Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mangakah

Sub-fórum de Wikis

Recommended Posts

Uma ideia...

Criar um subfórum só para Wikis (artigos coletivos) onde cada tópico será sobre um aspecto de uma linguagem de programação ou de uma arquitetura de software. Cada tópico tendo como objetivo varrer todo o seu assunto.

O enunciado do tópico fica sendo o "artigo", enquanto as respostas servem para os outros discutirem pontos e contribuírem com alguma coisa. Um moderador ou outro usuário com permissões para editar posts ficaria encarregado de compilar todas as contribuições úteis no "artigo".

Deve haver apenas um tópico tratando de determinado assunto. E é recomendável que só possam criar tópicos usuários que tenha determinado número de posts ou pontos de reputação (se for possível), justamente para reduzir o número de tópicos. Mas para contribuição, os artigos devem ser abertos a todos.

Já me adiantando a algumas respostas...

Sei que já existem os sub-fóruns Artigos, mas não há muito controle sobre eles, podem ser criados por qualquer membro e nestes subfóruns há desde ouro a lixo e fica muito difícil separar o joio do trigo. Além disso, como são escritos por apenas um usuário, este muitas vezes não tem conhecimento suficiente para esgotar o assunto nem o tempo e energia para fazê-lo sozinho. Outra vantagem de Wikis sobre Artigos é que um membro que queira se inteirar sobre determinado assunto precisará ler apenas o enunciado do tópico, já que ali estará todas as informações que ele precisa.

Sei que existe a Wikipédia, mas muitas vezes não há espaço na Wikipédia para tratar de assuntos muito específicos.

Aproveitando...

O link para este fórum (Sugestões, Críticas e Comentários) no menu principal aponta para:

http://forum.imasters.com.br/forum/194-sugestoes-criticas-comentarios/ (Erro: Não encontrado)

Na verdade o ID é 320 e não 194, né...?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bacana a ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Dentro do fórum acho que não ficaria legal.

Primeiro porque há limitação do tamanho máximo de um post e muitas vezes um único assunto fica tão extenso que dariam uns três ou quatro posts sequenciais.

E apesar desse limite ser configurável ele é global, ou seja, se aumentar afeta todos os subfóruns.

Segundo, SEMPRE haverão discussões paralelas, sejam relacionadas ao tema do tópico ou não. As relacionadas ao tema ocorrem simplesmente por associação de idéias, como você bem sabe, mas as outras são sempre criadas pelos arruaceiros de plantão.

Isso são coisas que não existem num Wiki.

Se a idéia viesse a calhar, seria muito mais produtivo o iMasters criar um subdomínio e "instalar" nele o MediaWiki para termos nossa própria Wikipédia.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a idéia viesse a calhar, seria muito mais produtivo o iMasters criar um subdomínio e "instalar" nele o MediaWiki para termos nossa própria Wikipédia.

Concordo. Mas será que há alguma chance disso acontecer?

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez sim, talvez não, afinal existem as colunas do Portal iMasters que suprem pelo menos metade da idéia.

Mas a maior das vantagens do Wiki, que é justamente a edição colaborativa, parece não ter.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, fica registrada a sugestão então: queremos um canal de Wiki no portal iMasters!!! (ou pelo menos eu quero...)

Obrigado, shini e Bruno.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.