renelunna 0 Denunciar post Postado Maio 10, 2013 Olá a todos, Alguém sabe me dizer o processo pelo qual passa um arquivo de vídeo desde o momento do upload até a disponibilização no player de uma página do servidor? Vamos imaginar o seguinte cenário: Eu ofereço um serviço na internet onde o usuário pode criar uma conta e subir videos pra ela. Até ai tudo tranquilo, vamos ter um formulário de registro, toda a autenticação e procedimentos padrão de login. Uma vez logado, o usuário acessa o formulário de upload de vídeo, escolhe o arquivo na sua máquina, ele é enviado ao servidor e após alguns instantes ele é disponibilizado para visualização. isso é o que o usuário vê acontecer. Dentro da máquina, é como os 40 dias de Jesus ressuscitado na terra, não tenho a menor ideia do que acontece. Então, minha dúvida é: Qual o tratamento aplicado á esse arquivo para colocá-lo dentro do padrão de exibição adotado pelo site? O servidor usa um compactador? é aplicado algum codec de video via software? é necessário algum hardware específico para tratar os arquivos de vídeo? Enfim, qual é o tratamento aplicado para que todos os arquivos possam ser exibidos em determinada dimensão fixa de altura e largura? Obs* Por favor respondam como se eu tivesse 6 anos de idade. Aprecio a ajuda, Muito obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Maio 10, 2013 Creio que primeiro de tudo, é feita uma verificação de extensão de arquivo, se for alguma das extensões permitidas, segue para a próxima etapa, caso contrario, o upload é recusado. Passado isso, se verifica se os tamanho do arquivo também está dentro dos limites estabelecidos, e caso não esteja, o upload é recusado. Verifica-se (ou não, vai depender do tipo de qualidade/dispositivo que pretende atender -camera de celular, webcam, etc...) as dimensões minimas desse video seja para aceitar o upload, seja para ajustar o video ao player do site. Outra verificação deve ocorrer na qualidade do video, se ele está disponivel em 240, 360, 480, etc... Se atender os requisitos considerados por quem está aceitando o upload como minimo necessário, o video é aceito e exibido para quem quiser ver dentro dos parametros que o autor do upload determinou. Muitas dessas verificações provavelmente são feitas por meio de programas feitos em C (C++, C#), Java ou alguma outra linguagem que possa manipular o arquivo tal como o php faz com imagens, por exemplo. É possivel aplicar também algum tipo de compactação no arquivo, seja abrindo o arquivo e removendo as informações desnecessárias (tal como é feito com a otimização de imagens num site), ou aplicando a compactação de arquivos do servidor (gzip), o problema ao meu ver na segunda opção, seria o tempo gasto na descompactação e leitura do arquivo descompactado. Posso neste ponto estar falando alguma besteira, pois não sei quanto tempo essa operação demoraria para um arquivo ou para n arquivos requisitados ao mesmo tempo. Pois, usar isso em arquivos como html, php, jpg, etc... por terem um tamanho pequeno, a operação é bem rapida, mas num arquivo de video, que facilmente possuem alguns bons mb's, isso pode ser um pouco mais demorado. Uma ideia pode ser tentar entrar em contato com o adminstrador do anitube.co lá, quando um anime é postado (é feito o upload do video) ele passa por uma conversão para ficar no padrão do site (essa conversão demora alguns minutos que variam de acordo com a qualidade do video). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
renelunna 0 Denunciar post Postado Maio 10, 2013 Creio que primeiro de tudo, é feita uma verificação de extensão de arquivo, se for alguma das extensões permitidas, segue para a próxima etapa, caso contrario, o upload é recusado. Passado isso, se verifica se os tamanho do arquivo também está dentro dos limites estabelecidos, e caso não esteja, o upload é recusado. Verifica-se (ou não, vai depender do tipo de qualidade/dispositivo que pretende atender -camera de celular, webcam, etc...) as dimensões minimas desse video seja para aceitar o upload, seja para ajustar o video ao player do site. Outra verificação deve ocorrer na qualidade do video, se ele está disponivel em 240, 360, 480, etc... Se atender os requisitos considerados por quem está aceitando o upload como minimo necessário, o video é aceito e exibido para quem quiser ver dentro dos parametros que o autor do upload determinou. Muitas dessas verificações provavelmente são feitas por meio de programas feitos em C (C++, C#), Java ou alguma outra linguagem que possa manipular o arquivo tal como o php faz com imagens, por exemplo. É possivel aplicar também algum tipo de compactação no arquivo, seja abrindo o arquivo e removendo as informações desnecessárias (tal como é feito com a otimização de imagens num site), ou aplicando a compactação de arquivos do servidor (gzip), o problema ao meu ver na segunda opção, seria o tempo gasto na descompactação e leitura do arquivo descompactado. Posso neste ponto estar falando alguma besteira, pois não sei quanto tempo essa operação demoraria para um arquivo ou para n arquivos requisitados ao mesmo tempo. Pois, usar isso em arquivos como html, php, jpg, etc... por terem um tamanho pequeno, a operação é bem rapida, mas num arquivo de video, que facilmente possuem alguns bons mb's, isso pode ser um pouco mais demorado. Uma ideia pode ser tentar entrar em contato com o adminstrador do anitube.co lá, quando um anime é postado (é feito o upload do video) ele passa por uma conversão para ficar no padrão do site (essa conversão demora alguns minutos que variam de acordo com a qualidade do video). Obrigado Vinicius, de grande ajuda a sua explicação. Sigo aprendendo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites