Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bruno_pascal

DbGrid e sua ScrollBar

Recommended Posts

Boa noite a todos deste fórum

 

Estou dando meus primeiros passos em programação delphi e estou com uma dúvida que me incomoda e que por sinal ainda não consegui achar na net uma solução concreta para o problema.

 

Só para exemplificar de forma simples : criei um banco de dados mysql onde desejo visualizar todos os nomes de pessoa em um dbgrid do delphi 7 contido no formulário. Porém, quando estou em modo de execução do programa , ao clicar na barra de rolagem vertical do dbgrid , ele "pula" do primeiro para o último registro e isso acaba se tornando um efeito indesejável , pois gostaria que ao clicar na barra de rolagem fossem exibidos os nomes selecionados um a um , como nos botões que criei de anterior e próximo.

 

Alguém poderia me dizer em forma de código o procedimento para solucionar este problema? Estou começando a aprender o delphi e fico muito agradecido se alguém souber e puder ajudar .

 

Desde já obrigado a todos .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não sei porque acontece esse problema com o DBgrid. Não sei se é algum bug, se falta algum código ou se é preciso fazer algum procedimento em design time, para que os dados sejam exibidos um a um assim que for clicada a barra de rolagem vertical do DBGrid.

 

Estou aprendendo programação em delphi e por isso não tenho nenhuma noção de como usar o listview. Parece que para carregar os dados no DBGrid é diferente, tem que lidar com colunas e linhas e além disso até os botões anterior e próximo muda a codificação. Eu gostaria de poder criar uma tabela semelhante ao DBGrid com barras de rolagem vertical e horizontal carregando os dados do meu banco de dados mysql, e que quando eu clicasse na barra de rolagem vertical que fosse exibida a linha selecionada uma a uma. Será que isso é viável no listview?