Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alz

Linguagem C Vetor

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Sou novo no fórum e novo em programação em linguagem C, achei muitos sites bons que estão me ajudando muito a aprender e um deles e esse.

Como eu disse estou aprendendo a programar em linguagem C e acabei me deparando com uma dúvida...

Seguinte... Gostaria de saber como preencher os elementos de um vetor sem precisar escrever com "scanf" e como fazer o vetor começar com 1 em vez de 0.

Eu gostaria de fazer um painel de senha para saber a sua vez na fila, porém não é certo o usuário do programa escrever até 200 para definir as senhas.

tentei fazer isso:

int v[10];

for (x=1; x<=10; x++){

v[x] = x;

}

Pois não funcionou.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os elementos de vetores são referenciados por ponteiros. Um ponteiro para o primeiro elemento de V é V + 0, ou, simplesmente, V. O segundo elemento é V + 1; o terceiro, V + 2, e assim por diante. Os colchetes simplesmente determinam uma soma entre os dois valores, seguida de um "dereferencing" do resultado.

Ou seja: a expressão V[x] é equivalente a *(V + x).

Chamamos os valores entre colchetes de "índices", e é por isto que dizemos que o primeiro elemento de um vetor de n elementos tem índice 0, e o último, (n - 1).

Os índices de V vão, então, de 0 a 9.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Guidjos,

Fiz alguns testes usando sua explicação consegui fazer o que eu queria... que era começar o primeiro vetor imprimindo 1 o segundo vetor 2 e assim por diante.

Fim assim:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main()
{
int v[11]; // já que o primeiro vetor = 0 fiz ele ir até 11.
int x;
x=1;
for (x=1; x<11; x++){
v[x] = x;
printf ("Leia o Vetor %i\n", v[x]);
}
system ("pause");
return 0;
}
Deu perfeito o resultado. Muito obrigado!
Vou ver se compro um livro de linguagem C para aprender um pouco mais e usar bastante o fórum para tirar duvidas e mais pra frente ajudar que tiver iniciando e trocando ideias... até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem problema.

Só uma sugestão: use os índices de 0 a 9 pra não desperdiçar um elemento. No seu exemplo, o índice 0 é criado à toa.

Sugiro que você leia o K&R 2. Pode postar quando tiver dúvidas!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.