Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Câmeras digitais] Zoom de 42x é o maior atrativo da P510

Recommended Posts

Avaliação do editor Airton Lopes

imagem

16,1 MPZoom de 42x (24 a 1000 mm)Filma em 1080pLCD de 3”547 g

 

Avaliação do editor Airton Lopes

 

O zoom de 42 vezes impressiona por conseguir um nível de aproximação raro, mesmo em máquinas dessa categoria. Outro diferencial dessa câmera é o módulo GPS, que permite gravar a localização de cada uma das fotos. Nos testes do INFOLab, a qualidade das imagens foi razoável, semelhante à de uma câmera compacta.

 

Avaliação de Giovana Penatti

 

Quando pensamos numa câmera com o selo da Nikon, vem à mente uma poderosa, com diversos recursos para produzir a melhor foto. A marca é conhecida pela qualidade de imagem em todas as suas linhas de produtos, mas a P510 não parece estar no mesmo nível.

 

Fisicamente, ela fica entre uma DSLR e uma compacta. A estrutura da avaliada pelo INFOLab é toda vermelha e de plástico - foi comparada à armadura do Homem de Ferro. Com 547 gramas e dimensões de 11,9 por 8,2 por 11 centímetros, não é desconfortável de segurar. Tem uma parte maior na direita, semelhante a câmeras mais avançadas, que dá mais segurança principalmente ao operá-la com uma mão só.

 

Cheia de botões, todos são de fácil acesso, principalmente de zoom, que pode ser controlado tanto por uma roda próxima ao disparador quanto por uma alavanca do lado esquerdo da lente. Destacamos outros dois: o de delete, que fica afundado (uma vantagem, pois é difícil de pressionar por engano), e o Fn, que fica atrás do disparador - uma posição esquisita, até mal localizada, que limita o movimento dos dedos.

 

Apesar de não ser uma câmera compacta, a qualidade da imagem da P510 é comparável à de uma. Ou seja, fica abaixo do que se espera de uma câmera superzoom, que foi a categoria em que a colocamos. Apesar de ter 16,1 MP, a nitidez não é das melhores e há um pouco de aberração cromática puxando para o ciano, mas isso é difícil de notar. O problema fica mesmo com a definição e com a reprodução de cores em geral, que parece ser desbotada. O ISO vai de 100 a 3200 e, em situações em que o utilizado é alto, a qualidade fica ainda pior.

 

 

 

Pode-se dizer que o público-alvo dessa câmera é iniciante em fotografia e se importa menos com a qualidade do que com o registro. Prova disso é que tem uma série de atalhos úteis na roda de exposição para efeitos nas fotos, como sépia, monocromático, alto contraste e pintura; de certa forma, dá para comparar ao Instagram. Também há muitos modos de exposição que ajudam a obter a maior fidelidade possível de imagem com ajustes automáticos, além da opção de ajustes do usuário.

 

A escolha do EVF (visor eletrônico) foi muito ruim. Tem baixa resolução, distorce as cores e é mal posicionado na câmera. É preferível usar a tela de LCD de 3 polegadas para visualizar antes de tirar a foto. Mais uma vantagem da tela é que sua posição pode ser mudada, o que auxilia em auto-retratos ou para fotografar algo longe - por exemplo, em lugares lotados como shows, dá para posicionar a câmera no alto e abaixar a tela para ver o que será fotografado.

 

 

 

A P510 também tem suas qualidades. A maior delas é o zoom de 42x. É difícil encontrar uma câmera com uma distância focal e, consequentemente, um nível de aproximação como a dela. As imagens capturadas com zoom máximo têm nitidez boa quando o foco é alcançado. Mas a abertura de f3 a f5,9 pode ser insuficiente para a câmera e, nesses casos, são obtidos melhores resultados com o foco manual. Com esse problema superado, a P510 é versátil, trabalhando bem tanto em planos abertos como para buscar detalhes.

 

Já para filmagem, um recurso interessante é o de aumentar e abaixar a taxa de frames para obter efeitos de velocidade acelerada e de câmera lenta. A qualidade dos vídeos também não é nada impressionante, mas não deixa na mão. O zoom nessa função, no entanto, é bem lento. Todas as filmagens são salvas em MOV e ela filma em até 1080p.

 

 

 

Outra função interessante, que tem aparecido em várias câmeras, é o GPS. Com ele, dá para marcar o local onde cada foto foi tirada. Mas poderia ter mais utilidades além dessa.

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.