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Leonardo Tolentino

6 coisas que você pode aprender com a Apple Store

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Postado Originalmente no Blog da Massa

 

A Apple Store é a loja mais rentável dos Estados Unidos, em média atrai mais de 20 mil visitantes por semana.
Abaixo estão algumas coisas que podemos aprender com a Apple, baseado no livro “Apple: o segredo para a construção de uma grande fidelização”

1 – Não pense só em vender. Quando Steve Jobs começou a Apple, ele não fazia a pergunta: "Como é que vamos aumentar as nossas vendas este mês em 5 ou 10 por cento? Em disso ele perguntou: "Como é que vamos enriquecer a vida das pessoas?" Pense na missão de sua empresa, pense na sua missão. Se você está a examinando o modelo de negócio para a maioria empresas, pensando em desenvolver uma missão em torno disso, lhe adianto a resposta: “a sua missão é apenas vender mais coisas”. Uma visão baseada na venda de material não é muito inspiradora e leva a uma experiência muito diferente do que a Apple criou.
2 - Contrate sorrisos ou os crie dentro da empresa. A alma da Apple está em seus funcionários. Eles são contratados, treinados, motivados e ensinados a criar momentos mágicos e inesquecíveis para seus clientes. A loja da Apple valoriza uma personalidade magnética tanto quanto, se não mais, do que competência técnica. A Apple se preocupa menos com o que você sabe do que se preocupa com o quão bem você trata as pessoas.
3- Celebrar a diversidade. Moicanos, tatuagens, piercings são aceitáveis entre os funcionários da Apple Store. A Apple contrata pessoas que refletem a diversidade de seus clientes. Uma vez que eles estão mais interessados em como você está focado no trabalho, o seu penteado não importa. No início da história da Apple Store, eles também aprenderam que os ex-professores fazem os melhores vendedores porque eles fazem um monte de perguntas. Não é raro encontrar ex-professores, engenheiros e artistas em uma Apple Store. A Apple não olha para alguém que se encaixe num molde.
4 - Professor interior. Ensine a seus clientes algo que nunca soube que podia fazer antes, e eles te recompensaram com sua lealdade. Por exemplo, a Apple Store oferece um programa único para ajudar as pessoas a entender e apreciar seus computadores: um por um. Os clientes podem aprender qualquer coisa: noções básicas sobre o sistema operacional do Mac, como criar um site, desfrutar, compartilhar e editar fotos ou filmes, a criação de uma apresentação, e muito mais.
5 - Vender o benefício ao invés das características. Os funcionários da Apple são ensinados a vender os benefícios por trás dos produtos e personalizar esses benefícios para o cliente. Não adianta dizer que seu produto é bonito ou barato, você deve informar quais suas funções e qual o benefício ele trará ao comprador.
6 – Entenda o que seu cliente precisa. A loja da Apple ensina a seus funcionários a seguir cinco passos em cada interação. É preciso sondar para entender as necessidades do cliente. Apresentar uma solução ao cliente pode levar um pouco de tempo. Ouça e aborde questões não resolvidas, tente descomplicar as coisas, e nada de termos técnicos.
Você pode procurar o livro e aprender mais, sobre o modelo de negócios da Apple Store.

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Antigo mas interessante

 

Vale para quase tudo

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