Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

miqueiasrafael

[ Download de PDF ] por ID dinamicamente em PHP e mysql

Recommended Posts

Senhores, estou tendo dificuldades pra fazer o download de arquivos PDF cadastrados no banco dinamicamente por ID segue o código

$sql = "SELECT prod_pdf FROM form_produtos WHERE prod_id = 'id'";

$res = mysql_query($sql) or die('Erro ao selecionar arquivo: ' . mysql_error());

$conta = mysql_num_rows($res);

if ($conta == 1) {

$dados = mysql_fetch_object($res);

header("Content-disposition: attachment; filename=_Ficha-Tecnica.pdf"); //Nome do arquivo pdf

header("Content-type: application/pdf;"); //header("Content-type: application/pdf");

readfile("../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/'. $conta->prod_id .'"); // Data download

} else {

echo '<script> alert("Arquivo não encontrado!");</script>';

}

alguém pode me ajudar?

Alguém tem alguma dica?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo não funcionou não olha aí a mensagem que o adobe gerou, sendo que se eu abrir o mesmo arquivo sem passar pela aplicação ele abre normalmente, mostrando assim que tá tudo certo com o programa e o arquivo.

Mas enfim o código que tá com erro mesmo!

olha aí a mensagem:

"O Adobe reader não pode abrir o 'arquivo_teste.pdf' porque não há suporte a esse tipo de arquivo ou ele foi danificado ( por exemplo, foi enviado como anexo de e-mail e não foi decodificado corretamente)."

Compartilhar este post

Link para o post

Em readfile você precisa informar um arquivo válido, pelo seu código o PDF que está sendo lido não tem a extensão... :assobiando:

readfile("../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/'. $conta->prod_id .'[extensão?]");

Pode verificar também se o arquivo existe, com file_exists...

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo de Tarso F. M, sempre que removo o comentário do código aparece essa mensagem abaixo:

Notice: Array to string conversion na linha 266

// Segue a linha 266 apontando a conversão da variável $sendPDF, pois acho  que fiz errado!
$sql = mysql_query("INSERT INTO form_produtos VALUES ('', '" . $titulo . "', '" . $email . "', '" . $nome_imagem . "', '" . $sendPDF . "')");

e outra fiz o procedimento que você tinha dito, mas também não funcionou!

readfile("../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/'. $conta->prod_id .'[.pdf]");

Gerou a seguinte mensagem:

===================== Mensagem do adobe ========================

"O Adobe reader não pode abrir o 'arquivo_teste.pdf' porque não há suporte a esse tipo de arquivo ou ele foi danificado ( por exemplo, foi enviado como anexo de e-mail e não foi decodificado corretamente)."

===============================================================

Porém tinha mencionado a extensão nessa linha abaixo:

header("Content-disposition: attachment; filename=_Ficha-Tecnica.pdf");

a código até baixa o arquivo PDF mas não abre!

Alguém teria um exemplo de UPLOAD e DOWNLOAD de arquivos PDF's? utilizando PHP e MYSQL?

Paulo de Tarso F. M, sempre que removo o comentário do código aparece essa mensagem abaixo:

Notice: Array to string conversion na linha 266

// Segue a linha 266 apontando a conversão da variável $sendPDF, pois acho  que fiz errado!
$sql = mysql_query("INSERT INTO form_produtos VALUES ('', '" . $titulo . "', '" . $email . "', '" . $nome_imagem . "', '" . $sendPDF . "')");

e outra fiz o procedimento que você tinha dito, mas também não funcionou!

readfile("../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/'. $conta->prod_id .'[.pdf]");

Gerou a seguinte mensagem:

Porém tinha mencionado a extensão nessa linha abaixo:

header("Content-disposition: attachment; filename=_Ficha-Tecnica.pdf");

a código até baixa o arquivo PDF mas não abre!

Alguém teria um exemplo de UPLOAD e DOWNLOAD de arquivos PDF's? utilizando PHP e MYSQL?

Aí galera código ainda está assim!

$sql = "SELECT prod_pdf FROM form_produtos WHERE  prod_id = 'id'";
$res = mysql_query($sql) or die('Erro ao selecionar arquivo: ' . mysql_error());

if ($conta == 1) {

header("Content-disposition: attachment; filename=_Ficha-Tecnica.pdf"); //Nome do arquivo pdf
    header("Content-type: application/pdf;"); //header("Content-type: application/pdf");  header("Content-type: application/x-msdownload;");
    readfile("../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/'. $conta->prod_id .'.pdf"); // Data download
} else {
}

e gerou a seguinte mensagem:

"O Adobe reader não pode abrir o  'arquivo_teste.pdf' porque não há suporte a esse tipo de arquivo ou ele foi danificado ( por exemplo, foi enviado como anexo de e-mail e não foi decodificado corretamente)."

Alguém pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora acho que o problema esteja relacionado com abertura de aspas... :assobiando: Tente trocar por isso (a ordem de alguns headers não interfere, apenas coloquei assim porque costumo deixar assim, ok?):

$sql = "SELECT prod_pdf FROM form_produtos WHERE  prod_id = '$id'";

if ($conta == 1) {
    $arquivo = "../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/". $dados->prod_id . ".pdf";

if(!file_exists($arquivo)) {
        die("Arquivo ".$arquivo." não encontrado!");
    }

header("Content-type: application/pdf");

// Nome do arquivo PDF que será baixado, é assim que aparecerá para o usuário na caixa do "Salvar como..."
    header("Content-Disposition: attachment; filename=\"_Ficha-Tecnica.pdf\"");

readfile($arquivo);
} else {
}

Editado:

Outra coisa, na sua query está assim:

$sql = "SELECT prod_pdf FROM form_produtos WHERE  prod_id = 'id'";

Está sem um $ ali dentro das aspas simples, eu coloquei no meu exemplo, mas é assim mesmo? Ou você apenas esqueceu de colocar no exemplo mesmo, mas no código está correto?

Editado (de novo... rsrs):

Opa! Acabei de ver algo estranho aqui no seu código... Já corrigi no meu exemplo também. Estava assim:

$arquivo = "../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/". $conta->prod_id . ".pdf";

Mas na verdade tem que ficar assim:

$arquivo = "../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/". $dados->prod_id . ".pdf";

Afinal de contas, $conta contém apenas o total de resultados da consulta, e $dados é quem contém os valores da query...

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

thiagomngomes, precisa ver se ele está gerando esses PDFs dinamicamente com PHP e também, se ele estiver, qual é a classe que ele está usando, pois dependendo da classe, a configuração do método de saída pode ser diferente.

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos Paulo de Tarso e thiagomngomes a aplicação é dinâmica sim, eu até poderia utilizar um framework como zend por exemplo ou outros, mas será outra pessoa dará continuidade desta aplicação que estou desenvolvendo, no entanto estou desenvolvendo o mais simples possível no contexto dinâmico! a estrutura que gera o PDF no MYSQL é o seguinte:

PROCEDIMENTOS:

------------------------------------------------------------------------

1º Tem um LOOPING no da tabela FROM_PROD metodo-> WHILE depois de um SELECT é claro,

assim:

// Na página de -->  relatórios.php
$query = mysql_query("SELECT * FROM form_produtos ORDER BY prod_id DESC, prod_imagem, prod_pdf");
while (($rel_user = mysql_fetch_array($query)) and ($prod = mysql_fetch_object($query)))

{

//--> Na página --> baixapdf.php (Baixa o PDF dinamicamente por ID em uma página específica chamada pelos ECHOS )
echo "<a href='catalogados_pdf.php?&id=" . $rel_user['prod_id'] . "'>Baixar Ficha técnica</a>";
}

é mais ou menos isso que estou fazendo, espero que tenham entendido melhor agora!

Compartilhar este post

Link para o post

sim, e mudei a consulta dessa maneira:

$sql = "SELECT * FROM form_produtos ORDER BY prod_id, prod_pdf  LIMIT 1"; 

olha a mensagem que gerou:

Arquivo ../../public/_metaDadosProdutos/_pdf-s/8ca8baa657150c4628fd7dd20bb72f50.jpg.pdf não encontrado!

Compartilhar este post

Link para o post

Observe que a variável $arquivo está apontando para uma imagem JPEG na verdade, então tem que corrigir isso... Mas estranho é a variável prod_id estar retornando com um .jpg no final, não? Você está armazenando assim no banco de dados?

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou armazenando assim não... a coluna que recebe o PDF é do tipo BLOB normal,

E também estava dizendo anteriormente na mensagem, que aquele ID que você estava perguntando se refere a esse link que coloquei pra toda vez que for clicado no botão, ele vai baixar o PDF por ID correspondente ao registro no BD! tudo bem até aí?

Dessa maneira:

//--> Na página --> pg_relatorio.php (Baixa o PDF dinamicamente por ID em uma página específica, chamada pelos ECHOS )
echo "<a href='catalogados_pdf.php?&id=" . $rel_user['prod_id'] . "'>Baixar Ficha técnica</a>";

Nessa atribuição dentro da URL do link: ==> ( id=" . $rel_user['prod_id'] . " ) e por sua vez, a página que recebe o código que vai gerar os DOWNLOADs tem receberá também essa variável para assim finalizar o processo por ID.

Era isso que estava tentando lhe dizer Paulo de Tarso!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, até aqui tudo bem, sua query vai buscar os dados de apenas um registro, o que é normal e esperado que aconteça...

De qualquer forma o caminho para o arquivo PDF está sendo gerado de maneira estranha, pois, conforme erro postado por você, o nome do arquivo parece estar errado...

Faz o seguinte, logo depois da linha abaixo:

Coloca o seguinte:

echo '<pre>';
print_r($dados);
exit;

E poste aqui o resultado, por favor...

Compartilhar este post

Link para o post

Notice: Undefined offset: 2 na line 251

Segue a // --> linha 251 respectivamente:

// Gera nome único para o PDF
 $nome_pdf = md5(uniqid(time())) . "." . $ext[1];

Se mudar o $ext[1] para $ext[2] mostra a seguinte mensagem:

Erro ao selecionar arquivo: You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ' prod_pdf LIMIT 1' at line 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, ok, vamos por partes então...

Primeiro passo: nesse select abaixo, o que você precisa/espera que seja retornado na variável prod_pdf?

SELECT prod_pdf FROM form_produtos WHERE  prod_id = 'id'

Me mostre um exemplo de o que deve ser retornado se o ID for igual a um número qualquer, não importa qual seja esse ID, me mostre o que é retornado.

Compartilhar este post

Link para o post

O Select vai fazer o filtro na coluna prod_pdf da tabela form_produtos apontando o (prod_id = 'id') que no caso será ou pode ser o ultimo resgistro cadastrado na tabela form_produtos.

para o teu exemplo ele traria a coluna prod_pd, com o id que eu fizer e se tiver cadastrado é claro!

mas veja essa caso que montei agora pouco:

SELECT prod_pdf FROM form_produtos WHERE  prod_id = '8';

Trouxe a coluna prod_pdf da linha 8, em outras palavras apenas a célula 8 ou célula E8 como conhecemos no excel

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, no banco de teste que estou utilizando não tá trazendo NADA até porque não tem registro nesse ID, mas se eu mudar para um outro com certeza traz o valor que vc quer ver, no ECHO por exemplo utilizei o 121 tem esse registro:

// Registro da linha 121 do Mysql, coluna prod_pdf mesmo com o BLOB
8ca8baa657150c4628fd7dd20bb72f50.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.