Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

strawberry-

formulário orçamento

Recommended Posts

Olá,

sei pouco de php, e um cliente pediu o seguinte trabalho:

criar um formulário de orçamento para eventos, onde o cliente preencheria o número de pessoas, os itens dos cardápios, as bebidas, e ao clicar enviar, geraria um documento preenchido com o que ele escolheu e com o valor calculado.

Eu queria saber se existe algum modelo parecido que eu podia estudar em cima, se alguém conhece algo parecido pra eu me basear?

Obrigada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigada. Porém vai mais longe. Por exemplo digamos que a pessoa preencheu que o evento terá 50 pessoas. Preciso que o código identifique esse valor pra calcular, pois de 0-50 pessoas é um valor, de 50-100 é outro... entende..

Compartilhar este post

Link para o post

Operadores de Comparação

Estruturas de Controle

Compare os valores e utilize estruturas de controle para ter a saída desejada, exemplo:

if($numeroPessoas < 50) {
    echo 'valor X';
} else {
    echo 'valor Y';
}
Como dica, na programação, não existe 0-50 ou 50-100. O correto seria 0-49 e 50-100 ou 0-50 e 51-100.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada, já me deu uma ótima ajuda! Agora ficou mais complexo... preciso que quando o cliente digite o numero de pessoas no evento, ja carregue o preço. Exemplo, de 0-49 pessoas, R$10. De 50-100 R$20. De forma que ao preencher ali, automaticamente mostraria o valor abaixo, sem ter que clicar pra ir pra outra pagina, sabe. É por ajax isso? teria algum modo simples de resolver? Obrigada

Compartilhar este post

Link para o post

hinom incitando o lado negro da força? Maldito lorde Sith, mal posso ver seus movimentos...

Compartilhar este post

Link para o post

A técnica por iframe é segura, porém, é uma gambiarra que usávamos quando o ajax ainda não era muito seguro.

Atualmente podemos "ignorar" browsers que não suportam ajax.

pq eu não tenho ideia de como fazer por ajax...

Veja a beleza desse problema.

vc não tem um problema, vc tem uma oportunidade..

É uma oportunidade de aprender algo a mais.

:coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh, estou realmente afim de aprender.. alguém me recomenda um curso bom? hehe

Sou webdesigner, não fiz faculdade ou curso de programação, só de design gráfico, mas me meto a programar tbm... Aprendi o básico de php pelo curso do Bruno Ávila..

Compartilhar este post

Link para o post

Não recomendamos muitos cursos aqui, mais literaturas. Existe uma gama enorme de literaturas que pode utilizar e nada substitui a boa e velha teoria.

Mas se tu quiser algo bom, rápido e de graça. Tem o site Code Academy. Apesar de ser em portugês, a maioria dos cursos são em inglês, e todos são cursos interativos e práticos.

Na verdade, não são bem cursos, são testes, que eles te ensinam como programar e utilizar determinada linguagem. Não fiz o de português, fiz o de javascript, e posso garantir que valeu a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Reabrindo o tópico, acabei optando pela solução de ir clicando num botão "atualizar" para fazer as somas, enquanto não aprendo ajax...

mas surgiu outra dúvida. Assim, estou dando um formulário de exemplo:

<strong>Opção 1</strong><br />
<input name="pacote" type="radio" value="40" <?php echo ($valores == "pacote1" ? 'checked' : '') ?> id="pacote1" /><label for="pacote1">Pacote 1: R$ 40</label>
<input name="pacote" type="radio" value="50" <?php echo ($valores == "pacote1" ? 'checked' : '') ?> id="pacote2" /><label for="pacote2">Pacote 2: R$ 50</label>
<input name="pacote" type="radio" value="60" <?php echo ($valores == "pacote1" ? 'checked' : '') ?> id="pacote3" /><label for="pacote2">Pacote 3: R$ 60</label>

<br /><br />
<strong>Opção 2</strong><br />
<div style="float:left; width:50%">
<input name="valores" type="radio" value="10" <?php echo ($valores == "cardapio1" ? 'checked' : '') ?> id="cardapio1" /><label for="cardapio1">Cardápio 1: R$ 10</label>
<input name="valores" type="radio" value="20" <?php echo ($valores == "cardapio1" ? 'checked' : '') ?> id="cardapio2" /><label for="cardapio2">Cardápio 2: R$ 20</label>
<input name="valores" type="radio" value="30" <?php echo ($valores == "cardapio1" ? 'checked' : '') ?> id="cardapio3" /><label for="cardapio2">Cardápio 3: R$ 30</label>
</div>
<div style="float:right; width:50%">
  <input name="coca" type="checkbox" value="4" <?php echo ($coca == "coca" ? 'checked' : '') ?> id="coca" /><label for="pacote1">Coca: R$ 4</label>
<input name="sprite" type="checkbox" value="3" <?php echo ($sprite == "sprite" ? 'checked' : '') ?> id="sprite" /><label for="pacote1">Sprite: R$ 3</label>
</div><br style="clear:both"/>

Preciso achar um jeito de fazer o seguinte: a pessoa tem que escolher uma das opções, 1 ou 2, sendo que se ela marcar uma opção de pacote por exemplo e depois marcar uma opção de cardápio, a opção que ela marcou do pacote tem que se autodesmarcar. Deu pra entender? E se ela quiser voltar e marcar a opção do pacote, a que ela marcou do cardápio se desmarca. Eu poderia dar um name igual pra todos, mas também precisa acontecer isso com a bebida. Ela pode marcar todas as bebidas, mas nunca uma bebida com um pacote.... Dá pra fazer isso com php ou só javascript? Tem como me dar uma noção de como faz?

Brigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei resolvendo a questão acima criando uma opção "desmarcar", que zera tudo...

Agora eu queria tirar uma duvida... um formulario como esse http://albarran.planetaclix.pt/webdesign/webdesign.html#simular que a pessoa vai preenchendo e ele vai aparecendo os valores automático é feito como? Javascript? Era assim que eu queria.. mas não sei por onde começo a estudar..

Compartilhar este post

Link para o post

Estude sobre eventos do javascript. Em particular, os eventos "onblur" e "onchange".

Cada evento tem uma utilidade dentro da interatividade do usuário.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.