Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

walissonstud

Como funciona site como Facebook, Myspace, Twitter e entre outros

Recommended Posts

// desculpe se publiquei na área errada.

 

Galera alguém pode mim explicar um pouco da logica por traz de de sites como facebook, twitter, myspace, orkut e entre outros. Eu estudo desenvolvimento a algum tempo já desenvolvi alguns site ( para fins didáticos ), todos os sites que eu fiz forão site estáticos que para atualizar eu teria que ir na marra alterando o código fonte do site. E eu vejo sites como facebook com milhares de usuários ao mesmo tempo e tudo rolando em real-time e eu queria sabe como isso funciona a logica por traz disso. E seu que sites R7, G1, Baixaki e tecmundo utilizar por traz deles um CMS, o facebook também utilizar um CMS para gerenciar esse conteúdo todo.

 

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa pergunta sua é bem ampla...

 

Até onde sei, o facebook usa banco de dados não relacional (nosql acredito), uma vez que causaria muita lentidão fazer a checagem da integridade dos dados.

 

O site se utiliza de Ajax para ficar atualizando os posts dos usuários, provavelmente usando uma metodologia como MVC para atualizar o conteúdo, separando em camadas lógicas.

 

O sistema de atualização é baseado em assinaturas, similar ao twitter: você é amigo de tal pessoa? Então você está assinando o feed dessa pessoa e sempre que ela postar algo, esse algo aparece na timeline dos amigos.

Eventos são então disparados e usuários são notificados de mudanças, causando novas mudanças e mais perda de produtividade da população num todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, o Facebook roda um cluster de diversos serviços como php, apache e outros, o que você perguntou é: Como eles fazem pra atualizar em real time?

 

Isso é simples, o PHP roda em um servidor externo, provavelmente da própria empresa. A linguagem permite que sejam definidos eventos por funções, assim como gatilhos por bancos de dados, então a arquitetura do sistema do Facebook ou de outras redes sociais é basicamente um conjunto de servi;os interligados com bancos de dados e eventos em tempo de servidor. Assim como qualquer outra linguagem de programação.

 

Experimente o JavaScript para ver como suas aplicações web rodam em tempo real também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.