Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Apple decreta a morte do conceito Skeumorfismo

Recommended Posts

Apple decreta a morte do conceito Skeumorfismo

 

Por: André Ricardo 09/07/2013

 

32fl1-Novo-visual-do-iOS-decreta-a-morte

 

Visual do iOS

 

Ícones com aparências de objetos reais perdem espaço no novo iOS, o sétimo, e devem cair em desuso com o tempo. Windows Phone foi pioneiro no sistema móvel

 

Lá atrás, bem nos idos dos anos de 1980, quando os computadores domésticos começavam a ganhar força no mercado, um estilo visual dominou todas as interfaces e se tornou soberano durante mais de três décadas. Conhecido pelos profissionais de design e interface gráfica como Skeumorfismo, o conceito, que imita objetos reais no cenário digital, começou a perder força com a chegada do Windows Phone e seu visual mais leve. Agora, com a sétima versão do iOS, da Apple, o Skeumorfismo deve começar a perder espaço até ser colocado no limbo virtual.

 

“É difícil afirmar que a opção de layout adotada pelas duas maiores empresas do mundo da computação seja uma jogada errada. Na verdade, o Skeumorfismo foi adotado pelo mundo digital com a intenção de fazer com que os usuários reconhecessem as funções programadas através de símbolos do mundo físico. Naturalmente, esta estética se aprimorou para diversos lados, fazendo com que designers apresentassem diferentes soluções gráficas para as interfaces. Porém, o sucesso dessas marcas pode ser atribuído a uma serie de fatores não vinculados a esses layouts, contudo, isso não significa que a beleza e intuitividade das interfaces sejam indiferentes em relação ao seu desempenho”, acredita o diretor de Arte da Mark Comunicação & Marketing, Daniel Fabbri.

 

Anunciado em um evento no início de junho, o iOS 7 segue bem a nova estética que a tecnologia leva aos usuários. Com um visual mais clean, o serviço abandonou as imagens de lixeiras, blocos de anotações, cadernos, estantes e relógios para investir em imagens mais bidimensionais, elegantes e coloridas. Porém, nem tudo são flores e nem todo mundo apoia o fim do Skeumorfismo. Até mesmo Steve Jobs era contra as mudanças que tirariam as referências visuais do sistema da Apple.

 

“A impressão que dá é que a Apple desistiu de sua linha estética e cedeu ao novo estilo “Windows” de ser. Mas isso não procede. Na minha opinião, todos estão seguindo uma tendência global de otimização de interfaces sem pai nem mãe, sem dono”, argumenta Fabbri.

 

Para ele, o mundo já está vivendo esta transformação de layout há um tempo. A rede social Facebook é um exemplo desta fase. “Sem dúvidas, o abandono do Skeumorfismo no mundo será acentuado por causa da Apple. Mas deixo a pergunta. Será que a Apple está inovando e fazendo com que o mundo venha atrás dela? Ou será que ela simplesmente percebeu isso e, como sempre, está se antecipando em relação aos seus concorrentes? Acredito mais na segunda alternativa”, diz Fabbri.


Fonte : O FLUMINENSE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não de todo moda, a nova geração já nasceu com a tecnologia e não precisa de adaptação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.