Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

amedeiros

Formularios

Recommended Posts

Boa tarde, sou iniciante no Deplhi

Estou criando um controle de estoque.
Como necessidade preciso criar um formulario para solicitação de Produtos.
Minha ideia é um formulario com um cabeçalho e uma identificação de ordenação e uma tabela vinculada a esse cabeçalho onde possa identificar os itens/ produtos / solicitante/ quat desejada....
Por fim um comando para imprimir os dados desse formulario.

Podem me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, primeiramente seja bem vindo!

 

Será um enorme prazer poder lhe ajudar, no entanto seria interessante você começar desenvolvendo seu projeto e ir postando suas dúvidas para que possamos ajudá-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção.

Então, eu já ate iniciei. Estou tentando usar o mesmo raciocínio que utilizava com Access, criando um formulario e um subformulario vinculado a ele, porém não consigo fazer a correlação entre eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

 

Estou compartilhando um exemplo de como as coisas funcionam por aqui. [ Download ]

 

Baixe o arquivo em sua máquina, abra o arquivo do projeto MainForm.dpr e compile o exemplo. Estude o exemplo que você vai compreender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado


Imagino que terei que criar outra tabela com os itens da requisição, porém não sei como vincular os itens da tabela requisição com o código da tabela principal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo.....Vc teria que ter uma tabela que gerasse por exemplo o "Código do pedido"...Ai na tabela "requisição" vc grava o código gerado da tabela "Código do pedido" junto com os item que seriam os produtos....

Então a tabela requisição teria um campo a mais que seria o "Numero do pedido" que foi gerado pela primeira tabela...

Ai já teria como vincular.....seria uma alternativa....eu acho ...rsrsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Amedeiros, a idéia do Adriano seria a resposta a sua pergunta. No entanto, não vejo a necessidade ter uma tabela para armazenar os "sequenciais" que seriam utilizados por ambas as tabelas. Isso pode ser feito de forma simplificada pelo próprio banco de dados, por meio de trigger/stored procedures.

 

Em tese, a chave primaria da tabela "mãe" entraria como sendo a chave estrangeira na tabela "filha".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Adriano, então ate consegui vincular a tabela de pedidos a tabela de requisição.

porém quando inicio a inserir os itens na tabela de pedidos geram duas situações:

1-Se eu inserir um segundo registro na tabela diferente da código único da tabela requisição os dados

referente a esse item passa a ser mostrado no registro correspondente ou seja, o item 2 da planilha passa a ser apresentado no registro da requisição numero 2.

2-Se eu tentar numerar o item 2 da tabela pedido para 1 ele apresenta um erro informando que já existe uma chave com esse registro.

Eu acho que estou quase la mais, ta faltando algo, se puderem me ajudar.

Boa noite Eisenheim!

Como falei no post sou iniciante, gostaria de saber mais sobre esse procedimento "trigger/stored procedures." como poderia aplicar. Tenho duas tabelas uma RM e outra pedidos, na RM tenho cod_rm (como chave primária), requisitante, data, aplicacao, centro de custo. Na tabela pedidos os campos ped_código (como chave primária), item,descricao, unid, qtd.solicitada.

Com esse cenário como poderia aplicar esse procedimento.

obs. As tabelas foram criadas via sql através do IbConsole.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

 

Você não teria nenhuma conta em um dos serviços abaixo:

 

- Dropbox

- Google Drive

- Copy

- Box

- OneDrive

 

Caso não tenha, seria interessante criar. Ambos lhe oferem espaço para guardar seus arquivos pessoais, independente do que for e lhe dá a opção de poder compartilhar os mesmos arquivos se for de sua vontade.

 

Suba os arquivos do seu projeto compactados com o tipo zip/rar para sua conta, com exceção de:

 

- Arquivo executável;

- Arquivo temporário/backup que o delphi costuma criar;

- Diretório Win32 (para as versões superiores a Delphi 7);

 

Ai você compartilha apenas o "link" do seu arquivo zipado e coloca como uma mensagem aqui para que assim possamos tentar lhe ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

 

Analisei o form de requisição de materiais, e eu lhe diria o seguinte:

 

Eu particularmente não gosto de realizar as operações de inclusão/alteração/exclusão usando o dbnavigator, Só uso mesmo o navigator para as opções de navegação nos registros, isso quando necessário.

 

Estou disponibilizando um protótipo de tela com a maneira que seria a mais fácil de se trabalhar. [ Download ]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Eisenheim,

 

Achei bem interessante o modelo que disponibilizou, porém ainda assim não consegui fazer com que um registro possa ser relacionado a vários itens da tabela de pedidos que é o que eu preciso fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigos........Então amedeiros ...Qual o banco de dados que vc está usando ?

Procure sobre chave estrangeira...como o nosso amigo Eisenheim disse ...

O que eu tinha escrito mais acima seria o que vc me pediu....vê ai se consegue,ou senão da um HELP que a gente tenta..rsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Amedeiros, a idéia seria semelhante ao seguinte:

 

Quando você pressionar o botão que faz a inclusão da sua requisição de materiais, ao lançar os dados principais da sua RM, quando pressionar o botão para lançar o item, no evento OnNewRecord da sua Table/Query de itens, você passaria o código da RM da sua tabela principal para o código da RM que fica nos itens, algo semelhante a isso:

TbRM_Item.FieldByName('cod_rm').AsString := TbRM.FieldByName('cod_rm').AsString;

Dessa maneira, os itens serão vinculados ao código da tabela RM que nesse caso seria a "mãe", e os itens os "filhos".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano,

Criei minhas tabelas via sql através do IBConsole.

A Estrutura do meu formulario contempla alguns DBEdit que armazenam as informações da Tabela RM com a chave primaria o RM que seria o registro. E um DBGrid ligado a tabela de Pedidos onde nela tenho: Codigo do pedido, esse teria que se relacionar com o registro RM da tabela RM, item de pedido, descrição....

Porém toda vez que acrescento um novo item no dbgrid ele gera um erro pois não consigo fazer com que o codigo do pedido fique igual ao registro da RM, so para o 1 item da tabela.

 

O Item 2 ja aparece para o registro 2 da RM e assim consecutivamente.

 

Já o codigo que o Eisenheim informou não consigo utilizar, quando vou rodar o programa da um erro de compilação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ola amigos....Boa noite...
amedeiros ...Baixei o seu Projeto aki.....
Ao meu modo de ver tem muita coisa que o proprio banco de dados podia fazer,aki precisei fazer uma modificação no banco para que na tabela PEDIDOS a "chave primaria" gerasse sozinha.
Aqui em casa eu uso o ibexpert acho mais fácil pra mim.......
Voltando ao delphi que é a parte do fórum onde estamos..rsrsrs...
Usando a ideia(com todo o respeito) do amigo Eisenheim, seria você colocar na TBL_Pedidos-> OnNewRecord
tbl_pedidosPED_ITEM.Value := Inttostr(tbl_rmRM_CODIGO.Value);

Aki você vai "linkar" o pedido ao cliente por este campo...acho que é isso que você queria.

E Tb na TBL_Pedidos ->MasterFields_>Tirar o que você colocou e add um novo...que seria:
PED_ITEM -> RM_CODIGO

Ainda na TBL_PEDIDO NO CAMPO PED_CODIGO->Required->false.

 

E troquei o Datasource do Dbnavigator para a TBL_Pedido...

Acho que é só isso...
Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos!

 

Adriano, excelente amigo! Fico feliz em poder contar contigo para ajudarmos não só ao amigo amedeiros como os demais.

 

Amedeiros, tome como exemplo a explicação que o Adriano lhe enviou, é exatamente o conceito de que precisa para conseguir obter algum resultado em seu projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!, Obrigado pela ajuda dos amigos.

 

Acho que estou quase la. Então, ja consegui que a planilha de pedidos aceitasse mais de um item, deu certo adriano o campo Pedido item recebe automaticamente o Item RM porem, o que notei foi que o item Cod_ped da tabela pedido so aceita numeros diferentes dos numeros dos registros criados ou seja.

 

Se eu tiver 3 regisitros de RM sequenciais 1,2,3

A Planilha de pedidos da RM 1 não pode conter os item 2 e 3 pois apresenta o seguinte erro:

 

Project Estoque.exe raised exceptio class EIBInterBaseError with message 'violation od PRIMARY or UNIQUE constraint "`PEDIDO_PK" on table "PEDIDO". Process stopped. Use Step or Run to continue

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.