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chipset

Usando o target para atribuir valor a variavel.

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Seguinte, estou começando com AS3 e surgiu uma duvida para que eu possa otimizar um codigo:
Tenho 9 Movie Clips na tela instanciados como "bq1" até "bq9". PS: É um jogo da velha.

dai segue:


//açoes
bq1.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq2.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq3.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq4.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq5.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq6.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq7.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq8.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
bq9.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);


//variavel do jogador da vez False = X True = O
var jogador:Boolean=false;

//variaveis da vitoria 0 = vazio, 1 = x, 2 = O
var q1,q2,q3,q4,q5,q6,q7,q8,q9:int;


//funcao do clique
// apos o clique ele anima o MC com o jogador correspondende (Bola ou X) e remove o evento para que o MC não seja
// mais clicavel ou "jogavel".
function clicouJogou(e:MouseEvent):void {
e.target.removeEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
if (jogador==false) {
e.target.gotoAndPlay(2);
jogador=true;
} else {
e.target.gotoAndPlay(13);
jogador=false;
}
}




A questão é. a variavel q1 tem que receber o valor 1 para X ou 2 para bola, Como eu posso passar ele valor para cada variavel sem crescer tanto no codigo. Minha idéia segue abaixo:

// atribuo valor 0 as variaveis
q1 = 0;
q2 = 0;
q3 = 0;
q4 = 0;
q5 = 0;
q6 = 0;
q7 = 0;
q8 = 0;
q9 = 0;

//defino uma bagaça pra cada mc:
bq1.quad = q1;
bq2.quad = q2;
bq3.quad = q3;
bq4.quad = q4;
bq5.quad = q5;
bq6.quad = q6;
bq7.quad = q7;
bq8.quad = q8;
bq9.quad = q9;


// agora eu precisaria fazer dentro da minha função lá em cima uma especie de (e.target.quad recebe valor) - seria facil, mas não funciona // dessa forma né! Alguém pode me dar uma luz?

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Seu código funciona sim!

 

Contudo, deixo um exemplo mais preciso:

 

bq1.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicouJogou);
var q1:int = 5;
bq1.quad = q1;

function clicouJogou( e:Event ){

trace(e.currentTarget.quad);

}

 

[]'s

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Oi DesenvolvedorRoger, boa noite.

 

Eu intendi seu exemplo. Dessa maneira funciona mesmo, mas eu teria que fazer uma função para cada botão.

Porque eu quero atribuir o valor para a variavel qX dentro da função, sendo que X seria o target, exemplo. de bq1 é clicado, a função saiba que se é bq1 atribui valor a q1. Se bq2, a função atribui o valor a variavel q2.

 

Não sei se é possivel isso que estou falando, mas desconfio que sim por todas as funcionalidades que essa linguagem possui.

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Se compreendi corretamente, irá criar uma única função e dentro dela criar uma condicional, por exemplo, com 'switch'.

 

'caso' o target corresponda ao bt1 >> faça x, 'caso' o target corresponda ao bt2 >> faça y, e assim por diante.

 

Pode também usar vários 'if's.

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Se as suas variáveis forem limitadas, a Elektra deu uma boa dica...

 

Caso não, crie um índice para vincular às suas variáveis qX:

 

bq1.indice = 1;

 

E aqui você atribui o valor dinamicamente:

function clicouJogou( e:Event ){
    
    root[ "q"+e.currentTarget.indice ] = 3;
    trace( root[ "q"+e.currentTarget.indice ] );
    
}

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Boa DesenvolvedorRoger.

 

Com a dica da Elektra já estava ok, mas o que eu queria era encurtar o codigo mesmo, e mesmo minhas variaveis sendo finitas (eram só nove), sua dica resolveu meu problema.

 

Obrigado a todos!

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