Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

estevammr

Insert e Select no meu projeto

Recommended Posts

Boa tarde colegas,

Estou com uma dúvida quanto as inserts e depois selects que irei realizar no meu BD.

Tenho 6 tabelas: cliente, localizacao, cidade, forma de pagamento, categoria e funcionamento.

Qual a melhor forma de realizar essas inserts?

Eu pensei em duas situações mas não sei se uma delas faz sentido:

1. Cadastrar cliente e em seguida colocar suas informações em todas as tabelas (um cliente por vez).

2. Cadastrar por exemplo, todos os tipos de pagamentos, categorias que serão os itens que mais terão clientes em comum e depois os clientes e seus demais dados.

A forma que eu pensei ser melhor e que quero utilizar é a primeira.

Alguma sugestão?

Depois nas selects tenho como tratar os relacionamentos caso opte pela opção 2?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenas tchê.

Você está programando em qual linguagem? Sua dúvida (no meu ponto de vista) me parece ser mais de programação do que de banco de dados.

Sobre as opções de insert, isso vai depender de como será feita a inserção dos dados. Você terá uma interface para inclusão dos dados de cada tabela? Como está a modelagem dessas tabelas?

Sobre os selects, com a modelagem dos seus dados fica mais fácil de responder.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Marlon!

Obrigado pelo retorno.

É um app Android.

Não terá interface de inclusão. Os dados serão incluídos no BD por mim e os usuários realizarão consultas somente.

A ideia seria para cada cliente gero um id e nesse cliente incluo todos os dados dele. Como endereço, forma de pagamento que ele aceita, ramo do estabelecimento dele, dias e horário de funcionamento.

E os usuários do app podem somente fazer filtros para atender suas necessidades.

> tabela cliente

- id

- nome

- telefone

> tabela categoria

- id

- tipo

> tabela pagamento

- id

- tipo

> localização

- id

- endereço

- bairro

- CEP

- numero

> cidade

- id

- nome

- UF

> funcionamento

- id

- dia funcionamento

- horario inicio

- horario final

Isso ajuda?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você necessitar manter as 6 tabelas, você terá que inserir os IDs das tabelas localizacao, cidade, forma de pagamento, categoria e funcionamento na tabela cliente para fins de relacionamento.

Sua tabela cliente ficaria:

id, nome, telefone, id_categoria, id_pagamento, id_localizacao, id_cidade, id_funcionamento.

Feito isso, você vai fazer as consultas fazendo join entre as tabelas usando os ids para relacionamentos.

Se você não for permitir o filtro por endereço/bairro/cep, sugiro incluir essas informações direto na tabela de clientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.