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Willian M R

TCC - Desenvolvimento de Game

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Olá Tudo bem?

 

Eu sou Willian, e estou cursando Ciência da Computação, estou no 3º Ano e quero apartir de já me aprofundar sobre criação de game, apesar de eu ser web master e gostar muito da área que eu trabalho, eu quero dar um passo a criação de games...

 

Eu vi vários tópicos perguntando quase a mesma informação que eu estou perguntando aqui, muito conteudos interesantes...

 

A questão é que eu quero algo mais teórico por enquanto.

 

Minha pergunta é, o que eu devo saber sobre a produção de um game, qual a base que eu tenho que ter, algum livro que eu deva ler? eu sei que tem livros sobre isso principalmente em inglês, mais alguém tem alguma recomendação de livro...?

 

Obrigado.

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Tudo bom William M R?

 

Então vamos lá...

 

O que eu devo saber sobre a produção de um game?

- Para produzir um game é preciso envolver conhecimentos de diferentes áreas, a qual não é nada fácil se profissionalizar em todas. Mas a base está realmente na programação; se você pretende utilizar uma Engine recomendo a Unity 3D, pois é a mais atual e está com Suporte a todo vapor...

 

Conhecimento para produção de um game:

 

Arte 2D ou 3D

Animação

Texturização ou Pintura Digital

Programação

Sonoplastia

Roteiro

Arquitetura e Design

Game Design

Administração e Marketing (Em caso de venda ou divulgação).

 

O mínimo de base que você tem que ter para produzir um Game completo é saber: Programar, Desenhar(incluindo animação) e Ideia central do jogo (isto é, colocar no papel toda jogabilidade ou forma que o jogo vai ocorrer).

 

Programas para ser especializar:

 

Arte 2D Pixel Art - recomendo o Piskel App (tem Online e Offline) http://piskelapp.com/

Arte 2D - Photoshop ou Adobe illustrator ou Adobe Flash.

Arte 3D ou Modelagem - Blender

Engine - Unity 3D ou Game Maker

Sonoplasta - Você pode pegar pronto por aqui https://www.freesound.org/ , ou criar por esse programa http://ludumdare.com/compo/2009/12/11/need-quick-music/

 

A linguagem utilizada na Unity 3D é Csharp ou JavaScript; no Game Maker é o GML. (Possuem bibliotecas próprias).

 

Livros de programação para jogos, tu irá encontrar a maioria em C++, que é a linguagem mais utilizada pelas grandes empresas, porém ela tem que ser bem mais trabalhada, e exige mais especificação.

 

Engines ou Bibliotecas que usam C++ em jogos:

 

Ogre3D

Torque2D

Angel 2D

Allegro

Oxygine

 

 

Livro:

Um livros que já vi pessoal recomendando é esse aqui: http://blog.gamedeveloper.com.br/wp-content/uploads/2009/08/livro_desenv_jogos_eletronicos.jpg

 

Porém, o mesmo é em C++

 

 

Também há possibilidade de criar jogos com Html + JavaScript, Pygame, Lua (linguagem brasileira, bastante utilizada pra jogos), ActionScript 3.0 - Adobe Flash , Delphi + OpenGl + GLscene, Infinito... lol

 

Recomendo que faça um jogo simples que tenha um finalidade, não tente ir de primeira criar um MMORPG, comece com algo mais básico e game 2D.

Bom é isso, espero ter ajudado, e até mais

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Tudo Bem.

 

Muito Obrigado @Renalol

 

Sobre a Engine a Unreal Engine 4 que ficou free não compensa para novatos?, não acredito que vou ter muitos problemas para aprender C++, uma vez que eu sei programar em C, e também sei a Orientação a Objetos, porque eu estou estudando Java na Faculdade.

 

no mais Muito Obrigado mesmo.

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Tudo Bem.

 

Muito Obrigado @Renalol

 

Sobre a Engine a Unreal Engine 4 que ficou free não compensa para novatos?, não acredito que vou ter muitos problemas para aprender C++, uma vez que eu sei programar em C, e também sei a Orientação a Objetos, porque eu estou estudando Java na Faculdade.

 

no mais Muito Obrigado mesmo.

 

Bom, não posso falar nada da Unreal Engine 4, pois ela foi lançada recentemente, e nem tive oportunidade de testar, mas se você já tiver base na UDK 3, acredito que tu não irá ter problemas...

O problema é se no caso você NUNCA fez se quer um Game 2D simples, e querer mexer em uma Engine 3D profissional (Jogos como: Gears Of War, All Zombies Must Die!, Army Of Two, Batman: Arkham City, etc) pode trazer (e vai trazer) muitas complicações e frustrações...

E também tu precisa-ra ter uma base foda nas Modelagens 3D, a não se você usar os próprios modelos padrões da UDK. Para modelos na UDK recomendo o Zbrush (para gráficos realistas)...

 

Na minha opinião, se quiser fazer jogos na UDK, tu tem que ter uma equipe bem disposta, e que saiba o que faz...

Mas mesmo assim recomendo (caso nunca criou nenhum game), comece com jogos simples, é igual quando você aprendeu a programar, comece do básico e vai avançando...

 

Caso resolver fazer um game 2D, esqueci de recomendar o Spriter ou Spine para animação, é bem profissional e fácil de usar, se tiver problemas em criação de gráficos 2D, você pode criar jogos que Reutilize o mesmo gráfico o tempo todo.

Exemplos:

-Games Match 3 (https://dl.dropboxusercontent.com/u/55578273/Unity3d/demo_3match/demo_3match.html)

-Flappy Bird

-Puzzle Cannon

-Infinite Run (

)

 

Jogos Estratégicos:

 

-Tower Defenser

-RTS (https://www.youtube.com/watch?v=aJTV3aVajAw)

 

Jogos com História:

 

-Point And Click (

)

-Quiz com escolhas.

 

Jogos em geral:

 

Top Down Shooter (https://www.youtube.com/watch?v=fxtsUqPJQ00)

Plataforma

Plataforma com elementos Stealth (http://www.clickjogos.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Prison-Bust-Out/)

Isométrico por turno (

)

 

e muitos outros... Espero ter ajudado, até mais.

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