Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Igor Araujo Matos

Como ganhar experiência em programação “C”

Recommended Posts

Boa tarde a todos gostaria de expor meu pensamento e saber a opinião de vocês, grato.

Bom é o seguinte, sempre quis trabalhar como programador, cursei cinco semestres de sistema de informação, mas tive que trancar a faculdade por motivo financeiro e tenho alguma noção de linguagem de programação “C”, minha duvida é a seguinte estou pensando em estudar mais a fundo a programação, mas não sei como adquirir experiência para poder arrumar um emprego na área, já que não vou estudar em faculdade, para entrar através de estagio por exemplo. Minha duvida principal é será que devo estudar por conta própria através de fóruns, vídeos e cursos online e tentar adquirir experiência com, por exemplo, desenvolvendo programas próprios e colaborando com projetos open source ou se o melhor caminho mesmo é volta para a faculdade mesmo.

Agradeço a todos desde já e desculpe pelo texto enorme.

Igor Matos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Igor, tudo certo?

Não existe forma de adquirir experiência que não seja fazendo. Programar não é simples. Você, infelizmente, não tem como evitar o caminho de passar alguns anos programando "mal e porcamente". É algo que se faz por gosto, e não forçadamente. Digo isto depois de passar 5 anos em graduação na área, convivendo com centenas de pessoas. Existiam, ao meu redor, as que amavam aquilo, perdiam horas de sono, liam, discutiam, etc., e as que faziam "por obrigação". Não lembro de nenhum caso em que houve transição de um grupo para o oposto.

Dito isto, se você ama programar, vá atrás disto. Só saiba, como eu disse, que vai levar alguns anos até que você seja bom. Minhas recomendações:

1. Livros bem recomendados por programadores experientes (em C, comece pelo K&R 2)

2. Projetos open source (talvez demore até conseguir participar, mas ao menos leia bastante)

3. Escrita de pequenos programas experimentais (exercícios)

4. Escrita de bibliotecas

Faça tudo isso socialmente.

Discuta com outros programadores nos canais de IRC, fóruns, grupos de e-mail, etc.

Boa sorte. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A exigência de ensino superior é bem polêmica (fica pior se vc juntar a proposta de regulamentação do setor). Sei de gente que tem mestrado/doutorado e programa daquele jeito. Não sei como é teu inglês, mas dê uma lida nisso: Do you really need a college degree to get a programming job

Sabe aquela visão meio romântica da área? Particularmente, acredito que a "época de ouro" da informática já passou. E não falo do desenvolvimento da tecnologia em si, mas do modelo que se tem de pessoas fuçando, montando pcs em casa, criando clubes sobre isso no melhor estilo "herói". Não confundir com social coding no Github/Bitbucket. Falo de uma visão dos profissionais que se aproxima mais da computação dos anos 60/70. Existem ainda pessoas com esse traço e acredito serem bem raras, mas provavelmente a realidade é que elas dificilmente irão parar em um emprego que faz somente exigências "mundanas" ou não inclui a palavra "evolução" no vocabulário. P/ todo o resto existe o mercado de trabalho que faz propostas indecentes.

Também não se deixe enganar ao entrar num curso superior: eles não são compostos apenas por Zuckerbergs ou Sean Parkers. Ter isso em mente te livra de muito sofrimento devido a comparação entre alunos. O que vi normalmente se parecem com cópias do Bill Gates tentando vender o DOS p/ IBM, principalmente em entrevistas de estágio (entendedores entenderão). Existem graduados no MIT que também devem estar num emprego normal ao invés de trabalharem na NSA ou no Google.

Uma observação aqui: fiz ciência da computação numa federal e especialização numa particular aqui do Paraná. Em ambos os lugares existiam professores que davam as aulas porque o contrato os obriga e outros que realmente tentavam fazer você entender a matéria (um deles explicava o assunto de 3 formas diferentes -- se mesmo assim você não entendesse, ele pedia p/ ficar após a aula).

Quando saí p/ o primeiro emprego (2009), a primeira coisa que notei foi a distorção da palavra "comprometimento" (uma das justificativas listadas no texto do link): normalmente significa "vc vai fazer hora extra p/ consertar erros gerenciais". Devido a esses e outros conflitos (que se acentuaram depois que li o famoso "The Mythical Man-Month" -- escrito há pelo menos 25 anos), larguei o desenvolvimento e fui p/ área de testes, que é basicamente o patinho feio da informática. Não sei se é porque ninguém entende como funciona ou não tem a menor curiosidade de pesquisar um pouco sobre o assunto. É uma área que possui certificações internacionais baseadas em técnicas de planejamento e execução (tal como gestão de projetos e desenvolvimento) e uma desvantagem: não existe curso superior exclusivo. Ou seja, é mais difícil provar o conhecimento (vc pode enganar um cara de RH p/ conseguir uma vaga de desenvolvimento só falando umas buzzwords e coisas básicas sobre sistemas operacionais -- mesmo que não tenham nada a ver).

Se você quer um início rápido, fique longe de universidades; faça técnico.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.