Claudio Junior 18 3 Denunciar post Postado Julho 13, 2014 Pessoal, pode até parecer uma dúvida boba ou engraçada sou iniciante até sei um tanto considerável, mas mesmo assim estou começando agora... Como se chama os profissionais que trabalham desenvolvendo sites? Já vi falar sobre Webmaster e Webdesigner mas é claro que há diferença entre os dois, né!? Então qual é o nome de quem desenvolve o site completamente, desde o rascunho, o modelo, os ícones, cria o conteúdo, e adiciona funcionalidade? Agradeço desde já! :yes: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
jgustavo99 85 Denunciar post Postado Julho 13, 2014 Olá! Eu por exemplo sou Programador WEB, desenvolvo a programação da Página (PHP, JS, Ajax..). Webdesign é que cria o design e sabe HTML e CSS. Eu denomino assim. Espero ter Ajudado ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sirshady 2 Denunciar post Postado Julho 14, 2014 Programador Web seria o mais correto, pelo menos na minha concepção. Webmaster é aquele que administra um site, já Webdesigner é o responsável pela parte visual Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marlon Pacheco 132 Denunciar post Postado Julho 14, 2014 Webmaster é muito 'ano 90'. Essa definição era usada, na época, para definir o cara que fazia o layout, programava, configurava o server, cuidava do banco, fazia café, etc... Era o cara que cuidava de tudo referente ao site. Eu não me apego à definições, mas já que você quer saber, eu costumo me definir como Desenvolvedor Web (Web Developer). Há quem separe da seguinte maneira (rolou uma discussão a respeito no FB nesse fds): Programador = Back-end; Desenvolvedor = Front-End; Designer = Designer (dã); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcos Xavier 189 Denunciar post Postado Julho 14, 2014 Front-end não seria o cara que cuida do CSS/HTML? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rikaschmitt 54 Denunciar post Postado Julho 14, 2014 Front-end não seria o cara que cuida do CSS/HTML? Sim. Ou então "webdesigner junior", acredito eu. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
victorqueiroz 34 Denunciar post Postado Julho 14, 2014 Programador cuida da parte de programação de um site, ou seja o programador coloca em prática o que o design faz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Sirotheau 43 Denunciar post Postado Julho 14, 2014 Front-end não cuida apenas de html/css... Também cuida de toda a programação JavaScript referente a apresentação visual do site.Trabalho com desenvolvimento web há mais de 10 anos... passei por todas as fases de nomes bizarros. A definição do Marlon para Webmaster é perfeita (hahahaha). Mas não concordo com as outras definições. Até porque, basta fazermos a tradução ao pé da letra dos termos para entender.Vamos lá: Desenvolvedor Front-end: Cuida de toda a programação client-side (Front) do site. Todas as animações/interações que o usuário "enxerga", que é processada somente pelo navegador (dai o client-side), é feito por este desenvolvedor. Um bom desenvolvedor Front-end deve, no mínimo, ter excelentes conhecimentos de JS, HTML (incluindo semântica) e CSS. Conhecimentos de bibliotecas, frameworks e ferramentas são um plus (AngularJS, Bootstrap, SCSS, etc..)Desenvolvedor Back-end: Cuida de toda a programação server-side (Back) do site. Todo código que é processado somente pelo servidor, que o usuário não enxerga (POST de formulários, GETs, etc), é feito por este desenvolvedor. ASP e PHP são exemplos de linguagem server-side.Desenvolvedor Web: Existem várias definições para este termo pela internet. Há quem diga que todo Dev Front-end é tambem Dev Web. Eu não concordo. Dev Web, pra mim, é aquele que tem domínio de linguagens server e client-side.Webdesigner: É como se fosse um misto de designer e front-end (sem o conhecimento de programação). O ideal é que tenha um excelente conhecimento de design para web (UI & UX) mas não precisa ter grandes conhecimentos de JS. Apenas HTML & CSS para evitar que desenvolva layouts que "não funcionam".Agora, pensando em mercado de trabalho. Se você busca ser um freelancer, o ideal é que você se torne um Desenvolvedor Web. Assim, você fica dependente somente de um designer para criar os layouts. Já em agências digitais de medio e grande porte, o mais comum é se ver as áreas divididas em: Sistemas: Desenvolvedores Back-endInterface: Desenvolvedores Front-endCriação: Webdesigner & DAs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcos Xavier 189 Denunciar post Postado Julho 14, 2014 Muito legal as suas definições @Rafael Sirotheau. :assobiando: :assobiando: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Claudio Junior 18 3 Denunciar post Postado Julho 27, 2014 Muito boa as definições de vocês!! É interessante como surge uma dúvida muito grande nas nomeações dos profissionais desta área! Eu no caso quero trabalhar com tudo e estou no momento estudando Front-End (HTML / CSS / JAVASCRIPT) depois vou estudar linguagens de programação server-side, para ser mais específico o PHP e tudo mais que vier como bônus rsrs. Também quero fazer o trabalho do designer então vou aprender a trabalhar com imagens, Photoshop e tudo mais que vier por aí.... Acho que depois de estudar tudo isso eu serei um Desenvolvedor Web (Web Developer) né!?!? Novamente obrigado pela ajuda de vocês! :yes: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites