Effecto 0 Denunciar post Postado Junho 10, 2014 Olá comunidade! Bem a pergunta parece ser meio "novata", mas é um pouco complexa, pelo menos no meu ponto de vista...Minha duvida é a seguinte, C é uma linguagem muito rápida e poderosa, mas quero exemplos reais disso... como por exemplo, quais tipos de programa ela é capaz de fazer ?... exemplo, ela é capaz de fazer um BOT para um jogo ? Ela é capaz de criar encriptadores ?... Quero dizer esses tipos de software são feitos sem maiores problemas com C++, mas com C mesmo não sendo OO, esses tipos de programas podem ser feitos com perfeição ?Em suma, a duvida também pode ser feito da seguinte forma... Qual é a principal área em que C é usada ? E aonde ela não pode ser usada ?Vou começar a estudar C em breve, e quero saber seu real poder e área...Agradeço deste já! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eliomar Ferreira 1 Denunciar post Postado Junho 10, 2014 Estou estudando C, no 1º semestre de CC. Meu ponto de vista é: O C complementa alguns programas. Ele é muito usado como ponte. este é meu ponto de vista, ok? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Junho 10, 2014 C é uma linguagem extremamente primitiva. Não estou falando em idade, mas em expressividade, em design. O "bom" da linguagem é que existem muitas implementações (compiladores / interpretadores) já criadas e testadas ao longo de décadas. Isso faz com que saber C te dê acesso a todo tipo de máquina, de PCs a servidores a microcontroladores. Outra vantagem é que muitos projetos grandes e importantes existem e foram escritos em C. A velocidade dos programas em C não é parte inerente à linguagem. Por ser muito simples e primitiva, é possível sim criar compiladores que geram código que funciona rapidamente, mas o custo disso nem sempre é compensado. Dito isso, minha opinião pessoal: não gosto da linguagem. É complicada demais e entrega muito pouco em termos de funcionalidade. Os aspectos que a torna "fácil" de implementar são justamente o que a fazem horrível. Algo incrível, e talvez a pior das suas características, é o não-determinismo. Um rprograma em C pode ser executado com os mesmos argumentos repetidas vezes, e retornar resultados (ou gerar efeitos colaterais) completamente diferentes a cada vez. Pior é que isso não é incomum. Muitos programas escritos em C funcionam de forma "correta" de acordo com o definido pela linguagem, mas são completamente imprevisíveis (por definição!). Por definição, é impossível provar que um programa em C funciona através de testes. É daí que surgem boatos de bugs "inexplicáveis" ou "aleatórios". São casos específicos da linguagem que devem ser evitados pelos programadores, mas que muitas vezes são desconhecidos (até por quem se diz expert na linguagem). Muito pouca gente no mundo sabe C. Existem canais de IRC destinados a dúvidas sobre a linguagem, e frequentemente vemos professores ensinando "mitos". Eles claramente não entendem aspectos básicos da linguagem, e atribuem as falhas dos programas a compiladores ou a sistemas operacionais específicos. Esqueci de outro lado bom: pra realmente aprender parte significativa da linguagem, você vai desenvolver muito seu inglês e seu raciocínio. É também uma lição em esforço e perseverança. Aproveite :) se tiver dúvidas, tamos aqui. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Effecto 0 Denunciar post Postado Junho 11, 2014 @Eliomar Ferreira, muito obrigado, eu entendi seu ponto de vista... :D @guidjos, você me deixou um pouco desanimado kkkk.... eu estou procurando uma linguagem de programação que seja poderosa e flexivel, e não que seja "um bixo de sete cabeças" para se programar com ela... não tenho foco em hardware, então não me importo se a linguagem seja de Alto Nivel... Me recomendaria alguma linguagem ? Não sou novato na programação, já estudei muito Java e PHP... mas realmente estou em busca de uma linguagem de programação, poderosa, flexivel e rápida... talvez Python ? Ruby ? Me ajuda nessa... Deste já agradeço :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 11, 2014 O que você entende por "flexível"? Já começa por aí... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Effecto 0 Denunciar post Postado Junho 11, 2014 Uma linguagem flexivel é uma linguagem que da liberdade ao programador, que rode em muitas plataformas ou até em todas... pelo menos é isso que eu entendo por flexibilidade de linguagem... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Junho 11, 2014 Recomendo Haskell. Se quiser algo mais tradicional, fácil, prático e útil, javascript (faça download do Node.js). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 11, 2014 Detalhe: Haskell utiliza o paradigma funcional; é bem diferente do que vc vê por aí normalmente (C,C++, Java, C#), então pode ser que sinta dificuldade em encontrar material bom. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Effecto 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2014 Haskell não é uma linguagem popular, tanto é que no mercado de trabalho não tem muito espaço, principalmente no Brasil... Mas eu decidi, voltar os meus estudo no Python, fácil aprendizado, flexível e poderosa... depois se necessário aprender C++ estarei preparado. Já JavaScript, no momento não quero programar com uma linguagem voltada a WEB, mas já que o futuro pede, em breve vou sim voltar meus estudos para ela. Muito obrigado a @guidjos e a @_Isis_, ambos me ajudaram muito! Obrigado :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 12, 2014 O mercado brasileiro também não tem muita vaga de Python (comparativamente com Java). Fiquei curiosa p/ saber qual foi a associação feita entre Python e C++ p/ vc se dizer preparado... Normalmente, quem utiliza VHLL por muito tempo "sofre" p/ fazer as coisas em linguagens de mais baixo nível. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Junho 13, 2014 O mercado de trabalho usa muito Java e PHP. Se quer programar por prazer, recomendo que se esforce pra aprender Haskell. JavaScript é uma linguagem comercialmente promissora e tem muitas características boas. Ah, e não é, ao contrário do que se pensa, presa à web. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Effecto 0 Denunciar post Postado Junho 13, 2014 O mercado brasileiro também não tem muita vaga de Python (comparativamente com Java). Fiquei curiosa p/ saber qual foi a associação feita entre Python e C++ p/ você se dizer preparado... Normalmente, quem utiliza VHLL por muito tempo "sofre" p/ fazer as coisas em linguagens de mais baixo nível. Não associei Python a C++, apenas disse que estarei preparado, em um futuro proximo, para estudar C++. E não pretendo me envolver muito com linguagens de baixo no nível... O mercado de trabalho usa muito Java e PHP. Se quer programar por prazer, recomendo que se esforce pra aprender Haskell. JavaScript é uma linguagem comercialmente promissora e tem muitas características boas. Ah, e não é, ao contrário do que se pensa, presa à web. Nem nos meus mais baixos planos, estarei morando no Brasil... pretendo morar nos EUA, ou na Europa... JS é uma linguagem muito voltada para WEB, mas sim, já li um artigo onde mostra aplicações para desktop com ela. Na minha opinião, o futuro está na programação voltada para WEB, como já visto nos dias de hoje, onde passamos mais tempo navegando na WEB do que no desktop... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
brhvitor6 14 Denunciar post Postado Junho 13, 2014 Sim, ele é capaz de fazer um BOT ou wallhack, esp.. qualquer coisa, é possível atuar em alto e baixo nível com C (ou c++) só basta saber faze-lo. O sistema SSL é escrito em C respondendo sua duvida sobre criptografia. Eu uso C para praticamente tudo relacionado a baixo e alto nível (as vezes c#)e para web uso bastante php. Eu acho o C muito versátil, você consegue construir des de um anti-cheat decente até um servidor TCP. Sem falar dos famosos "rootkits" (que faz tempo que não vejo ninguém falar deles) que atuam em nível de driver tinham partes em C, polimorfismo também. -- Alguns projetos meus: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Effecto 0 Denunciar post Postado Junho 13, 2014 @brhvitor6, foi o único que respondeu minhas perguntas, de certa forma hehe... meu deu uma boa esclarecida quanto a versatilidade de C! Obrigado :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites