Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Apenas Eu

Tabelinha por ordem crescente

Recommended Posts

Ola!

Como posso fazer, uma tabelinha em html mesmo, ou xml (precisaria dum tutorial), na qual os valores aparecem automaticamente por ordem crescente?

A que uso atualmente eu fiz uma gambiarra. Por se tratar duma tabela de classificação de posição de pilotos de F1, há uma coluna com as posições de 1 a 22, outra com o nome de cada um e por fim a outra coluna de pontos. Então, eu fiz uma tabela, com 1 coluna com as posições, e outra tabela separada com os nomes e pontos. Daí eu usava a opção Ordenar tabelas do Dreamheaver, mas é meio ruim fazer tabelas assim. É cheio de frescurinhas.

Queria fazer uma tabela só e que a coluna de "posições" ficasse na ordem fixa, e portanto, só alterando a ordem dos pilotos, de quem mais fez ponto ao que menos fez.

Ja pesquisei anos atrás sobre isso, e essa foi a melhor técnica que encontrei :)

Muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente....

Crie uma tabela com os campos(ex.):

id-piloto nome-piloto pontos-piloto

Cadastre todos os pilotos com pontos e faça um select ordenando pela pontuação.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Estou até com vergonha em dizer, que não consegui nada. Na realidade eu nunca fiz isso, nem sei colocar essas IDs conforme o Marcos falou. Acho que precisaria dum tutorial que comece isso do 0.

Eu ja fiz uma vez uma tabela em xml. Mas faz muitos anos, era só para aprender. Como fiz só uma aquela vez, não faço menor ideia como fazer de novo :(

Compartilhar este post

Link para o post

Blz, mas num é falta de pesquisar não. O tempo é muito curto, por isso muitas vezes recorro ajuda aqui. Algumas vezes o que encontro e tento aprender não exatamente o que preciso. Pode até se dizer que é uma coisa nova que aprendi, mas se não for usar de imediato, dificilmente eu vou memorizar.

Essa questão de SQL sempre me deparo com ela, tenho vontade de aprender mas ainda não consegui. Ja tentei até ler as matérias que encontrei, mas devido ao tempo limitado, não consegui me aprofundar. Mas visto que se tornou necessário para as funcionalidades do site, aí não tem jeito.

Eu vou ver o que consigo. Se eu conseguir aprender a fazer as tabelas com SQL e as ID´s que vc citou e o ASC do Lucas, eu volto aqui para falar o resultado. Muito obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou explicar do meu jeito.

Quando criamos uma tabelas temos diversos campos. Um exemplo no seu caso:

#tabela piloto
id_piloto (chave primaria)
nome_piloto
pontos_piloto
equipe_piloto

Vou comentar sobre o id do piloto.

Em muitas tabelas (quase 100% kkk) quando se tem uma chave primária,estamos dizendo que

esse campo não pode ter mais de um registro com o mesmo valor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_prim%C3%A1ria

http://www.1keydata.com/pt/sql/sql-chave-primaria.php

Um exemplo tosco:

Uma tabela com o campo CPF. CPF refere-se a uma pessoa, é e deve único.

Outro exemplo. Você precisa localizar, atualizar ou excluir um campo, esse campo id_piloto (poderia ser outro nome também, tipo codigo_piloto) será a referência pra localizá-lo atualizá-lo e apagá-lo.

Leitura também recomendada

http://www.luis.blog.br/chave%20primaria-chave-estrangeira-e-candidata.aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, Certo. Muito bom. Obrigado....

Pelo menos essa questão de chave, é familiar com as que precisa usar no access.

Mas para montar uma tabela assim, que editor vc recomendaria? Por acaso o access daria certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Dar certo até dá, mas nunca mexi com PHP e Acess. Nem considero Acess como banco de dados, acho que tá mais pra dados em formato de tabela kk.

Eu utilizaria Mysql ohhhhh. Existem interfaces gráfica(phpmyadm, sqlbuddy,webgrind) que rodam pelo navegador, fica fácil pra você criar as suas tabelas.

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja dei umas fuçadas la, eu tenho aki, mas ainda nao consegui entender direito como funciona.

eu vou fazer assim. Quando chegar a vez de voltar a mecher com essas coisas de tabela no meu site, eu tenho dar umas mexidas de novo, busco tutoriais, além das dicas que o pessoal já deu. As vezes nem é tão complicado assim. É como se diz né: Uma coisa por vez :)

Essa semana, com ajuda de colega de uma video aula, eu criei minha primeira tabela SQL heheheh, para fazer um banco de dados de videos. Já é alguma coisa né?!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.