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Eduardo Santana

Organização De Rack | Telefonia E Dados

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Bom Dia A Todos, primeiramente peço desculpas se estou postando no local errado, procurei no fórum e não achei um local mais apropriado que este

bom...vamos la ao pepino problema, sou estagiário em uma empresa a 1 ano na área de suporte e agora me passaram a tarefa de cuidar do CPD.

meu gestor entende bastante de redes porém não tem tenho de realizar esta função pois tem outros compromissos.

o problema é o seguinte, temos 1 rack aonde distribuímos todos os dados de comunicação e telefonia para todos os funcionários ( 100 funcionários) então são 2 pontos por funcionários (internet+telefone) e em salas especial tem 5 pontos de rede (sala de reunião, salas de diretores).

o antigo funcionário que cuidava do CPD não ligava muito, porém eu ligo, este rack esta uma tremenda bagunça, alguns cabos esta identificados por números porém outros não, oque dificulta a manutenção.

cada vez que um funcionário muda de baia tenho que fazer a alteração de ramal no rack, que acaba sendo muito demorado e trabalho por conta da bagunça que esta.

estou determinado a arrumar o rack, porém como sou estagia rio não posso vim trabalhar de final de semana (quando não tem ninguém na empresa) então fica muito difícil ficar desligando e ligando os ramais dos funcionários.

então queria umas dias para poder fazer isto aos poucos e também como manter organizado e dar uma fácil manutenção quando precisar

 

http://img27.imageshack.us/img27/9837/h6um.jpg

 

http://imageshack.us/a/img849/9958/38nu.jpg

 

http://imageshack.us/a/img6/3823/5zdy.jpg

 

http://imageshack.us/photo/my-images/268/x3ea.jpg/

 

http://imageshack.us/a/img14/7785/tr7v.jpg

 

http://imageshack.us/a/img6/8144/pfp2.jpg

 

http://imageshack.us/a/img543/9253/705e.jpg

 

http://imageshack.us/a/img822/9881/zv4j.jpg

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A primeira coisa que muita gente pensa na hora que vê um negócio destes é "vamos desplugar tudo e refazer tudo no final de semana" mas não é bem assim que funciona, as dicas de minha parte são as seguintes:

 

1) Não desconectar nada sem saber o que liga o que: descobrir se existem sub-redes, quais cabos são interligações entre switchs, servidores, se existirem.

2) Documentar os pontos ativos: papel, caneta e durex na mão, documentar os cabos que estão ligados no switch e qual é a referência deles no voice panel do rack, posteriormente fazer isso com as baias e switch, assim você saberá qual é a ligação da baia com o voice panel.

3) Se o switch for gerenciavel você consegue identificar qual qual ip esta ligado a qual porta dele, com isso você pode identificar quem esta ligado a qual porta e identificar a baixa X voice panel X switch (conforme dica 2).

4) Se não for gerenciável é possível descobrir quem esta ligado a qual retirando o cabo do pc da pessoa e olhando no switch qual porta apagou (papel e caneta na mão!).

5) Se tiver que utilizar a tática de desligar os cabos procure fazer isso no melhor horário (hora do almoço), ou agendar isso com os funcionários (preciso olhar o seu ponto de rede, assim que você não for usar o pc pode me dar uma ligadinha?).

6) Documente primeiro os pontos de rede que não há ninguém conectado, você pode testar colocando um notebook ou um testador de cabos no lugar, no caso do notebook você pode fixar o ip (um ip que ninguém esteja utilizando) e dar um ping para este ip na maquina ao lado do rack, se ja pingar de cara o cabo ja esta ligado no rack com a lista de portas acesas na mão antes de ligar o notebook na rede você pode identificar qual ascendeu.

7) para Organizar os cabos atrás do rack caso exista apenas uma rede, aconselho a separa-los por tamanho, assim vai ser mais fácil enrolar o excesso e junta-los com fita Hellermann.

8) Ter a mão um testador de cabos para verificar crimpagem das ponteiras rj45.

 

Bem acho que isso ajuda um pouco...

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vlw pelas dicas Edultra, vou te confessar que nunca pensei em fazer isto no horario de almoço :P

vou tentar elaborar um plano utilizando estas dicas, a unica foi que consegui fazer foi mudar a cor dos cabos

verde = telefone normal

azul = internet (dados)

amarelo = telefone 0800 (aqui tem alguns 0800 dentro da empresa)

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