Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zoação

É possível "criptografar" meu código JS ?

Recommended Posts

Já vi muitos posts na internet dizendo que é possível codificar meu código JS. Por isso gostaria de saber se isto é realmente possível e como faço?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

apesar de tecnicamente possível, é completamente inútil.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode utilizar algoritmos de criptografia como AES e outros, mas para ler esses scripts uma hora ou outra você vai ter que descriptografá-los, e quando fizer isto o navegador vai exibir o arquivo original.

Então cito o William, é possível, mas é inútil.

Compartilhar este post

Link para o post

O que estou querendo saber é se há como "escrever o código" de uma forma que não fosse reconhecido... como se codificasse o código... os dados seriam exibidos normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

@Zoação, não. Não há.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uns meios de ofuscação de código e etc e tal, mas cara, uma hora ou outra você vai ter que ler este código...

Então Khaos,

veja só:

O fato é que eu iria "enviar para o meu servidor" o código "ofuscado", porém, terei em meu mainframe interno ele "aberto" para que pudesse ver perfeitamente ele e alterar sempre que necessário ...

:)

@Zoação, não. Não há.

Imaginei que houvesse, pois já abri alguns códigos de páginas e eram coisas totalmente irreconhecíveis... pelo menos era o que parecia rs

:D

Compartilhar este post

Link para o post

O fato é que eu iria "enviar para o meu servidor" o código "ofuscado", porém, terei em meu mainframe interno ele "aberto" para que pudesse ver perfeitamente ele e alterar sempre que necessário ...

Mas e na hora de ler no site?

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uns meios de ofuscação de código e etc e tal, mas cara, uma hora ou outra você vai ter que ler este código...

então Khaos,

Veja só, eu irei somente "ler" através do original que estará no mainframe da empresa e não no servidor para internet, onde estará o site para navegação ... entende?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, essa parte eu entendi, mas a partir do momento que seu site referencia o mainframe da empresa para buscar o código ele precisa estar em formato legível e, portanto, será exibido ao usuário normalmente... Ter ele no site de um jeito e no mainframe de outro não vai influenciar em nada, porque você vai ter que referenciar o original no seu site para que ele seja lido.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro post sobre isso...

A verdade é que a natureza do JavaScript, HTML e CSS é publica. São códigos preparados para rodar no client-side. Não existe motivo real para tentar protege-los.

Vejo apenas uma situação onde proteger o código seja necessário, que é quando a regra de negócio está embutida nele. Mas nesse caso, se a regra de negócio está no client-side o erro está inteiramente no design do software.

Alguns obfuscadores de código o tornam maior e mais lento, é preciso procurar por minimizadores de código, o efeito final é semelhante, o código fica quase imcompreensível, no entanto o foco é no tamanho do arquivo e não em sua segurança.

Além disso nos dias atuais pensar em proteger JavaScript é falta de se atualizar e ver que existem tantos códigos prontos e repositórios de alta qualidade que ninguém vai querer "roubar" scripts.

Compartilhar este post

Link para o post

Obfuscação é o meio mais adequado.

Mas só aplique isso caso queira dificultar a leitura e compreensão dos scripts..

Se o intuito for proteger a propriedade intelectual de algoritmos pobres, então está perdendo tempo com isso.

Normalmente é em aplicações que exigem maior segurança ou casos mais simples como uma página que faz streamming multimedia (audio, video) geralmente pagos e quando há algum algoritmo que custou muito para desenvolver.

Note também que terá um trabalho a mais para depurar os códigos online, pois, o comportamento e dados podem divergir entre o ambiente local de desenvolvimento (o tal do mainframe) e o ambiente de produção.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.