Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eduardo Alcântara

Por que os usuários não pontuam as respostas?

Recommended Posts

Há uns anos utilizo o site stackoverflow.com que é um ótimo site de perguntas e respostas para profissionais de TI. Lá temos um sistema de méritos baseados numa pontuação que você ganha por aceitas respostas nas suas perguntas, responder perguntas que foram aceitas como corretas e pontos por gostarem de nossas respostas, assim como perdemos pontos quando fazemos besteira.

 

Pelo que reparei, há uns ícones nesse fórum que servem para o mesmo propósito. Mas parece que quando as respostas dos usuários são respondidas, os mesmos não se importam de dar feedback?

 

Como isso é estimulado aqui? Existe alguma campanha para desestimular o mau uso do fórum?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade Eduardo, a pontuação é apenas um modo de mostrar agradecimento, o membro não tem obrigação de pontuar para toda a resposta correta ou que ajudou, apenas se ele desejar mostrar seu agradecimento ao usuário que respondeu.

 

Diferentemente do StackOverflow, onde a pontuação conta para que as perguntas sejam organizadas em um ranking dentro do tópico, aqui no iMasters nós trabalhamos com o sistema de "Marcar como resolvido", onde o membro seleciona a resposta que resolveu seu problema e a mesma aparece no topo do post em todas as páginas, ficando de fácil acesso a outros membros que eventualmente voltam para buscar respostas às mesmas perguntas.

 

Nós não estimulamos, mas também não desestimulamos o uso da pontuação, antigamente possuíamos o sistema + e -, porém a negativação de respostas criava intrigas e brigas dentro do fórum, então decidimos removê-lo. No momento a pontuação só serve como um agradecimento mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso de fato é opcional

 

Entretanto seria uma boa pratica todos usarem o sistema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Mas tem muitos usuários que também nem se preocupam em modificar o status para resolvido, não é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a equipe de moderação vai fazendo isso também basta que se avise que resolveu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso de fato é opcional

 

Entretanto seria uma boa pratica todos usarem o sistema

Só não pode fazer como uns e outros que não vou citar nomes que pontuam QUALQUER coisa, como por exemplo, em tópicos ofensivos ao moral do programador, já vi VÁRIOS posts de puxões de orelha sendo pontuados sem motivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é bem o assunto do tópico, mais é algo relacionado: seria bom se tivesse algum tipo de punição para quem criar um tópico que receba uma ou mais respostas e depois simplesmente ignorar.

 

É chato quando alguém cria um tópico, você tem o trabalho de verificar o problema, pesquisar sobre o assunto, testar algumas possíveis soluções, escrever um código, testá-lo, colocar comentários e ainda dá mais algumas explicações adicionais... só para depois o tal fulano sequer retornar ao tópico.

 

Que tipo de punição...? Que tal ser impedido de postar um novo tópico por determinado período e ser avisado de que o motivo disso foi a falta de consideração por quem tentou ajudá-lo em um "problema" que na verdade ele não tinha, pois se fosse algo real mesmo ele retornaria ao tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é bem o assunto do tópico, mais é algo relacionado: seria bom se tivesse algum tipo de punição para quem criar um tópico que receba uma ou mais respostas e depois simplesmente ignorar.

 

É chato quando alguém cria um tópico, você tem o trabalho de verificar o problema, pesquisar sobre o assunto, testar algumas possíveis soluções, escrever um código, testá-lo, colocar comentários e ainda dá mais algumas explicações adicionais... só para depois o tal fulano sequer retornar ao tópico.

 

Que tipo de punição...? Que tal ser impedido de postar um novo tópico por determinado período e ser avisado de que o motivo disso foi a falta de consideração por quem tentou ajudá-lo em um "problema" que na verdade ele não tinha, pois se fosse algo real mesmo ele retornaria ao tópico.

 

Eu acho que não iria dar certo, teríamos 90% dos membros suspensos...

 

O problema não é ser reconhecido ou agradecido. A gente faz o que faz aqui por puro prazer de ajudar, pelo menos no meu caso, não espero que alguém pontue nada meu em troca. Algumas pessoas só estão desesperadas em encontrar a solução para o seu problema e acabam vindo apenas para postar um tópico e ficam checando este conteúdo constantemente, quando é respondido ele apenas vê se funciona e já era...

 

Além do mais para poder criar um sistema automatizado que puniria os usuários nós teríamos que ter um IA no server para analisar cada caso...

 

Entendi. Mas tem muitos usuários que também nem se preocupam em modificar o status para resolvido, não é?

 

Este é um problema que vem desde os primórdios da criação do sistema de respostas... Muitos tópicos estão respondidos mas não sabemos, porque não estão marcados como resolvidos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este é um problema que vem desde os primórdios da criação do sistema de respostas... Muitos tópicos estão respondidos mas não sabemos, porque não estão marcados como resolvidos...

Até agora! Finalmente isso está sendo remediado. Mas como tudo, leva tempo e é gradual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade a questão não é o mérito e nem a vaidade mas sim a possibilidade do usuário saber se determinada pessoa tem as credenciais necessárias para justificar sua resposta, visível pelo reconhecimento dos usuários pela sua contribuição no site até agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O qual não é testemunho da verdade pois como já mencionado anteriormente, os usuários não utilizam. :-(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso a pontuação deveria estar abaixo no avatar do usuário.

O stackoverflow por exemplo, usa pontos e escudos para implementar isso.

Além disso, mostram a porcentagem de aceitação das respostas dos outros usuários.

Assim quem responde já vai saber se o cara costuma aceitar as respostas e colocar como resolvido ou se depois só faz ignorar o post.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Stack Overflow tem um sistema uma forma muito melhor de gerenciar usuários e sua reputação, isso é fato.

 

Mas tem que se ver que o sistema do Stack Overflow é MUITO diferente do IP.Board. O João até que dá uma tunadinha aqui outra ali, mas apesar de possível não é legal mexer muito nesse sistema para não se perder o controle.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema do StackOverflow é completamente diferente. Por ser mais um repositório do que um fórum, o StackOverflow precisa arranjar um meio de ranquear suas respostas para que os usuários não se percam nelas, por isso tem o sistema de pontuações e rankings de respostas em cada pergunta que é feita.

 

No nosso caso é diferente, apesar de ser possível sim fazer esse sistema no nosso IPB, não é aconselhável, justamente pelo que o Bruno falou, a nossa base de dados é colossal, fazer uma alteração completa implicaria em lentidões e até quedas do sistema e fazer uma alteração parcial não seria compensatório já que o trabalho só estaria valendo para os tópico após a data de modificação.

 

Enfim, o sistema do Stack é útil para que os usuários saibam a resposta correta, no fórum do iMasters ela conta mais como um sistema de agradecimentos, que não é necessário completamente para o funcionamento do tópico ou do fórum. Para melhorar o desempenho e a visualização nós temos o sistema de respostas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.