Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Atento2

Normalização de tabela pessoas PJ e PF.

Recommended Posts

Boa dia pessoal,

estou numa dúvida danada aqui com relação as minhas tabelas. A base é maior do que isso, mas pra abstrair somente o problema, vou dar um exemplo:

Tenho atualmente 4 tabelas, sendo uma chamada "pessoas" que contém dados comuns entre pessoas físicas e jurídicas, como endereço, contato etc...
Tenho outra tabela chamada "pessoa jurídica" que contém dados exclusivos de pessoa jurídica, como cnpj, IE etc... e uma chave estrangeira para um registro da tabela "pessoas".
Tenho outra tabela chamada "pessoa física" que contém dados exclusivos de pessoa física, como rg, cpf etc... e uma chave estrangeira para um registro da tabela "pessoas".
E uma última tabela chamada "cliente" que tem dados relativos aos clientes e uma chave estrangeira para um registro da tabela "pessoas", pois o cliente pode ser tanto pessoa física quanto jurídica.

Agora a grande questão é a seguinte:
Qual seria a melhor opção de normalização neste caso? Colocar um campo na tabela pessoas para indicar se ela é PJ ou PF?

Quando eu fizer um select dos clientes para puxar os dados da pessoa, por exemplo quando quiser todos os clientes que são pessoas físicas, qual seria a melhor opção para se chegar nos dados das pessoas físicas e jurídicas sem saber através da tabela pessoas se essa pessoa é PJ ou PF? Só terei uma FK e que pode ser repetida para algumas pessoas, pois os IDs da tabela "pessoa fisica" e "pessoa juridica" podem ser iguais...

Se não me fiz claro, por gentileza me avisem que tento explicar de outra forma.

Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq você simplesmente não pensa em resolver o seu problema?

Seu problema é, "qual a forma mais simples de filtrar PF ou PJ", certo?

Minha resposta é... Incluia o campo com a informação. Se isto não for possível por outras razões, daí isto vai precisar ser feito de outra maneira, mais trabalhosa e mais custoso para o processamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema de se modelar em UML e se implementar em ER.

Estou com o Prog, faça o simples , o preço a ser pago no futuro será menor.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.