Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

carvalhobruno

Aprendendo Javascript/jQuery

Recommended Posts

Pessoal, estou iniciando meus estudos em front-end, na verdade na programação em geral. Tenho uma ótima noção de oop pois desde o inicio estudei javascript e depois me dediquei ao Java. Por tanto, conheço (tenho BOA compreenssão) do JAVASCRIPT os quesitos mais básicos, como variáveis, operadores, controles de laço e de fluxo, arrays, objetos, funções, etc. Minha intenção é ser um front-ender pleno, ou seja, nada de cópia de código dos outros, nem nada disso. Gosto de estudar e modéstia a parte tenho capacidade para tal, só me falta mesmo um norte para que eu possa me dedicar a coisa certa (iniciarei Análise e Desenvolvimento de SIstemas ano que vem). Por isso a pergunta:

Dadas minhas condições, e vossa experiência, eu devo estudar o Javascript "puro"? Por exemplo, penso em comprar o indicado livro "Javascript - Guia do Programador". Sumário: http://novatec.com.br/livros/javascriptguia/sumario9788575222485.pdf.%C2'> Porém sei que o mesmo foca e se aprofunda em aspectos do Javascript em sua essência. Obs: independente da resposta, sei que ter e ler o mesmo será de suma importância em minha formação.

Por que pergunto isso? Gosto bastante de ler, e como meu inglês ajuda, tenho acesso a muito material bom sobre JS, e li uma passagem que achei muito interessante em algum lugar, não me lembro agora. Dizia mais ou menos que a maior "fraqueza" da linguagem é o que está garantindo a sua permanência e ascensão pernanente como linguagem consolidada e respeitada: a sua "mutatibilidade", se é que essa palavra existe. Ou seja, a possibilidade de transformar o modo com o qual lidamos com o Javascript, por meio de bibliotecas e frameworks é o que faz dessa linguagem o que ela é hoje.

É muito dificil não se deixar convencer, por mais "dinossauro" que se possa ser, que usar o jQuery não torna grande parte do trabalho mais rápido e prático. Por tanto gostaria que vocês me dessem uma luz: Pra alguém iniciando como eu, e com minhas pretensões, no que mais vale investir meu tempo agora? Em estudar TODA a linguagem Javascript pura, ou já dar um enfoque a utilização de jQuery e outros frameworks, caindo de cabeça em suas documentações e tudo mais ?
Além disso, quais vocês pessoalmente me recomendam e por que? Por exemplo, apesar de nunca ter dado uma olhada mesmo, até porque tenho muito pouca noção do que se pode fazer com o js puro, com o jquery, com outros recursos, ouvi bem do AngularJS, até porque pouca coisa que veio do google não veio pra ficar, não é mesmo? hehe

Enfim, essa tá sendo minha primeira pergunta no fórum, de muitas que virão. E é um prazer fazer parte dessa comunidade :) Espero obter respostas que me ajudem :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu estou mais ou menos no mesmo caminho que você, só que no meu caso eu estudei bastante(ainda estou) javascript puro e depois parti para bibliotecas e frameworks...

Eu ja cheguei a pedir uma linha de estudos aqui no forum e o william bruno me disse para tentar criar componentes web com js, eu tenho bastante coisa no meu github só de estudos vou deixar aqui pra você ver caso queira.

Eu comecei com isso, tentando capturar informações do documento e fazendo alguns exercícios simples que ja vi em outras linguagens: https://github.com/dougjuliao/Funcoes-interessantes-javascript/blob/master/js-geral.js

Depois parti para a criação de uma calculadora: https://github.com/dougjuliao/Calculadora-javascript (que me ajudou bastante).

Eu tento sempre criar desafios para eu mesmo.

Em seguida fiz esse slideshow(eu acabei adicionando um pouco de css):https://github.com/dougjuliao/Slideshow-pure-javascript

Agora estou começando a estudar o AngularJs, mas eu aconselho você a fazer isso, tente resolver problemas ou crie os seus próprios desafios(pessa para alguém sei la :) ), isso irá ajudar bastante a sua visão nos problemas do dia a dia na web, pelo menos esses estudos estão me ajudando um bocado no meu trabalho e o melhor a gente se diverte :D.

Sobre o livro do Maujor - eu tenho ele e é muito bom ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo @carvalhobruno,

Cara, sempre sempre estude a linguagem.

Nem é tão grande assim, e vai te dar base para usar qualquer outra lib que vc escolha usar.

jQuery e Angular possuem aplicações diferentes, e nem sempre vc vai trocar um pelo outro.

Então, eu te indico

-> Estude js puro

-> Veja sobre jQuery

-> Leia sobre Angular, Backbone e Ember

Terminado isso, leia também sobre NodeJS (javascript no servidor)

E aqui, um mundo novo irá se abrir, pois continuando no mundo frontend, virão ferramentas como:

-> Grunt

-> JSHint

..

Todas escritas em NodeJS.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu estou mais ou menos no mesmo caminho que você, só que no meu caso eu estudei bastante(ainda estou) javascript puro e depois parti para bibliotecas e frameworks...

Eu ja cheguei a pedir uma linha de estudos aqui no forum e o william bruno me disse para tentar criar componentes web com js, eu tenho bastante coisa no meu github só de estudos vou deixar aqui pra você ver caso queira.

Eu comecei com isso, tentando capturar informações do documento e fazendo alguns exercícios simples que ja vi em outras linguagens: https://github.com/dougjuliao/Funcoes-interessantes-javascript/blob/master/js-geral.js

Depois parti para a criação de uma calculadora: https://github.com/dougjuliao/Calculadora-javascript (que me ajudou bastante).

Eu tento sempre criar desafios para eu mesmo.

Em seguida fiz esse slideshow(eu acabei adicionando um pouco de css):https://github.com/dougjuliao/Slideshow-pure-javascript

Agora estou começando a estudar o AngularJs, mas eu aconselho você a fazer isso, tente resolver problemas ou crie os seus próprios desafios(pessa para alguém sei la :) ), isso irá ajudar bastante a sua visão nos problemas do dia a dia na web, pelo menos esses estudos estão me ajudando um bocado no meu trabalho e o melhor a gente se diverte :D.

Sobre o livro do Maujor - eu tenho ele e é muito bom ;)

Cara vou dar uma olhada no seu GitHub todo! ahuhauhsuahsua E eu sempre me desafio a solucionar problemas pertinentes, desde meus estudos de Java, e creio que seja um ótimo método, pois gera ótimos frutos.

Quanto ao primeiro link, dos scripts interessantes, você não concorda comigo que, entendendo a lógica, não há problema em simplificar a sintaxe e o código com jQuery? ( Não é uma pergunta retórica, se não concorda, me diga o porquê rsrs).

Bem vindo @carvalhobruno,

Cara, sempre sempre estude a linguagem.

Nem é tão grande assim, e vai te dar base para usar qualquer outra lib que você escolha usar.

jQuery e Angular possuem aplicações diferentes, e nem sempre você vai trocar um pelo outro.

Então, eu te indico

-> Estude js puro

-> Veja sobre jQuery

-> Leia sobre Angular, Backbone e Ember

Terminado isso, leia também sobre NodeJS (javascript no servidor)

E aqui, um mundo novo irá se abrir, pois continuando no mundo frontend, virão ferramentas como:

-> Grunt

-> JSHint

..

Todas escritas em NodeJS.

Obrigado pelas dicas, ajudou a dar uma noção do que posso fazer, em relação ao "-> Estude js puro", o quanto devo me aprofundar ? Sei que nunca nenhum conhecimento é perdido, mas por hora, vale a pena eu comer o livro do Maujor, por exemplo?

___________________________________________________________________________________________

@geral Necessariamente, pra eu treinar as funções do Javascript, fora interações em prompt como os apresentados no codecademy, por exemplo, e algumas outras exceções, eu vou depender de uma estrutura em html e css né? Porque eu tenho um bom conhecimento em html (semântica, html responsivo, seo, etc) mas tenho alguma dificuldade quando se trata de aplicar o posicionamento em css, há algum modo de contornar esse problema dando enfoque mesmo realmente ao javascript? Eu sei que qualquer front-end tem que ter uma boa noção de html e css, e eu tenho esse bom entendimento de como tudo funciona, o que me recomendam?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao primeiro link, dos scripts interessantes, você não concorda comigo que, entendendo a lógica, não há problema em simplificar a sintaxe e o código com jQuery? ( Não é uma pergunta retórica, se não concorda, me diga o porquê rsrs).

Sim eu concordo, não há problema rsrsrs... mas eu gosto de entender meio que a raiz do código, claro que em um projeto eu não irei re inventar a roda, mas para aprendizado o mais fundo que eu for melhor, pelo menos essa é a minha opinião haha :).

Cara o foco vai ter que partir de você, eu no caso quero ser um grande desenvolvedor front end com foco em javascript, mas eu acho interessante você ler sobre front no geral(html,css,js,bibliotecas,frameworks,design responsivo e a por ai vai...), mas se você é tipo eu que curte muito o js, aproveite a leitura desse livro e faça seus exercícios, é muito bom e divertido é só isso "Estude bastante". :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, vocês ajudaram bastante com as respostas. Aproveitando para finalizar a discussão, vale iniciar o seguinte curso (não falarei de qual escola, porém é de uma das melhores conceituadas)? Conteúdo:

• Linguagem JavaScript em detalhes;
  • Orientação a objetos, modularização e organização de código;
  • Uso do jQuery e plugins avançados;
  • Construção de plugins jQuery para reaproveitamento;
  • Sites adaptados pra mobile, com suporte a eventos touch;
  • Páginas dinâmicas com AJAX;
  • Uso de MVC com AngularJS;
  • Build e otimização com Grunt.js;
  • Curso de JavaScript completo pra você dominar a programação JS.

Custo: 1.8k porém em 12x sem juros, ainda ganho um curso online em uma ótima escola online, e um e-book hehe. E começo com as turmas desse sábado :p

Quanto ao valor, é alto, vou sofrer pra pagar as parcelas com o atual orçamento, mas também não vou deixar de comer se assumir a dívida.

Eu sei que não vou sair dominando a linguagem como eles dizem, mas sei também que vai ser muito útil, tanto em questão de aprendizagem quanto de certificação, e que só depende de mim o retorno do investimento.

Porém pra mim, que sou "de fora", fica dificil equacionar mais racionalmente o custo/beneficio/pertinência/necessidade desse alto investimento curso. Poderiam me dar seus palpites?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.