preciso calcular sua quantidade. E assim montar por semana.

Só que o total de somando o gráfico da um total maior que quando faço o select count das peças.

Ou seja, se uma peça tiver mais de um estado na mesma semana, ela é contada duas vezes.

@offTopic: Esse gráfico é sim relacionado ao BI, porém ainda não é uma prática da empresa que trabalho, gostaria de implementar melhor essas técnicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.