Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Auadmendes

PHP Padrão MVC

Recommended Posts

Olá desenvolvedores, sou novo em php e quero perguntar a vocês qual é a melhor opção para programar

PHP hoje, por exemplo php oo ou php oo mvc.

conto com a ajuda de todos. não sei se posso postar este tipo de coisa aqui, se não puder me avisem que eu deleto.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu acredito que o que define o padrão de desenvolvimento, ou a linguagem, ou qualquer arquitetura do projeto, é a necessidade. Seu padrão tem que resolver da melhor forma seu problema.

Como você disse que é novo no PHP, eu indico estudar as definições de orientação a objetos, e implementar usando MVC. Mas dica: Só entre pra implementação quando souber a base teórica da OO, senão você se embanana todo.

No mais, tem muito conteúdo, muita discussão de OO no PHP aqui no fórum. Dá pra pegar uma base legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Primeiramente entenda que são coisas distintas - Orientação a Objeto, PHP Orientado à Objeto e MVC.

O melhor é dificil definir, pois seria aquilo que lhe atende melhor, o que atende seu problema pode não atender o de outro, enfim você deve compreender seu problema e identificar o que melhor se aplica a ele.

A orientação à objeto é um paradigma de programação que independe de linguagem.

O PHP Orientado à Objeto, o próprio nome já diz.

Já o MVC (Model, View, Controller) é um padrão de arquitetura de software que separa a informação (e as suas regras de negócio) da interface com a qual o usuário interage.

Existe muito material aqui no fórum sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

hmvc sempre sera melhor que mvc....

pq?

Compartilhar este post

Link para o post

Fragmentar não significa, necessariamente, que a aplicação vai se tornar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

HMVC é supervalorizado e muitas vezes desnecessário.

A ideia de fazer subrequisições é overkill 90% das vezes. Você só vai fazer a requisição atravessar mais camadas.

Supondo que você tenha 3 entidades que se relacionam. Usando o MVC clássico, o caminho será:

... Controller --> Model1 --> View -> Response
               |-> Model2 -|
               |-> Model3 -|

Com HMVC, seria algo como:

... Controller1 --> Model1 --> View1 -> Response1 --------------------------------> Response
                |-> Controller2 --> Model2 -> View2 -> Response2 ----------------|
                                |-> Controller3 -> Model3 -> View3 -> Response3 -|

São raros os casos em que isso é realmente necessário e muitas vezes, ao invés de facilitar a manutenção, dificulta.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, vamos manter o foco da postagem, pois mudou totalmente.

Entendo que todos querem defender suas teorias, mas vamos manter o foco na postagem principal.

Olá desenvolvedores, sou novo em php e quero perguntar a vocês qual é a melhor opção para programar

PHP hoje, por exemplo php oo ou php oo mvc.

Como você mesmo falou, você é novo no PHP, mas não sabemos qual seu nível de conhecimento e se essa intitulação de "novo" não existe um paradigma especifico. - Você é novo na linguagem de modo geral, ou você já compreende os conceitos básicos da programação, como lógica, paradigmas como procedural?

Como já foi citado acima, OOP/POO (Object Oriented Programming – Programação Orientada a Objetos) é um paradigma de programação, análise e projeto, portanto é distinto do PHP em si, mas com suporte para implementação do mesmo.

O MVC é um modelo de desenvolvimento, não confunda. O MVC ajudaria na modelagem do sistema, separação de camadas e ajudaria a resolver alguns problemas.

Antes de tudo, se o seu “novo” é na programação no geral: Aprenda lógica de programação, aprenda a programar em PHP “comum” (procedural) utilizando de funções e tudo mais.

Depois que você se sentir mais seguro, entre na Orientação a Objetos, que por menos que pareça, ou pareça, é um assunto muito extenso, e muito mutável. Como foi dito, ele é um paradigma onde você faz dele o que quiser, então, entender a lógica de outros programadores é muito importante para você formar um “caráter” pessoal na programação.

Depois que você se sentir confortável na Orientação a Objetos, creio que automaticamente você saberá a hora de aplicar um modelo de desenvolvimento, pois com toda certeza um problema na sua aplicação irá surgir e você precisará implementar um modelo, assim como os Padrões de Projetos que certamente lhe ajudarão a resolver um problema futuro, mas tudo isso são coisas naturais que você irá aprender na ordem que vai descobrindo. Apenas leia, estude e se esforce.

Compartilhar este post

Link para o post

#14, não creio que isso é um desvio de assunto, afinal, trata-se do MVC e de suas variações.

Se o autor do tópico deseja aprender mais sobre este famigerado padrão de arquitetura, é bom entender que não existe apenas uma forma de atingi-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

#14, não creio que isso é um desvio de assunto, afinal, trata-se do MVC e de suas variações.

Se o autor do tópico deseja aprender mais sobre este famigerado padrão de arquitetura, é bom entender que não existe apenas uma forma de atingi-lo.

Na realidade é um desvio. Estou falando que o membro é novo, e isso só confundiria ele.

Veja as postagens, grande parte delas é sobre discussão de membros sobre o HMVC ou o porque utilizar, mas em algum momento se interessaram em saber se o criador da postagem tem conhecimento sobre isso? Ou se ele já está no nível para entrar nesse assunto?

Compartilhar este post

Link para o post

http://forum.imasters.com.br/topic/479646-boas-praticas-php/?p=1907012

[...]se ele já está no nível para entrar nesse assunto?

Não é, necessariamente, ruim se ele não estiver no nível do assunto. Pois ele poderá perguntar "o que é" e "o que deve fazer" para chegar no nível do assunto. Não acha?

Um tempo atrás, passei uma linha de estudos, a que eu acho interessante seguir, não necessariamente a melhor. Foi bem aceita, talvez ainda possa ajudar.

http://forum.imasters.com.br/topic/479646-boas-praticas-php/?p=1907012

Acho que o principal já foi dito lá no início do tópico. Ele deve buscar o padrão que lhe atende melhor. Mas pra saber qual padrão poderá ser o melhor, ele precisa conhecer um pouco de cada, os pontos positivos e negativos.

O padrão MVC é bastante utilizado, mas nem sempre é o melhor que está sendo empregado. As vezes, é utilizado porque vários dos programadores apenas querem "o é mais utilizado".

Acho que é essa a hora de informarmos os padrões que podem ser utilizados, sempre dependendo do projeto que será desenvolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.