Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AndersonWS

Salvar busca vinda de um post no banco de dados para nova consulta

Recommended Posts

É meu primeiro tópico por isso não me levem a mal se postei no local errado ou se não estou sendo claro pois comecei a programar a pouco também.

Vamos a questão:

Tenho um sisteminha onde tem um cadastro.
Posteriormente o usuário faz uma busca com determinados filtros que resulta numa listagem com "n" resultados desta pesquisa.

Até ai tudo bem.

Minha dúvida agora é saber como salvar essa pesquisa?

Tipo assim: listaPesquisasRealisadas.php
- pesquisa 1
- pesquisa 2

etc...

Lembrando que o objetivo de fazer isso é que existe muitos campos/filtros e outros usuários precisam acessas posteriormente estes mesmos filtros por isso da necessidade de salvar.

Por exemplo:

Pesquisa por usuário de ID 1 a 100, moradores de São Paulo, maiores de 18 anos.

Como salvar esta pesquisa pra que o cara posteriormente não precise refazer a pesquisa mas ele possa "clicar" em um link e esta pesquisa seja refeita?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade, como serão seus métodos de busca? Ex: em uma tabela com dados de moradores, liste apenas os moradores que são de São Paulo. Se for mais ou menos assim, um select do html resolve...

pode explicar melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade, como serão seus métodos de busca? Ex: em uma tabela com dados de moradores, liste apenas os moradores que são de São Paulo. Se for mais ou menos assim, um select do html resolve...

pode explicar melhor?

O metodo de busca seria através de campos como esse:

<input type="text" name="min" value="<? echo $min; ?>" /> 

usando method="post".

O resultado é uma listagem numa tabela sim.

Eu queria salvar essa busca pra outro usuario poder ter a mesma informação já que ele precisa ter o mesmo relatório entende?

Na verdade o que eu preciso salvar é o mesmo relatório que é gerado por essa busca, pois um usuario gera o relatório e outro edita e aprova entende?

Grato.

um select do html resolve...

Como seria?

Pode me dar um ex.?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,para trabalhar com relatórios, primeiro vc precisa definir quais os possíveis relatórios serão desejados. Ex:

Em um banco de dados que possuo, com informações sobre as disciplinas ofertadas a cada curso, quem ministriou e em qual curso foi ministrado, posso extrair alguns relarórios, como por exemplo:

quais disciplinas o professor X ja ministrou;

em quais cursos determinado professor ja deu aulas;

quantas vezes tal disciplina ja foi ministrada;

...

Para isso, eu jogo o usuário (que precisa desses dados) para uma página que contem essas opções, exemplo:

o usuário deseja saber quais disciplinas determinado professor ja ministrou. Ele acessa os relatórios, seleciona uma opção disciplinas por professor (por exemplo) e o banco retorna essa informação, por meio de uma consulta simples.

Pode ser apenas o nome da disciplina:

select nomeDisciplina from turma group by nomeDisciplina where idProfessor = $MinhaVariavel;
Existem diversos formulários a serem gerados em uma disciplina. Deve saber o que quer antes de criar :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim amigo rnu.silva, essa consulta eu sei fazer e inclusive já fiz.
Eu entendi tua colocação, porém não é essa a questão.

O que eu quero salvar é o resultado da busca.

Por ex.: Se o cara buscar quantos moram em São Paulo e tem entre 20 e 30 anos.
Esse resultado dessa busca que eu quero salvar no banco de dados.

Não tem como eu saber qual a busca pois eles tem muitos itens (mais de 70 campos) e eles podem fazer diversas combinações.

Compartilhar este post

Link para o post

os itens a que vc se refere são colunas da sua tabela? se forem, pq a necessidade de tantas colunas? não seria certo salvar o resultado de uma consulta, uma vez que os dados são extraidos do proprio banco. O mais adequado seria salvar apenas as querys para consultas, como o exemplo que eu citei. Sobre o exemplo que voce citou, o que pode fazer é gerar um pdf após a consulta ser realizada. Para isto, pode dar uma olhada neste artigo http://imasters.com.br/artigo/2859/mysql/gerando-um-pdf-atraves-de-uma-consulta-ao-mysql/

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isso que quero fazer, salvar os dados da consulta.

Toda a vez que o cara fizer uma busca que essa consulta possa ser salva de modo que o mesmo relatório possa ser obtido depois para a mesma consulta.

Seria mais ou menos como salvar os dados do post.

A lógica que preciso é que ao mesmo tempo que de a busca também a salve.

Eu tenho isso:

while ($linha = mysql_fetch_array($busca)){ ?><table width="100%" border="0" cellpadding="5" cellspacing="0"><tr><td><?php echo $linha['id'] ?></td><td><?php echo $linha['nome'] ?></td><td><?php echo $linha['cidade'] ?></td>

Como eu faço pra além de mostrar o resultado desta busca também salve ela pra ser mostrada pra outro usuário depois?

PDF não serve pois o cara não poderia entrar e editar depois.

Grato.

Amigos a questão é essa.

Eu fiz uma consulta no banco de dados e retornou isso:

while ($linha = mysql_fetch_array($busca))    { ?>    <table width="100%" border="0" cellpadding="5" cellspacing="0">    <tr>    <td><?php echo $linha['id'] ?></td>    <td><?php echo $linha['nome'] ?></td>    <td><?php echo $linha['cidade'] ?></td>

Minha pergunta é se tem uma forma correta que eu possa salvar essa consulta feita?

Digamos que eu consultei:

Pesquisa por usuário de ID 1 a 100, moradores de São Paulo, maiores de 18 anos.

Como salvar isso em uma listagem assim?

Consulta do dia 01/04/15 feita pelo usuario fulano

Consulta do dia 01/04/15 feita pelo usuario ciclano

E ao clicar nessa consulta salva que retorne a mesma consulta anterior feita?

Falha minha, quero salvar a saída.

Minha consulta está aqui:

$busca = mysql_query(" (..)

Salvaria como?

$consulta = $busca;

Aqui minha dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

imagine que fulanfo realizou uma consulta no dia 12/01/2015 e ciclano realizou uma consulta no dia 15/01/2015. além de salvar a data da consulta, sua query deverá conter um range de datas também, pois o banco pode ter sido alterado neste espaço de tempo e uma query sem datas, pode retornar algo diferente hj do que o dia em que as conssultas foram realizadas. Então, cada registro do seu banco deverá conter datas de cadastro, mas ainda assim, caso um item seja alterado apos a consulta, quando eu for visualizar a consulta feita por fulano ou ciclano, os dados poderão ser diferentes. Qual o cenário que criou essa necessidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou entendendo a lógica.
O cenário é que o pessoal tem equipes em vários estados e essa lista de clientes específicos com essas características especificas precisa ser salva para a outra equipe poder seguir acompanhando a pesquisa entende?
Imagine o técnico pesquisar 500 cadastros com um filtro especifico e depois ter que passar por e-mail quais ele estava pesquisando para o cara que está noutro estado?
Por isso pensei em salvar essa pesquisa. Mas ai meio que me perdi na lógica.
Vou continuar tentando e assim que conseguir posto aqui.
Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz algo assim, mas a pesquisa era enviada via GET, ao invés de POST.

Assim, toda vez que a pessoa entrava na URL pesquisas.php?cidade=1&bairro=3, já fazia a busca com aqueles parâmetros preenchidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz algo assim, mas a pesquisa era enviada via GET, ao invés de POST.

Assim, toda vez que a pessoa entrava na URL pesquisas.php?cidade=1&bairro=3, já fazia a busca com aqueles parâmetros preenchidos.

Maykel-ctba é isso que eu quero fazer, só que quem vai ver essa pesquisa quando abrir na url será outro usuário logado.

Ele teria que ver a mesma pesquisa como você diz.

Compartilhar este post

Link para o post

Só fazer como eu disse!

Ao invés de usar post no form, use get.

Quando for recuperar os dados pra montar a consulta, só buscar os parametros que estão na URL.

Hum, boa ideia. Entendi agora Maykel-ctba.

Como estou começando, me reponde uma outra coisa, qual a diferença de usar get e post?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, achei o que eu queria e vou postar aqui.
Na verdade acho que me expressei mal, mas como eu disse, estou começando então não sei exatamente todos os termos corretos.
Usei a ideia do amigo de GET.

Só fazer como eu disse!

Ao invés de usar post no form, use get.

Quando for recuperar os dados pra montar a consulta, só buscar os parametros que estão na URL.

E prosseguindo as pesquisas achei a função que eu queria.

Segue:

$URL = $_SERVER["REQUEST_URI"];
// o codigo acima pega a url completa 

$parametros   = $_SERVER['QUERY_STRING'];
// pega apenas a parte que eu queria, ou seja, o que vem depois da ?

// depois salvei isso numa variavel e sempre que quero tenho a busca salva
$url = "busca_salva.php?".$parametros;

Era isso pessoal, agradeço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.