Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Anderson Danilo

MVC e Camada de Serviço (Service Layer)

Recommended Posts

Estou utilizando um framework PHP, porém em alguns projetos que envolvem processos complexos em alguns casos eu fazia estes processos no "Model", em outros casos eu fazia no "Controller" (o que eu admito ser uma grande besteira, pois o código fica preso aquele controller).

 

No caso do modelo eu fazia processos como:

- ao salvar pendencia, cadastrar todas as cobranças, enviar email para o cliente e etc (eu não fazia tudo isso mas estava pensando em fazer)

 

Tudo bem quando você que fez o código, você sabe que ele vai cadastrar as cobranças juntos e não é necessário cadastrar a cobrança, mas quando outra pessoa vai alterar seu código ela pode esperar que o médodo "Salvar Pendência" apenas salve a pendência e não todas as cobranças.

 

Nesse final de semana, pensei na possibilidade de unir o MVC (que eu gosto muito) com uma camada de serviço que me é muito necessário, será que isso pode causar algum impacto aos objetivos do "MVC"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Service pode ser uma sub camada de Model. Model não é uma classe, é uma camada que pode possuir muitos níveis. Eu acho errado nomes como CobrancaModel, PedenciaModel e SalvarPendenciaService, para mim faz mais sentido apenas Model\Cobranca, Model\Pendencia, Model\Service\SalvarPendencia, Model\Service\EnviarEmail, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.