Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fernandopaiva

modelagem ER ?

Recommended Posts

Salve galera.

Seguinte, estou modelando um sisteminha simples pra uma academia, e gostaria de uma ajuda de vcs para isso....Cheguei em um ponto, onde não estou conseguindo fazer para gerar mensalidades e ateh mesmo datas de pagamento...Enfim, "Contas a Receber".

segue meu modelo.

modelo_sistema.jpg?async

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta uma vigencia na tabela de matricula_atividade.

A cobrança é sempre mensal ?

Existem descontos ou acrescimos ?

O controle de débito deve ter a composição da cobrança.

Quais serão as formas de cobrança (boleto, cartão ) ?

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Motta, obrigado pela atenção.

Na tabela "vincula_matricula_atividade", eh onde eu vinculo o Id da matricula e Id das atividades, pois uma pessoa pode fazer várias atividades em uma academia, como: musculação, natação, jump etc....Por isso coloquei a tabela de atividades e nele vai o valor da atividade.

As formas de pagamento, vou criar uma outra tabela para isso, e depois vincular tbm o Id da matricula com o Id da forma de pagamento: cartao, a vista, boleto, etc.... Mas eu quero fazer algo tbm, como pacotes, por exemplo, a pessoa pagar 3, 6, 9, 12 meses de uma vez, saca ??? Como seria isso ???

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Na vinculo tem de ter uma data de/ ate para saber em periodo a aluno fazia o que.

Preveja tambem descontos para um certo numero de atividades.

Compartilhar este post

Link para o post

Na vinculo tem de ter uma data de/ ate para saber em periodo a aluno fazia o que. Preveja tambem descontos para um certo numero de atividades.

Opa Motta, novamente obrigado.

Estive fazendo umas mudanças no modelo, veja o q acha.

obrigado.

modeloER02.jpg?async

Compartilhar este post

Link para o post

Forma de pagamento eu poria na tabela de matricula.

vinculo_matricula_atividade teria de ter uma data_inicio / data_fim insisto.

Falta modelar a parte financeira (boleto etc)

Compartilhar este post

Link para o post

Forma de pagamento eu poria na tabela de matricula.

vinculo_matricula_atividade teria de ter uma data_inicio / data_fim insisto.

Falta modelar a parte financeira (boleto etc)

na tabela vinculo_matricula_atividade ter data_inicio/data_fim do vinculo ??? E a forma de pagamento vc colocaria direto na tabela de matricula ??

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

na tabela vinculo_matricula_atividade ter data_inicio/data_fim do vinculo ???

O cara fez capoeira de jan a abril em maio mudou par natação, se mantem o histórico disto e não se cobra indevido.

Compartilhar este post

Link para o post

O cara fez capoeira de jan a abril em maio mudou par natação, se mantem o histórico disto e não se cobra indevido.

saquei !!! E pq vc colocaria as formas de pagamento diretamente a tabela de matriculas ??

obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Em geral não muda muito e o historico pode ficar no boleto pois este precisa ser direcionado.

Mas isto depende do negocio.

Compartilhar este post

Link para o post

Em geral não muda muito e o historico pode ficar no boleto pois este precisa ser direcionado. Mas isto depende do negocio.

Motta, e a parte de pagamentos, por exemplo, como eu faria para gerar as parcelas ? No caso do aluno dxar 3 meses pagos direto, ou ateh mais ? E a parte de baixas como "pago", "devedor" etc.. ?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Defina algumas regras antes, do tipo :

Só haverá uma forma de pagamento ?

Os títulos serão mensais ou terão outra referecia ?

Poderá haver baixa parcial do título ?

Compartilhar este post

Link para o post

Defina algumas regras antes, do tipo :

Só haverá uma forma de pagamento ?

Os títulos serão mensais ou terão outra referecia ?

Poderá haver baixa parcial do título ?

Motta, vc fala criar uma outra tabela para os titulos de cobrança, por exemplo, mensalidades dos alunos ?? Quais informações iriam nessa tabela ?? O ID da matricula e o ID da forma de pagamento com os valores ???

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Uma tabela para titulos a receber , uma para baixa deste titulos (supondo baixas parciais).

É complicado opinar num modelo destes pois existem muitos aspectos a levar em conta, fiscais, contábeis etc.

Como passo inicial sugiro que vc pesquise na web modelos de contas a receber , existe muita coisa na web que pode te ajudar.

É bom lembrar que o que a maioria das empresas fazem hoje é adquirir sistemas de ERP que já tem esta solução pronta fixando em fazer (quando for o caso) omsistem do negócio da empresa (academia aqui).

Se eu te der uma dica de modelo de contas a receber com certeza vou esquecer de alguma ciosa.

Compartilhar este post

Link para o post

ok Motta, muito obrigado pelas dicas, vou dar uma pesquisada em um modelo simples sobre isso, ateh msm pq eh um sistema simples de academia....

novamente, muito obrigado

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.