Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Gabriel Oliveira

Legendar musica

Recommended Posts

Olá, esse é meu primeiro tópico aqui do fórum e eu estou contando com a ajuda de vocês.

Estou precisando legendar umas musicas, na verdade sincronizar suas letras com as musicas em MP3, mas para isso tenho que saber onde começa exatamente cada verso da música e isso é muito trabalhoso para fazer manualmente.

Agora para o assunto principal. Estava pensando se haveria como criar uma página em que a musica reproduzisse e com os versos da musica ao lado e, ao apertar um botão, espaço por exemplo, a página gravasse o verso da letra e em que posição da música está e ao soltar a página também gravar em que posição a música está e depois selecionar o verso de baixo e fazer o mesmo com ele.

Algo semelhante, na verdade igual, ao sistema de adição de legendas do http://letras.mus.br . Caso queiram, basta achar uma musica sem legenda e clicar em enviar legenda para ver como funciona, ou mesmo me pedir um vídeo mostrando isso.

Muito obrigado pela atenção e desculpe-me se postei na área errada do fórum.

Desde já agradeço,

João Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Possível é, claro. O problema de se ter um legendamento em JavaScript é que, como o JavaScript roda no cliente, se este tiver um PC modesto ou uma conexão lenta vai haver, inevitavelmente, um atraso nem se ja de alguns poucos milissegundos o que já pode ser suficiente para bagunçar toda sincronia de timecodes.

Não tenho certeza, mas imagino que o Youtube mantém as legendas que estejam disponíveis no próprio player que por ser em Flash, não deve ter esse tipo de problema.

Quanto a facilitar o processo de legendamento, você pode tentar o recurso de sincronia automática que alguns editores de legendas tem. Funciona melhor quando o áudio está em inglês e bem codificado com alto bitrate, mas já pode ser uma ajuda.

No entanto, não tenho certeza se tais aplicativos leem os timecodes de uma legenda já existente e as sincronizam os se efetuam uma tradução de áudio em runtime.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso eu estava querendo utilizar o javascript para obter os timecodes e depois eu iria adicioná-los manualmente as propriedades da música, se houver algum software que faça isso, poderia me indicá-lo também.

Fiz um vídeo de um legendamento no http://letras.mus.br , mas graças ao software de gravação e a "enorme" potência do meu computador, o som ficou completamente distorcido e fora de sincronia com a letra.

Para começar o vídeo foi pressionada a tecla "P" e para adicionar cada verso da letra, foi pressionado a tecla "Espaço" enquanto o verso era cantado.

Aqui o link para o vídeo: https://drive.google.com/file/d/0ByIqf4b-QvgadTdubm9abjFzUDA/edit?usp=sharing

Muito obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou lá aquelas coisas com autoração de áudio e vídeo. Eu apenas engatinho com algumas coisas, como meu primeiro DVD feito com Encore (ficou bunitu :grin:), mas assim como tudo que envolve computação, você deve usar as ferramentas certas para os problemas que elas resolvem.

JavaScript não foi criado pra obter timecode de um vídeo. Pode até ser possível, mas não é pra isso que ele serve. Já um aplicativo de legendas como o Subtitle Workshop que usei por muito tempo até conhecer o Subtitle Edit ( :love: ) te permitem criar uma legenda visualmente, iniciando projeto, associando um arquivo de vídeo e o resto é só no fone de ouvido e nas teclas de atalho pra pausar/resumir o vídeo e adicionar novas entradas em um respectivo ponto do vpideo (normalmente aquele em que se pausou).

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar do topico estar resolvido, mas nao trancado, vou deixar aqui uma opnião minha, o Bruno Augusto esta certo em relação a fazer isso via javascript, pos pode ocorrer um atraso e 'bagunçar' toda sincronia de timecodes.

O que eu recomendo a fazer é via 'codigo externo', ou seja, eu nao sei qual tipo de linguagem voce esta usando se é PHP ou ASP, o que voce devera fazer sera uma coisa rapida eficiente e irá evitar 80% dos erros, te digo para pegar as faixas das musicas e processa-las com Java ou C++, da seguinte forma:

4e9w.png

Acredito ser a forma mais eficiente para realizar este tipo de coisa, pois uma hora ou outra a sua ideia via javascript pode apresentar problemas, e seu website ser mau visto...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda Micilini Roll, mas além de não saber programar em java e nem em C++, eu estava com esse projeto para fins pessoais (servidor local) e somente caso desse certo iria publicá-lo na internet.

Por isso, resolvi usar o programa sugerido pelo Bruno Augusto.

Mas mesmo assim, obrigado por responder. :D

Compartilhar este post

Link para o post

O próprio João Gabriel mostrou do letras.mus.br e tudo funciona perfeitamente.

Fazendo corretamente, trafegar apenas strings curtas é muito rápido. Esse "medo" de conexão, de ocorrer atrasos, não faz sentido.

Se vcs tem tanto medo assim, grave no localstorage, e depois envie tudo de uma vez para o servidor.

A única coisa é que não pode é denegrir a linguagem por falta de conhecimento, ou achar que um projeto não vai ficar bom pq você não sabe fazer. É possível fazer com javascript sim, e nem é tão complicado assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.