Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tiagofelipebones

Web Service (Combustivel)

Recommended Posts

há 2 meios práticos

1. vc negocia com cada posto de combustível para atualizar no sistema

2. api aberta onde as pessoas, ao visitar um posto, inserem os dados de quanto custou

o primeiro é mais conciso e seguro.. porém o custo é alto e alcance é baixo

o segundo, o custo é quase nulo, o alcance é grande, no entanto, depende da idoneidade de terceiros, anônimos, etc..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você se permitir uma pequena margem de erro pode usar como base os valores da ANP.

Convém, claro, você criar um script que rode mensalmente para que você tenha uma réplica dos valores numa base de dados sua, agilizando o retorno das informações.

Um problema que eu vi nessa tabela foi que aqui no meu Chrome ela pareceu um pouco bagunçada, talvez tenha sido desenvolvida com foco num único navegador (assim como a grande maioria dos sites do Governo) já que aquilo que parecem os THEADS parecem não fazer sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Bruno, já havia tentado com a pagina da ANP porém antes de chegar na tabela dos preços é necessário dar um post com o estado e municipio ai onde está o furo da bala, não conheço um forma para fazer isso para pegar os dados automaticamente, se conseguisse tal feito poderia recuperar os dados com curl e até gerar um xml para dispinibilizar para a galera pegar estes dados também, acredito que não seja possível o script enviar o post e recuperar os dados com curl, se fosse get até seria mais facil...

Será que há uma forma?

Compartilhar este post

Link para o post

é possível sim...

mas veja que não é um webservice apropriado..

acho que tão logo perceberem o volume de requisições vão começar a bloquear o seu ip e se isso persistir, colocarão um captcha e coisas do tipo..

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso que sugeri uma tarefa automatizada que rode uma vez por mês.

E quanto a passar por esse POST, isso é fichinha.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo uma vez por mês não rola..

Numa única vez vai requisitar centenas ou milhares de páginas em alguns segundos.

Qualquer administrador perceberá o volume desproporcional em relação a média.

E estamos falando de um só... imagine um que conta pra um que conta pra um...

Em pouco tempo terá 10 mil neguinho fazendo as requisições 1 vez por mês :yes:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo hinon quanto ao volume de requisições é facil resolver, posso buscar os dados 1 ou 2 vezes ao mes e armazenar na minha base de dados o que faria então a requisição do usuarios ir para o meu server e não no de onde estarei buscando, o que não consegui fazer é a forma que estarei buscando estes dados com post e recuperando de forma automática como o amigo Bruno indicou, alguem teria um tuto ou um exemplo de como fazer tal peripécia hehe, obrigado amigos!

Compartilhar este post

Link para o post

É... Olhando por esse ângulo...

Tiago, o que ele quis dizer é que apesar de você fazer as requisições e coletar os dados e depois usá-los a partir do seu banco, cada vez que você fosse fazer essa coleta seriam feitas 162 requisições (26 Estados mais Distrito Federal multiplicados pelos 6 tipos de combustível existentes no site). num intervalo de tempo bastante curto o que é bastante suspeito.

Compartilhar este post

Link para o post

#10,

E mais, mesmo que o site jamais crie um bloqueio, ainda assim estaria montando uma base de dados mal estruturada em relação aos dados pois depende 100% de um serviço terceiro.

O dia que esse serviço fechar, ficar fora do ar, mudar as páginas, enfim, terá grandes problemas com o seu sistema e usuários reclamando. Queima a imagem do seu negócio e envolvidos.

Outro ponto é, os preços variam muito.. imagine aí quantos postos de combustível não modificam seus preços em campanhas promocionais, tipo toda terça 10% de desconto. Todo 3º sábado 13% de desconto.. enfim.. A sua base de dados será sempre deficitária.

Pense bem na logística antes de implementar. É apenas um conselho.

obs, Um dos projetos que mantenho dede 2011 faz isso que vc está tentando montar, mas é para região de alguns países na Ásia.

Compartilhar este post

Link para o post

obs, Um dos projetos que mantenho dede 2011 faz isso que vc está tentando montar, mas é para região de alguns países na Ásia.

Muito provavelmente os dados vêm um origem seguro, confiável e estável, estou certo? O que venhamos e convenhamos, não é caso de NENHUM site governamental brasileiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito provavelmente os dados vêm um origem seguro, confiável e estável, estou certo?

Nem tanto, mas funciona razoavelmente bem a ponto de poder monetizar o serviço.

Num dos projetos, os dados proveem dos usuários, conforme item 2 do post #3.

Temos experiência com o método do item 1 no post #3, mas o item 2 se mostra mais eficiente, menos custos (MUITO MENOS CUSTOS) rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.