Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

liviasam

Cálculo de média

Recommended Posts

Boa noite, estou tentando criar uma função no meu php para fazer a média de 4 notas. Consegui fazer a função, porém quando implemento ela só me passa a listar um aluno somente.

Tenho as funções abaixo que trazem os valores do banco das notas dadas:

<td align="center">

<?=@mysql_result(mysql_query("SELECT n1 FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]"),0,n1)?> 

</td>

<td align="center">

<?=@mysql_result(mysql_query("SELECT n2 FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]"),0,n2)?> 

</td>

<td align="center">

<?=@mysql_result(mysql_query("SELECT n3 FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]"),0,n3)?> 

</td>

<td align="center">

<?=@mysql_result(mysql_query("SELECT n4 FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]"),0,n4)?> 

</td>

Até aí está tranquilo, e lista todos os alunos. Mas agora criei um campo e criei uma função para fazer a média dessas 4 notas que estão no banco. A função abaixo:

<?php

$sql = "SELECT * FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]";

$media = mysql_query($sql);

while($linha=mysql_fetch_array($media))

{

$media = ($linha["n1"] + $linha["n2"] + $linha["n3"] + $linha["n4"])/4.00;

echo $media;

}

?>

Quando eu coloco essa função ele faz o cálculo e insere a média no campo criado, mas ele passa a listar somente um aluno.

Já retirei a condição do aluno como falado, porém continua a listar somente 1 aluno.

O problema está nessa função, já tentei as seguintes formas como abaixo:

<?php

$sql = "SELECT * FROM notas";

{

echo $media;

}

?>

Ou:

<?php

$sql = "SELECT * FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] ";

{

echo $media;

}

?>

Ou ainda:

<?php

$sql = "SELECT * FROM notas WHERE id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]";

{

$media = ($linha["n1"] + $linha["n2"] + $linha["n3"] + $linha["n4"])/4;

echo $media;

}

?>

Então o problema está unicamente na função que cria a média. Ou se tem outro método de se criar a média ou tenho de achar uma solução para esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos tentar de novo. :P

Colocar aquele código anterior, pra pegar as notas pelo menos use o código abaixo, assim você faz um SELECT só pra pegar as 4 notas, e não um SELECT por nota.

<?php
$sql = "SELECT n1, n2, n3, n4 FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]";
$res = mysql_query($sql);
$rs  = mysql_fetch_row($res);
?>

<td align="center"><?= $rs[0] ?></td><!-- Nota 1 -->
<td align="center"><?= $rs[1] ?></td><!-- Nota 2 -->
<td align="center"><?= $rs[2] ?></td><!-- Nota 3 -->
<td align="center"><?= $rs[3] ?></td><!-- Nota 4 -->
<td align="center"><?= ($rs[0] + $rs[1] + $rs[2] + $rs[3]) / 4 ?></td><!-- Media -->
Dessa maneira vai pegar a média das quatro notas anteriores e exibir a média.

Não está claro essa média que você quer fazer, talvez seja necessário colocar o código inteiro, eu estou presumindo que esse código está dentro de um loop que exibe todos alunos da série $_SESSION[id_serie], e para cada 4 notas você quer exibir a média logo em seguida.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a média eu consegui implantar com o que fiz anteriormente, a sua solução faz o mesmo. Porém o que acontece é que quando implemento a função da média a listagem dos alunos desaparece e só figura 1 apenas, se tirar a função que cria a média, volta todos.

A cada 4 notas a média teria de vir em seguida no próximo campo, ele faz isso, porém só fica figurando um aluno

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, sem ver o código inteiro fica mais complicado, eu vou chutar o que pode ser.

Se você está usando a solução que você postou pode ser por que você tá colocando as notas na variavel $linha, e presumo que você está usando essa mesma variável para listar os alunos também, teria que usar variáveis diferentes. tipo $alunos e $notas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser Érico, vou dar uma revisada em tudo

Mas quanto as variáveis, estou usando diferentes, mas já coloquei até igual e nada, e também usei a sua solução que fez a médica correta, mas o problema de trazer somente um aluno continuou

Compartilhar este post

Link para o post

É amores, por isso as vezes fico chateada quando faço uma pergunta aqui e logo alguém vem postando link de manual php.

Como o nome já diz, FÓRUM, é para tirar dúvidas, que muitas vezes não está em manual algum. A dias com o problema, abri tópicos, ajuda de muitos, eu testei várias dicas, peguei outras de outros fóruns, troquei os métodos, fiz tudo que vários manuais indicavam e nada.

Código original que postei, que é o certo é correto, olhem em negrito

$sql = "SELECT * FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]";
{
echo $media;
}
Alterando alguns valores, resolvi colocar $linha em tudo, e não é que não só a média continuou a funcionar como também retornou a listagem dos alunos. Aí fiquei fazendo testes, final abaixo:
$bunda = "SELECT * FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]";
$media = mysql_query($bunda);
{
echo $media;
}

Ou abaixo:

$lixo_de_php = "SELECT * FROM notas WHERE id_aluno=$coluna[id_aluno] AND id_periodo=$col_periodo[id_periodo] AND id_serie=$_SESSION[id_serie] AND id_materia=$_SESSION[id_materia]";
$media = mysql_query($lixo_de_php);
{
echo $media;
}
Desculpe o palavrão, mas só quis mostrar que o que não tem lógica funcionou. Qualquer palavra que eu coloque que não seja a variável que seria a correta funciona, mas a correta não. Manual iria me ajudar?
Bom, resolvido depois de eu quebrar muito a cabeça e chegar a conclusão que a solução não seria o correto. E meu conhecimento de php é um lixo. Pelo certo e por manuais não chegaria a solução, por erros e chutes acertei.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal que você tenha conseguido, tenho certeza que você não terá mais dúvidas desse tipo, se ocorrer algo do parecido você estará apta para resolver.

Comparando com o primeiro post ,não consegui visualizar a alteração da parte que você postou por último.

Como o nome já diz, FÓRUM, é para tirar dúvidas, que muitas vezes não está em manual algum. A dias com o problema, abri tópicos, ajuda de muitos, eu testei várias dicas, peguei outras de outros fóruns, troquei os métodos, fiz tudo que vários manuais indicavam e nada.

Já passei por isso e não tem nada melhor para evoluir, do que quebrando a cabeça. Quando resolvemos o problema encontramos várias formas de "não fazer".

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.