Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

phelder

DBedit (problem)

Recommended Posts

Ola, sou novo no delphi, preciso fazer o calculo de idade de uma pessoa, tenho no form um dbedit que recebe uma data de nascimento, ate ai blz, inseri mascara e tal, ate ai blz, no momento em que eu vou fazer o calculo aprece um erro 1///9/171, e foi digitado 01/09/1971.

Obs: faco o calculo assim

chamo uma funcao

dbeditidade.text := inttostr(obteridade(dbeditnasc.text)); ak aparece o erro 9///171

gratoooo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, obrigado por responder, Roberto nem sai dai, mudei o dbedit para um maskedit com mascara, mudando a chamada da função onde era DBeditnasc por maskNasc e roda certinho, aparecendo a idade perfeito, mas com o dbedit da o erro descrito acima, se eu usar o maskedit como gravo essa idade no banco pode ser feito...já q com o dbedit ta dando erro grato

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, testando ak descobri que se for digitado no DBEditNasc uma data tipo 10/10/1971, passa ok e a idade e calculada, mas se digitar uma data 01/01/1971 da o erro /1///171, como se os zero não existissem...q faço grato

Compartilhar este post

Link para o post

Me diga uma coisa, o que essa função obteridade faz? Não seria mais simples para calcular a idade usar as próprias funções do delphi? Considerando que você terá a data de nascimento e quer saber a idade da pessoa comparando a data atual, bastaria chamar esta função do dateutils:

dbeditidade.text := IntToStr(YearsBetween(Now, GetData(Valor)));

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal obrigado pela atenção, como sou novo no Delphi estou apanhando..veja tenho um dbedit que recebe uma data, bom ate ai, se esta data for digitada assim 01//01/1971 aparece /1///171 seria como se os zeros não contasse, coloquei outra data 10/01/1971 aparece 1/01//791, coloquei outra data 10/10/1971 passou certinho mostrou a idade como tinha que ser.

o problema deve estar no dbedit, grato...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema pode estar na formatação do seu componente... aparentemente, quando digita datas com valores entre 1 e 9 para o dia/mês, a data perde a formatação e fica zoada... então, vamos por partes... a primeira questão é: o que faz a função obteridade, que você está usando? Poste o código dela por favor para analisarmos.

Em segundo lugar, se o que quer é calcular o tempo em anos, a função que passei antes é uma boa pedida, só esqueci de colocar o código da função GetData, que uso para formatar uma data no formato "YYYY-MM-DD" para "DD/MM/YYYY".

{ Pega a data recebida como YYYY-MM-DD e transforma numa data válida para uso no Delphi }
    Function GetData(Valor:Variant):TDateTime;
    var vFormatSettings: TFormatSettings;
    begin
         vFormatSettings.ShortDateFormat := 'YYYY-MM-DD';
         vFormatSettings.DateSeparator := '-';
       Result := StrToDate(Valor, vFormatSettings);
    end;

dbeditidade.text := IntToStr(YearsBetween(Now, GetData('2013-01-01'));

No caso acima, eu precisei formatar uma string numa data válida para trabalhar, pois o arquivo que recebia trabalhava com datas num formato diferente das configurações regionais da máquina.

Um problema que já tive com maskedits é que as vezes a máscara fica zoada conforme a forma que você a declara no componente... por isso que, para receber campos de data eu prefiro usar o DateTimePicker da Win32 (Delphi 7), que já te devolve um valor TDateTime quando o usa. Considerando que usasse o DateTimePicker para o usuário informar a data de nascimento, tudo o que precisaria pra capturar a idade seria:

dbeditidade.text := IntToStr(YearsBetween(Now, DateTimerPicker1.Date));

Com a vantagem de ter um componente que já trás um calendário embutido pro usuário poder selecionar a data.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Chrnos, obrigado pela atenção, fiz assim no DbEditNasc coloquei

var

datat: TDataTime;

begin

data:= StrToDate(DbEditNasc);

DbEditIdade := IntToStr(YearBetween(Now, data));

end;

então se digitar no DbEditNasc 10/10/1971 OK idade certinha, mas se digitar 01/01/1971 ou 10/01/1971 erro, vc esta certo fica zoado se tiver zero no dia ou mês ... q faço. Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Tente fazer o seguinte:

var
   dAux: TDateTime;
   format : TFormatSettings;
begin
    format.ShortDateFormat := 'dd/mm/yyyy';
    format.DateSeparator      := '/';
   dAux:= StrToDate(DbEditNasc, format);

DbEditIdade := IntToStr(YearBetween(Now, dAux));

end;

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, grato pela ajuda, dando uma olhada ak mudei no próprio Windows la estava d/m/aa mudei para dd/mm/aaaa e funcionou grato...

Legal, as configurações regionais da máquina as vezes pregam estas peças na gente mesmo... por isso tinha te passado o código anterior, que mudaria a configuração regional temporariamente pra efetuar o cálculo (a variável format do tipo TFormatSettings seria usado pra isso).

Só lembre-se que o mesmo problema poderá ocorrer no computador do cliente... no mais, sucesso e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.