Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabricio F. Vieira

ASP.NET MVC Sem Entity

Recommended Posts

Fala Galera, beleza?

Alguém teria um exemplo de uma aplicação MVC que tem conexão com banco de dados e realiza as operações CRUD sem utilizar o Entity, na internet só temos exemplo de MVC com Entity!
Como realizar a persistência de dados sem utilizar o EF? Ficaria no Model mesmo? Uma classe por exemplo ClienteMOD e outra ClienteDAO ou ClienteDB(exemplo apenas)?
Com o banco de dados que tenho não rola o Entity...Qualquer ajuda será bem vinda!!
Valeu...Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual banco de dados você está utilizando?

Com certeza deve existir algum EF Provider comercial para o seu banco.

Se não for pra utilizar o EF, acho melhor utilizar o ASP.NET Web Form e dividir seus projeto em camadas, fica bem legal dessa forma também.

Sim, é possível utilizar o ASP.NET MVC sem EF, mas como você já mesmo disse, não há materiais na net mostrando isso porque não faz muito sentido. Na questão da produtividade, é totalmente improdutivo!

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza o melhor é usar o um Entity Framework(EF), pois ele é um mapeador objeto relacional que gera objetos de negócios e entidades de acordo com as tabelas de banco de dados, fornecendo as operações básicas CRUD, o gerenciamento das relações entre as entidades com a capacidade de ter um relacionamento de herança entre entidades. Usando EF, você interage com um modelo e não com o banco de dados relacional. Essa abstração permite que nos concentremos nas regras de negócio e nas relações entre as entidades. Usamos o contexto de dados do Entity Framework para realizar consultas. Quando uma das operações CRUD é invocada, a estrutura de entidades irá gerar o SQL necessário para realizar a operação.

Compartilhar este post

Link para o post

É galera, mas como eu faço quando as tabelas não tem uma chave primária? Ou quando é utilizado sinônimos no banco? Ou databases diferentes? Tem como tbm?

Marcio Martins deu uma resposta interessante em outro fórum!

Cara, este é o grande problema do Entity.

O pessoal que começa aprendendo pelo Entity Framework não entende que ele é APENAS UM FRAMEWORK, e acaba se esquecendo de aprender o básico.
Seguinte: a maioria das empresas utiliza um modelo de 4 camadas, sendo elas:
  1. User Interface (UI - no seu caso, o MVC);
  2. Regras de Negócio (BLL - Business Logic Layer);
  3. Acesso a Dados (DAL - Data Access Layer);
  4. Modelos (ML - Model Layer).
A Model Layer está presente em todas as camadas e serve para o transporte dos dados.
Quem preenche os objetos da ML é a DAL (Data Access Layer), que acessa o banco de dados e faz todas as operações de CRUD. E só. Não há regra de negócio nenhuma nesta camada.
As regras de negócio (todas) ficam na BLL (Business Logic Layer). Ela referencia a DAL para obter e salvar os objetos ML (modelos), depois de realizar as devidas regras de negócio.
A sua UI (MVC) vai chamar as classes BLL através dos seus Controllers. Veja bem: apenas CHAMAR. Não deve haver regra de negócio na sua Controller. A UI também pode pegar os dados da View e preencher um objeto ML (modelo) para enviar a uma BLL para processamento dos dados entrados pelo usuário na View.
Veja que não é legal você usar os objetos ML para preencher uma View, visto que o modelo que será útil para a view é mais especializado. Por isso eu crio ViewModels, que são modelos de dados que só servem para popular uma view. Eu preencho a ViewModel com os dados de um objeto ML e, com isso, posso mandar apenas os dados que minha View precisa para renderizar.
O caminho inverso também deve ser respeitado, pegando os dados da View (entrada do usuário) em uma ViewModel, e transformando esses dados em um (ou mais) objetos ML para envio para os respectivos objetos BLL para o processamento das regras de negócio.
Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

O básico, todo bom profissional sabe. Isso é essencial.

De modo que bons profissionais que utilizam ORM sabem exatamente o que estão fazendo.

O Entity Data Model Framework nada mais é que um ORM.

Sugiro que você crie uma Web App CRUD Simples no próprio MS SQL Server.

Veja na prática o que EF faz, você conferir por conta própria é melhor do que ler qualquer opinião de terceiros.

E como já disse, não sei qual banco de dados você pretende utilizar. Mas com certeza há EF Providers para praticamente todos os bancos de dados, muitos deles são projetos open-source, outros, são EF Providers comerciais.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.