Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Superwagtel

Data Center

Recommended Posts

Olá à todos:

Estou desenvolvendo um novo projeto em PHP e penso em sair das "Hospedagens".

Como faço para montar um data center?

Ou seja:

1 - Além do servidor, quais outras máquinas ou periféricos eu precisarei para montar um?

2 - A conexão à internet, pode ser comum (banda larga 4 Mbps) ou deve ser outra específica?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Vinicius:

Pelo o que eu sei, um servidor dedicado é quando a empresa aluga um servidor na hospedagem.

Um servidor com apenas um site (sistema da web).

Tenho pesquisado por servidores nas lojas e um dos vendedores me disse que o que eu quero é montar um data center.

Por isto venho à este fórum, não quero cair na lábia de um vendedor e gastar o que não tenho por algo que não usarei.

Meu objetivo é colocar meu site (sistema da web) em um servidor meu para não depender de outras empresas (hospedagem).

Neste caso eu pergunto: o que eu preciso comprar para colocar meu site na web ?

Compartilhar este post

Link para o post

O servidor dedicado ele pode responder por um ou vários sites, vai depender das configurações nele efetuadas e em alguns casos, da permissão do serviço de hospedagem (existem serviços ou planos que não permitem mais de um dominio respondendo no servidor contratado).

Para mim, um data center seria vários servidores atuando em conjunto para um ou mais dominios (nisso se incluem servidores web, banco de dados, ftp, etc...)

Criar um por conta própria pode ser vantagem se o consumo de recursos excede o que é oferecido pelo serviço de hospedagem ou que esse investimento se pague num determinado prazo (12, 24, 36 meses por exemplo).

Inicialmente, (opinião pessoal) acho mais interessante contratar um serviço de hospedagem (compartilhada / revenda / dedicado) do que efetuar esse investimento, pois um "computador de loja" pode servir como servidor, porém é mais recomendado trabalhar com um servidor realmente projetado para isso; tal como servidores equipados com processador xeon, discos operando em raid, sistemas de controle de consumo de energia, gerador de energia para o caso de queda de luz, etc....

Além disso, tem a questão do link de internet, onde não poderá ser esses planos oferecidos pelas operadoras ao consumidor final, pois apesar de anunciarem planos de 10, 15, 25 mb, na prática você terá na maior parte do tempo, 10% disso, e é preciso verificar também a velocidade de upload, pois ao contrario da navegação normal, onde efetuamos o download da informação, você estará enviando (upload) a informação para quem fez o pedido, e vários planos possuem velocidades diferentes de download e upload.

Fora isso, ainda terá de configurar um ip fixo para responder pelas requisições e isso pode não ser possível de acordo com o plano utilizado.

E não, utilizar no-ip para isso, é uma declaração de amadorismo e de algo não profissional (e por consequência, não confiável).

Sem falar na questão de backup e redundância, onde também é preciso garantir a integridade e rápida recuperação dos dados caso ocorram imprevistos que ocasionem a perda dos dados.

E ainda tem a questão do pico de demanda que é outro ponto sensível a ser considerado.

São questões que os serviços de hospedagem respondem de forma muito mais fácil, por ser esse o foco do negócio deles.

O que é preciso comprar para ter seu site na web ?

Depende de alguns pontos:

Quanto você pode investir ?

Computadores que podem trabalhar como servidor por um tempo custam entre R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 ou pouca coisa a mais.

Servidores (projetados para desempenhar exclusivamente essa função) tem preço inicial a partir de R$ 4.000,00

Fora isso, precisará de um bom nobreak, gerador de energia eletrica (para periodos prolongados de falta de luz)

Link de internet dedicado

Isso estou citando de cabeça, mas precisará também de um técnico para configurar e habilitar os servidores que seu sistema necessitará (web, banco de dados, e-mail....)

Não só na configuração inicial mas também precisará dele a disposição sempre que o algo ocorrer (atualização dos programas, falhas de segurança descobertas, etc...)

A pergunta que faço é: Será que realmente compensa todo esse investimento e os custos agregados a isso, ou será melhor trabalhar com uma empresa de hospedagem e ter um custo final muito menor e poder usar o dinheiro que sobra para anunciar e captar mais clientes ?

E talvez lá na frente, ter seu próprio servidor ?

Note que existem muitos grandes portais e empresas (privadas e governamentais) que utilizam os servidores desses serviços de hospedagem para seus próprios negócios com total sigilo e segurança e não pretendem migrar da hospedagem para servidores próprios.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Vinicius, agradeço sua explicação e vejo que é realmente melhor deixar para mais tarde (talvez quem sabe) ?

Por enquanto vou ficar na hospedagem mesmo e me parece que um plano de Cloud Server pode resolver o problema da alta demanda.

Compartilhar este post

Link para o post

O uso de cloud pode ser bem interessante, principalmente (no meu ponto de vista) se for para trabalhar picos de demanda com alocação elástica de recursos.

Existem vários serviços de cloud oferecidos e é bom dar uma olhada atenta, pois alguns anunciam o serviço como cloud mas olhando mais de perto, não é bem isso.

A Amazon, que é referencia nisso, iniciou suas atividades recentemente no Brasil e vale a pena dar uma olhada tanto nos serviços oferecidos, como também no material técnico deles.

Qualquer coisa, estamos a disposição :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.