Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luiz Tibo

Programa Modular, Banco com schemas?

Recommended Posts

Estou fazendo utilizando schemas, em apenas um banco SQL Server. Mas ainda tenho essa dúvida em relação a desempenho, boas práticas, funcionamento interno do BD, etc.

Tenho um sistema que terá vários módulos, ou seja, uma aplicação que unifica várias outras utilizando um sistema de controle de acesso(ACL). Por enquanto já tenho 5 módulos, mas outros ainda serão desenvolvidos. E por enquanto tenho 35 tabelas. Alguns módulos poderão ter várias tabelas e outros muito poucas.

E queria saber qual a melhor maneira de estar trabalhando com o Banco de Dados nesse caso, em relação a organização do desenvolvimento e também a questão de politica de backup, desempenho do banco, segurança, etc.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Luiz.

Isso me lembra a estrutura do banco de dados utilizado pela linha RM da TOTVS, uma linha com vários módulos e sistemas que utiliza o mesmo banco de dados "CorporeRM", só que sem separação por schema, as tabelas são identificadas pela primeira letra do nome ex: PFUNC (P = RM Labore, tabela de funcionários), FLAN (F = RM Fluxus, tabela de lançamentos).

É válida a divisão utilizando schemas, inclusive, por ser um sistema só, fica mais organizado quando utiliza apenas uma base de dados. Quanto a performance, você pode criar diferentes filegroups e data files, um para cada módulo/schema e dividir suas tabelas entre eles, já a segurança, você pode criar um usuário por modulo e atribuir permissão apenas as tabelas utilizadas por ele e o backup será feito da base.

ou pode ter uma base de dados por módulo, assim você separa também os riscos, caso ocorra algum problema com um módulo, você pode voltar apenas o backup de sua respectiva base, sem interferência no funcionamento e sem possíveis perdas de dados dos demais módulos é até mais seguro e mais fácil de gerenciar as permissões, porém, se seu sistema tiver 20 módulos, você terá 20 bancos pra organizar a manutenção, fazer backups e etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.