Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabiana Bacon

Como hospedar e criar um site do zero

Recommended Posts

Olá Mestres!

 

Não sei em qual tópico deixar essa dúvida, então resolvi deixar aqui. Ao moderador gostaria que se sentisse a vontade para remover esse tópico para o lugar certo.

 

Já programei em 2012 durante 4 meses com PHP (trabalho era manutenção num sistema INTRANET), mas atualmente sou da área de SAP e estou com muitas dúvidas pois sempre trabalhei em empresas que me deram ambiente pronto para desenvolver.

 

Esse é o justamente o meu problema: como criar um ambiente de desenvolvimento do zero?

 

Quero criar um site com banco de dados mysql para a internet (não quero INTRANET). Então tenho várias perguntas, desculpe-me se várias delas parecerem coisa de amador:

 

1- Como eu faço para ter um domínio meu? Eu pagarei somente o nome do site ou tenho algum armazenamento para o site?

2- Como faço para que o domínio/nuvem que eu contratar saiba que estou programando em php/mysql?

3- Qual a melhor forma de eu gerenciar versionamento para o meu desenvolvimento? GITHUB é uma boa?

4- Qual uma maneira direta e fácil de subir os arquivos que estou desenvolviendo em minha máquina para o meu domínio?

5- Minha arquitetura deverá estar igual ao domínio do site? (Exemplo: se eu usar Apache + PHP + MYSQL, o servidor onde hospedarei deverá ser exatamente igual? Como eu sei que o servidor aguenta a mesma arquitetura?)

6- Eu tenho que instalar algum software no servidor? (Exemplo: para eu hospedar páginas PHP e meu banco de dados, eu tenho que instalar Apache e MySQL no servidor que eu contratar?)

7- É fácil fazer a ligação do PHP com o MYSQL? Existe alguma configuração manual difícil de lidar?

 

Agradeço muito quem puder me dar uma luz, pois eu conheço somente as linguagens que usarei para o desenvolvimento de meu site. Não sei como montar o ambiente para eu sair do "zero". Muito menos não conheço serviços de armazenamento e registro de domínios.

 

Abraços Mestres!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Mestres!

Olá, discípula! :)

 

1- Como eu faço para ter um domínio meu? Eu pagarei somente o nome do site ou tenho algum armazenamento para o site?

Você pode registrar manualmente pelo http://registro.br.

Empresas como UOL Host, Locaweb e afins podem registrar pra você, além de fornecer hospedagem. Mas eu optaria por registrar manualmente. Você tem mais controle sobre isso.

 

Domínio é só o nome (seusite.com). Você precisa também contratar hospedagem, para armazenar os arquivos no servidor.

 

 

2- Como faço para que o domínio/nuvem que eu contratar saiba que estou programando em php/mysql?

É o oposto: você tem que procurar um servidor que suporte PHP e MySQL

 

3- Qual a melhor forma de eu gerenciar versionamento para o meu desenvolvimento? GITHUB é uma boa?

Git Git Git!

Tem o GitHub e o BitBucket, que também suporta Git e tem opção de criar repositórios fechados gratuitamente.

 

 

4- Qual uma maneira direta e fácil de subir os arquivos que estou desenvolviendo em minha máquina para o meu domínio?

Git Git Git!

Se você tiver acesso SSH ao servidor, pode um clone do repositório git no servidor. Bem mais prático que enviar arquivos por FTP

 

 

5- Minha arquitetura deverá estar igual ao domínio do site? (Exemplo: se eu usar Apache + PHP + MYSQL, o servidor onde hospedarei deverá ser exatamente igual? Como eu sei que o servidor aguenta a mesma arquitetura?)

O ideal é que seja igual ao do servidor, para evitar problemas ao enviar o sistema para produção.

 

6- Eu tenho que instalar algum software no servidor? (Exemplo: para eu hospedar páginas PHP e meu banco de dados, eu tenho que instalar Apache e MySQL no servidor que eu contratar?)

Se você contratar uma empresa de hospedagem, ela já terá isso instalado. Se contratar um VPS, por exemplo, você terá uma máquina limpa, onde precisará instalar e configurar tudo manualmente.

 

 

7- É fácil fazer a ligação do PHP com o MYSQL? Existe alguma configuração manual difícil de lidar?

Sim, super simples.

Recomendo usar a classe PDO, nativa do PHP.

 

:thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá basta contratar uma hospedagem Linux que por padrão todos esses requisitos estarão inclusos.

 

Em todas empresas de hospedagem você já poderá adquirir o domínio e o plano de hospedagem simultaneamente.

 

No site abaixo você pode fazer uma comparação entre as melhores empresas de hospedagem do Brasil.

 

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, discípula! :)

 

Saudações :)

 

Você pode registrar manualmente pelo http://registro.br.

Empresas como UOL Host, Locaweb e afins podem registrar pra você, além de fornecer hospedagem. Mas eu optaria por registrar manualmente. Você tem mais controle sobre isso.

 

Domínio é só o nome (seusite.com). Você precisa também contratar hospedagem, para armazenar os arquivos no servidor.

 

Entendi, fiz o registro nesse site hoje. :)

 

 

É o oposto: você tem que procurar um servidor que suporte PHP e MySQL

 

Vi no post do Magno Barbosa e gostei bastante do Hosgator. Ainda tenho dúvidas. :S Eu contrato o HostGator e consigo colocar o domínio que eu registrei para abrir o site quando digitarem o endereço de meu site?

 

Git Git Git!

Tem o GitHub e o BitBucket, que também suporta Git e tem opção de criar repositórios fechados gratuitamente.

 

Sobre o GIT, pesquisarei no FDS sobre isso, quero ter mais amadurecimento. :)

 

O ideal é que seja igual ao do servidor, para evitar problemas ao enviar o sistema para produção.

 

Você recomenda alguma IDE? Eu já trabalhei com NetBeans.

 

Se você contratar uma empresa de hospedagem, ela já terá isso instalado. Se contratar um VPS, por exemplo, você terá uma máquina limpa, onde precisará instalar e configurar tudo manualmente.

 

Ah... Acho que agora estou começando a entender. :)

Para enviar arquivos no servidor, eles me darão alguma configuração FTP? Como farei para subir isso se eu usar o GIT por exemplo? (ops, acho que o do GIT não precisa responder ainda, vou estudar isso esse FDS :D )

 

 

Sim, super simples.

Recomendo usar a classe PDO, nativa do PHP.

 

Eu era estagiária quando trabalhei com PHP, fazia manutenções. Mas irei dar uma olhada nessa classe PDO!

 

:thumbsup:

 

Muito obrigada pela ajuda! Desculpa, não sei ainda usar o recurso de multicitação! xD

 

 

 

Olá basta contratar uma hospedagem Linux que por padrão todos esses requisitos estarão inclusos.

 

Em todas empresas de hospedagem você já poderá adquirir o domínio e o plano de hospedagem simultaneamente.

 

No site abaixo você pode fazer uma comparação entre as melhores empresas de hospedagem do Brasil.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Olá magno!

 

Dei olhada nesse link que vc deixou. Gostei bastante do Hostgator!

 

É possível criar e-commerce utilizando as ferramentas disponibilizadas nele de maneira fácil e rápida? (tipo, eu não preciso criar o e-commerce do zero)

 

Obrigada pela resposta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Magno, legal isso aí!

Não entendo isso de falar "selecionar o script e mandar instalar".

O que seria isso? Está abstrato para mim. Desculpe. :(

 

Isso seria, tipo, instalar uns arquivos de paginas web que tem a configuração? Eu abro essas páginas e consigo acessar, por exemplo: cadastro, administração e ir adicionando os produtos e categorias? Mais ou menos isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabiana, dentro do seu painel de controle Cpanel, você terá um aplicativo chamado Fantástico ou Quickinstall, dentro dele existe uma gama muito grande de aplicativos, basta que selecionar qual deseja e mandar instalar, depois de instalado você poderá acessar as configurações do e-commerce.

 

Para entender como funciona o painel clique aqui e acesse uma versão demo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o FTP, sim, as empresas de hospedagem sempre dão acesso FTP. Se você tiver acesso SSH e souber o básico de comandos Linux, poderá usar o git para sincronizar os arquivos, em vez de FTP, que é mais lento e menos confiável que o Git (que usa rsync e SSH).

 

Sobre o uso do Git, tenho um post no meu blog:

http://rberaldo.com.br/git-controlando-versao-de-seus-programas/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.