Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

matheus-rlz

Linux ou Windows ? vale a pena migrar de S.O.

Recommended Posts

olá galera, estou pensando seriamente em migrar de win7 para Ubuntu. o que vcs acham ??

eu teria como executar meu photoshop, corel, indesign, vegas e diversos outros softwares que tenho no windows 7 no linux ???

será que vale a pena fazer essa migração ??

valeuu :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai depender muito de como você trabalha e se está disposto a usar ferramentas equivalentes quando não houver a versão para linux.

Alguns falam de usar um emulador (wine) para executar programas windows no linux.

Bom, alguns programas rodam até que bem, outros dão mais trabalho para fazer rodar e outros simplesmente não rodam.

Recomendo primeiro, você começar a usar alguns programas que já possuem versões para ambas plataformas e efetuam as mesmas funções de programas mais consagrados no windows, tais como:

Photoshop -> Gimp

Corel Draw -> Inkscape

Não conheco o indesign, e o vegas se não me engano é para edição de video, correto ?

Se for isso, existem muitos programas para linux que fazem isso, bastará ver qual deles mais se assemelha com o vegas ou que executa as mesmas funções que você usa.

Migrei em definitivo para linux (Ubuntu) há pouco mais de um ano e não tenho do que me queixar.

Mas antes da migração, fiz primeiro a adaptação para as ferramentas equivalentes e vi quais me serviam melhor para quando migrasse, não sentir grandes impactos na mudança.

Compartilhar este post

Link para o post

Você precisa saber que haverá diferenças (e muita gente não entende isso...). Exemplo: no Gimp, muita coisa tem que ser feita "na unha", ele possui layers styles (estilos de camada), mas não é idêntico ao Photoshop. O mesmo vale pro Inkscape... se bem que, na minha opinião, considero-o muito melhor do que o Corel.

É como o Vinícius disse, experimentar os programas, antes de fazer a migração. Inclusive, há versões portáteis deles, que você pode instalar em pendrive, se quiser.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai depender muito de como você trabalha e se está disposto a usar ferramentas equivalentes quando não houver a versão para linux.

Alguns falam de usar um emulador (wine) para executar programas windows no linux.

Bom, alguns programas rodam até que bem, outros dão mais trabalho para fazer rodar e outros simplesmente não rodam.

Recomendo primeiro, você começar a usar alguns programas que já possuem versões para ambas plataformas e efetuam as mesmas funções de programas mais consagrados no windows, tais como:

Photoshop -> Gimp

Corel Draw -> Inkscape

Não conheco o indesign, e o vegas se não me engano é para edição de video, correto ?

Se for isso, existem muitos programas para linux que fazem isso, bastará ver qual deles mais se assemelha com o vegas ou que executa as mesmas funções que você usa.

Migrei em definitivo para linux (Ubuntu) há pouco mais de um ano e não tenho do que me queixar.

Mas antes da migração, fiz primeiro a adaptação para as ferramentas equivalentes e vi quais me serviam melhor para quando migrasse, não sentir grandes impactos na mudança.

Poise mano, nao pretendo ter que (re)aprender a mexer em tudo novamente

eu gosto do ubuntu porque é rápido e a interface é atrativa, mas se tiver que me desfazer dos softwares que utilizo normalmente, então nem eras :\

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.