Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Braddock

Links Dinâmicos prejudicam SEO?

Recommended Posts

Fala galera. Tenho uma dúvida sobre os links dinâmicos usados em php.

Quando estruturo minha pagina com includes separando-a em varias outras páginas.

Ao usar o include, ao usar um link dinâmico para atualizar apenas uma parte de meu site, o TITLE será mantido, pois estou atualizando apenas o conteúdo e não a estrutura, o front end.

Isso é correto? Tem alguma vantagem? Devo realmente atualizar a pagina toda, fazer várias cópias?

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem problema, o nível de informações será processada da mesma forma. Mais se puder melhorar seu link dinâmico para url amigável, isso ajuda bastante na indexação.

Compartilhar este post

Link para o post

Correto, mesmo aplicando os conceitos de URLs amigáveis minha pagina continua com o mesmo título.

Entendo que para alguns menus isso não faz diferença, por ex o site http://olhardigital.uol.com.br/home, o título é o mesmo para o primeiro nível de menus (noticias videos downloads) porém assim que um link de uma noticia específica é acessado o TITLE da página é alterado e tem o mesmo nome/cabeçalho da notícia.

Minha dúvida esta aí, como proceder para continuar usando os includes para estruturar o site e poder fazer essa alteração do TITLE da página quando for necessário, não foi feito em javascript pelo que vi, nesses casos é realmente criada uma nova página?

Grato novamente

Compartilhar este post

Link para o post

Não preicsa. Você precisa avaliar e saber como é que você pegar esse Título, você pode por exemplo, dentro das tags <title> colocar um $_GET responsável por conter o titulo

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente como o amigo acima falou, aqui no header a gente sempre faz o get do slug do titulo e joga no title, isso melhora muito em S.E.O

Por exemplo:

http://testedasilva.com.br/noticias

No header dessa pagina ficará:

<title><?php echo $_GET['title']; ?> 

------

sacou?

é a melhor forma de resolver o problema :p

Compartilhar este post

Link para o post

[...]aqui no header a gente sempre faz o get do slug do titulo e joga no title, isso melhora muito em S.E.O

Sim, mas não é a única forma e não é a mais recomendada. Não é uma obrigatoriedade e nem uma necessidade ter um title específico por página.

Se for analisar o DOM e as especificações da W3C, o que realmente define qual é o conteúdo apresentado do documento, é o H1

O H1 é a prioridade, falando-se em títulos de página, para nomear em SEO. Você pode ter o mesmo title em todas as páginas e nomear apenas pela H1 (que deve haver um e apenas um por página).

Sobre a url dinâmica, é sempre importante definir a URL canônica (quando houver mais de um acesso para uma única página). Eu fiz um questionamento na área de SEO uns tempos atrás sobre caracteres especiais na url e o seu impacto.

http://forum.imasters.com.br/topic/467470-ulr-com-caracteres-especiais/

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Heming, no HTML 5 é permitido o uso indiscriminado de Hn pela página. Perdendo um pouco esse peso.

Foi bem lembrado o uso de URL's canônicas.

Sugestãozinha... https://developers.google.com/webmasters/ajax-crawling/

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lembrando Evandro Oliveira.

O uso indiscriminado, limita-se a um H1 por header/seção do site. O qual resolve um problema sério do HTML 4 (aonde não há distinções de seções, apenas uma seção em todo o DOM), aonde você poderia ter vários assuntos dentro de uma única página, mas não poderia definir os títulos referentes as seções do site, pois elas "não existiam".

No caso do HTML 5, você pode ter apenas um header para o site, mas pode haver N seções e artigos. Cada artigo pode conter seu próprio header (que em consequência possui um titulo (heading)) e cada seção possui o seu título (heading).

Mais sobre o assunto pode ser lido nos seguintes links:
The header element
The section element

Compartilhar este post

Link para o post

Certo li tbm um artigo de um pessoal responsável pelo setor no google e eles dizem coisas interessantes, a questão ainda não foi resolvida, o mais certo até agora foi o que o amigo Vinicius Gambeta disse?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Você pode fazer uma análise da versão que você está usando do HTML (4 ou 5) e o que seria mais simples.

O mais indicado seria criar o heading (seguindo o lado da semântica, com tudo que lhe é permitido/exigido):

HTML 4:

- Criar o heading do document (H1) com o título desejado.

HTML 5:

- Criar o elemento header para a página (em geral) e o seu H1.

Caso você ache mais fácil somente alterar o título da tag title, utilize PHP, pois alguns motores de busca ignoram páginas aonde o title é alterado por javascript.

Compartilhar este post

Link para o post

blz galera?

Bom resolvido realmente dessa maneira:

Na index, ou no caso no meu header que vai ser importado para a index eu coloquei

<title> <?php echo (isset($title)) ? $title : 'Meu Titulo' ?></title> 

E nas páginas que serão carregadas eu adicionei

<?php 
$title = 'Serviços | Minha Empresa'; 
include("template/header.php")
?>

Não sei se a maneira é correta porém deu certo para o que eu queria.

Uma outra coisa agora é a respeito dos links dinâmicos.

Na minha pagina para trabalhar com os links eu add o seguinte codigo

<?php

$page = @$_GET['page'];
 if (isset($page))
 {
	$path = 'nav/'.$page.'.php';	 

if (file_exists($path))
	{
		include('nav/'.$page.'.php');	 
	}
	else
	{
		echo 'Desculpe mas a pagina nao pode ser exibida';
	}
 }
 else
 {
	 echo 'BEM VINDO';
 }

?>

e nos links obviamente(arquivo dentro da pasta nav que vai ser dado um import para o header:

<ul>
 <li><p><a href="index.php">HOME</a></p></li>
 <li><p><a href="index.php?page=cadastra-cidade">Cadastrar Cidade</a></p></li>
 <li><p><a href="index.php?page=cadastra-contato">Cadastrar Contato</a></p></li>
 <li><p><a href="index.php?page=lista-contatos">Listar Contatos</a></p></li>
 <li><p><a href="index.php?page=localizar-contato">Localizar Contato</a></p></li>
</ul>

Eu coloquei o @ pq não consegui tratar a questão de estar pegando a pagina de certa forma logo de inicio, não absorvi direito como tratar esse tipo de coisa. E a pasta /nav é onde coloquei algumas paginas que serão chamadas pelo menu simples. Só um teste mesmo, funcionou tudo porem ...

A nova questão é, esse código é válido ? está todo errado? Porque utilizar esse tipo de link dinâmico ...

Quando eu devo usar esse tipo de link ( ?id= ) e quando ele é dispensável.

Fico extremamente grato pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

if (isset($_GET['page'])) {
     $page = $_GET['page']

A nova questão é, esse código é válido ? está todo errado?

Sim, é válido. Não está errado, só existem N formas de se fazer a mesma coisa.

Porque utilizar esse tipo de link dinâmico ...

Não diria "esse tipo". Mas sempre ajuda na reutilização de código e templates.

Quando eu devo usar esse tipo de link ( ?id= ) e quando ele é dispensável.

Este "link", que não é bem um link, chama-se query string. É bem importante entender o que é e quais são os seus tipos. Sugiro a leitura deste post:

Querystring - O Que É E Como Utilizar

A ideia do SEO é simples, muito simples pra falar a verdade. A grosso modo falando, é o seu site ser auto explicativo. E para chegar a esse ponto, deve colocar tudo em seu devido lugar (tags, blocos, descrições, caminhos).

As URLs amigáveis, por outro lado, é uma forma de tornar o endereço do seu site facilmente compreensível por seres humanos. Ambas podem se complementar, mas não é uma necessidade (se for analisar a fundo, o Google teve "indícios" que estava ignorando URLs reescritas) .

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.